A importância do descarte correto do lixo doméstico

Capa Importância do descarte correto do lixo doméstico

Todos os dias no Brasil são produzidos cerca de 260 mil toneladas de lixo. Mais da metade dessa quantia são lixos produzidos em residências, ou seja, lixo doméstico. Desse total, apenas 2% são reciclados corretamente em nosso país. O restante é distribuído em lixões a céu aberto e aterros sanitários onde na maioria das vezes, a capacidade máxima já está próxima do limite, ou seja, pouco se importam com a questão do descarte correto do lixo doméstico.

Para deixar a situação ainda mais preocupante, existem algumas cidades onde a coleta seletiva ainda não é realizada e em alguns casos ela é feita, porém as empresas responsáveis armazenam e misturam os tipos de lixo no mesmo local.

Os 5 RsAlguns ambientalistas, dizem que para conseguirmos melhorar essa situação, é necessário seguir a teoria dos 5 R’s, que são 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente. A teoria é fundamentada em: REEDUCAR, REPLANEJAR, REDUZIR, RECICLAR e REUTILIZAR.

  • Reeducar: É manter-se atualizado e espalhar as informações, conscientizando os demais sobre a importância das questões ambientais para todos os cidadãos.
  • Replanejar: É rever todos os nossos hábitos de consumo, gastos e estilo de vida pensando na sustentabilidade.
  • Reduzir: Ao reduzir nossos gastos, estamos contribuindo diretamente com o meio ambiente. Economizando energia, água e matéria-prima, também estamos produzindo menos lixo.
  • Reciclar: Implantando a reciclagem em sua casa e mudando seus hábitos, você estará poupando matéria-prima, energia elétrica, desflorestamentos e outras diversas ações que são prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, sempre opte por produtos e embalagens que são recicláveis.
  • Reutilizar: Desenvolvendo essa cultura, você poderá usar produtos como caixas de papelão e embalagens variadas para construir novos objetos, reutilizando-os de outra forma. Assim, você também estará gerando menos lixo.

Então como descartar o lixo de maneira correta?

Como descartar o lixo maneira correta

O primeiro ponto fundamental é você se preocupar em separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Informe-se em seu bairro, sobre os postos de coleta seletiva, e também sobre os horários de coletas na rua de sua casa.

Se você for levar o lixo até o local de descarte, preste atenção nas cores que são usadas para a separação / identificação.

Cada cor representa um tipo de lixo diferente. São elas: vermelho (plástico), azul (papel), verde (vidro) e amarelo (metal).

Podemos perceber que é de extrema importância separar o lixo doméstico reciclável do lixo orgânico/ comum, e que essa simples ação, apesar de ainda ser pouco realizada no Brasil, faz uma grande diferença no meio ambiente e é a maneira correta de descarte de lixo doméstico.

Evite entupimentos em seu bairro

Evite dentupimentos em seu bairro

Lembre-se que lugar de lixo é no lixo.  Não jogue o lixo orgânico e até mesmo o reciclável nas ruas. Esta prática evita o mau cheiro, sujeira e acúmulo de bichos e insetos, que causam inúmeras doenças para os moradores que estão próximos ao local.

Além disso, exclui a possibilidade de entupimento nos bueiros das ruas, pois com a possibilidade de chuvas, é possível que o lixo seja arrastado para o bueiro, entupindo e causando um enorme transtorno para quem mora próximo ao local.

Lembre-se que unindo a prática da reciclagem com os outros pilares da teoria dos 5 R’s, com certeza teremos um país melhor e com uma economia mais sustentável que irá refletir benefícios em todos os setores.

Caso você tenha algum problema de entupimento causado pelo descarte incorreto de resíduos, conte com a Roto-Rooter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *