A importância do descarte correto do óleo de cozinha

A importância do descarte correto do óleo de cozinha

O óleo é um produto muito usado para preparar diversas refeições saborosas, como por exemplo, batata, bolinhos crocantes e pastéis, porém muitas pessoas desconhecem a importância do descarte correto do óleo de cozinha após a elaboração destas refeições. É claro que a maioria da população tem o hábito de reutilizar o óleo outras vezes, mas vai chegar uma hora que esse produto terá que ser jogado fora e se não for descartado corretamente pode causar danos para o imóvel e também para o meio ambiente. 

Descubra a seguir, quais os problemas que o descarte incorreto do óleo pode causar e quais são as atitudes corretas a serem tomadas na hora de jogar fora o seu óleo caseiro.

Riscos do descarte incorreto do óleo de cozinha

Riscos do descarte incorreto do óleo de cozinhaO óleo de cozinha tem aspecto grosso, impedindo que seja diluído ao se misturar com a água. Ao ser descartado na pia da cozinha ou em ralos da casa, ele pode causar entupimentos, já que vai se acumulando nas paredes das tubulações, formando grandes crostas que impedem a passagem da água.

O resultado disso são entupimentos graves em canos e tubulações, que causam mau cheiro e só poderão ser solucionados com uma limpeza especializada realizada por uma desentupidora. Além disso, nos casos em que o óleo chega até o solo e rios sem ter passado por um tratamento adequado, causam poluição e destruição do meio ambiente.

Ao pesquisar o assunto, temos dados assustadores, já que conforme pesquisa, um único litro de óleo despejado de forma inadequada pode poluir até 25 mil litros de água.

Forma correta para o descarte

Forma correta para o descarteQualquer tipo de óleo não pode ter como destino as pias ou ralos, muito menos as calçadas e bueiros. É importante lembrar que os danos e o transtorno causado por essa atitude indevida são ruins para você e para toda a sociedade.

Assim, quando usar o óleo e chegar o momento de jogar fora, vá acumulando em garrafas PET, assim, o líquido fica bem fechado, evitando vazar pelo ambiente ou entupir encanamentos. Quando acumular certo número de garrafas, procure postos de coleta específicos para óleo de cozinha.

Verifique a disponibilidade na sua cidade de postos de coletas e entregue suas garrafas.  A maioria destes postos troca o seu óleo usado por sabão em pedra que pode ser usado em atividades domésticas. Caso você não seja adepto ao uso deste tipo de sabão, procure vizinhos, amigos ou familiares que usam o sabão em suas rotinas de limpeza, certamente você encontrará uma pessoa interessada.

Utilidades do óleo de cozinha

Utilidades do óleo de cozinhaComo sabemos, o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão caseiro, mas, além disso, ele também tem outras utilidades. O óleo pode ser reaproveitado para vários destinos, como por exemplo:

  • Biodiesel
  • Produção de resina para tintas
  • Aditivo para ração de animais
  • Detergente
  • Massa de vidraceiro
  • Entre outros

Como visto é possível utilizar o óleo de cozinha e reaproveitá-lo de uma maneira eficiente e criativa, de forma que não prejudique o meio ambiente. Pratique a reciclagem e ajude sua casa e o planeta!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *