Água de reuso na agricultura e indústria

Água de reuso na agricultura e nas indústrias

A crise hídrica é um dos assuntos mais preocupantes da atualidade e para enfrentar essa dificuldade está sendo necessário mudar e readaptar alguns hábitos. A agricultura e a indústria são áreas em que o uso da água é primordial em seus processos diários e para driblar essa complicação a utilização da água de reuso na agricultura e indústria é uma excelente alternativa para mediar essa crise.

E o que é a água de reuso?

A água de reuso se refere à água já utilizada, nas residências, indústrias e comércios, que passa por um tratamento, mantendo-se não-potável, mas que pode ser utilizada em processos industriais, na agricultura, limpeza urbana, entre outras finalidades.

Tratamento da água para reuso

Estação de tratamento de água

A quantidade de esgoto cresce aceleradamente, porém o aumento de serviços de coleta não acompanha esse ritmo. No Brasil, diariamente são lançados 10 bilhões de litros de esgoto nos rios, mar, terrenos baldios, o que reflete automaticamente na má qualidade da água, ameaçando a saúde ambiental e populacional.

Apenas 38% do esgoto produzido é tratado e o restante volta para a natureza sem qualquer tratamento. Esse dado reflete em rios extremamente poluídos, como o Tietê que recebe 690 toneladas de esgoto por dia. Por conta disso, o Rio Tietê e o Rio Iguaçu estão na lista dos dez rios mais poluídos do mundo.

Diante desses dados é possível compreender a importância do tratamento da água e especificamente porque o tratamento da água para reuso se torna uma estratégia eficiente para preservar os recursos hídricos. O tratamento da água para reuso passa pelas seguintes etapas de remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa, podendo ocorrer variações no tratamento de acordo com a necessidade de uso da água.

Os processos de tratamento da água para reuso abrangem o controle da carga orgânica residual, sulfetos e retirada da cor, bem como filtragem de lodos existente ainda não processados. O tratamento da água para reuso pode ser feito diretamente na empresa em estruturas criadas para este fim ou em parcerias com Canais de Tratamento de esgoto.

Onde pode ser utilizada a água de reuso

Limpeza de pisos

  • Limpeza de pisos e pátios;
  • Em obras para assentar a poeira;
  • Descarga sanitária;
  • Irrigação de parques e jardins;
  • Geração de energia;
  • Combate a incêndio;
  • Entre outros.

Onde não pode ser utilizada a água de reuso

O consumo humano de água de reuso é perigoso

A água de reuso não é uma água potável, não sendo própria para uso em:

  • Consumo humano;
  • Piscinas;
  • Plantações onde o produto seja consumido diretamente;

Vantagens e cuidados com a água de reuso

Proteção dos manaciais

As vantagens do uso da água de reuso são muitas, entre elas estão:

  • preservação da água potável para uso somente nas necessidades que exigem a sua potabilidade;
  • proteção dos mananciais;
  • diminuição da demanda por água;
  • redução da poluição do ambiente com produtos químicos;
  • redução dos gastos para compra da água;
  • diversas formas de uso, como para geração de energia e uso para vários fins que não exigem que a água seja potável;

Alguns cuidados com a água de reuso devem ser observados de acordo com a área em que será utilizado o recurso para garantir a saúde pública, inclusive quando há contato direto com o usuário.

Para alguns fins não é permitido o uso da água de reuso para não prejudicar a saúde, já que a água não é potável, como nos casos de consumo humano e animal e em atividades que terão ligação direta com a população. Exatamente por isso que a água de reuso deve passar por sistemas de tratamento adequado, exceto no caso de água coletada pela chuva usada no uso doméstico.

Qual a diferença entre o reuso direto e reuso indireto?

Diferença entre água de reuso direto e indireto

No reuso indireto a água é direcionada ao encontro de águas superficiais e subterrâneas para a diluição, podendo ter um tratamento prévio em estações de tratamento.

Já no reuso direto a água é tratada para que possa ficar adequada à sua finalidade, o que pode encarecer um pouco mais o processo de tratamento. O mais comum é o reuso para fins não-potáveis, como no caso de irrigação de jardins, uso em descargas, lavagem de ruas e parques.

Utilização da água de reuso na agricultura

Sistema de irrigação na agricultura

A agricultura é uma das atividades econômicas em que o uso da água é essencial, o que acaba sendo utilizado em excesso esse recurso. A utilização da água de reuso na agricultura se torna, portanto, uma inteligente estratégia para preservar os recursos hídricos.

Na irrigação de lavouras de arroz, por exemplo, a economia é incrível ao utilizar a água de reuso. A produção de água de reuso chega em torno de 30 mil litros, o que reduz a captação dos recursos nos mananciais, aumentando a disponibilidade da água para o consumo humano.

Outro ganho para o setor agrícola é a economia em fertilizantes artificiais, já que a água de reuso é rica em nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio, que são substâncias importantes nas lavouras. Além disso, em locais onde a água é escassa, a utilização da água de reuso na agricultura é uma saída para este problema, evitando prejudicar a colheita das lavouras.

Existem algumas situações em que a água de reuso não é indicada, são os casos de produtos que não passem por outros processos e sejam consumidos diretamente. Nesse caso, para a utilização da água de reuso, é necessária uma análise criteriosa de especialistas do assunto para verificar a possibilidade de uso.

Utilização da água de reuso em indústria

Lavagem de tanques

A utilização da água de reuso em indústria reduz o impacto ambiental, além de diminuir eficientemente os custos.

O alto consumo evidenciado nas indústrias e a sua redução na utilização de recursos hídricos é algo extremamente favorável para a população. Com tecnologias unidas à utilização da água de reuso em indústria é possível reaproveitar mais de 60% da água consumida.

Através de uma análise sobre os processos em que pode ser utilizada a água de reuso é possível decidir as formas de reutilização viável. O direcionamento pode ser por meio desses estudos:

  • Levantar todos os processos;
  • Identificar quais processos pode ser readaptado para uso da água de reuso;
  • Analisar o potencial do reuso da água nos processos industriais.

Entre alguns processos mais comuns onde pode ser utilizada a água de reuso, podemos citar as lavagens de tanques, peças e chaminés, o que certamente já gera grande economia.

Através de uma avaliação detalhada é possível readaptar os processos de acordo com as necessidades de cada caso. É fato de que a utilização da água de reuso em indústria traz ganhos maravilhosos tanto para a indústria quanto para a população.

Você também pode usar água de reuso em sua residência

Reaproveitamento de água da máquina de lavar

Esse assunto enfrenta muitos preconceitos, já que não faz parte da cultura das pessoas usar a água de reuso, mas você também pode usar água de reuso em sua residência, sem traumas. A água de reuso pode gerar grande economia para seu bolso, para o planeta, além de ser uma grande oportunidade de semear a semente da reeducação familiar.

A água nunca foi valorizada pelas pessoas, por isso, fazia parte da rotina das pessoas, tomarem banhos demorados, lavar calçadas e ruas com mangueiras ou ficar horas lavando automóveis. Mas a partir do momento que houve a necessidade de economizar a água por conta da pior crise da história de falta de água, foi necessário mudar os hábitos.

E se você tentar vai ver que não é tão difícil quanto parece. Veja algumas dicas de como utilizar a água de reuso na sua residência:

  • Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para colocar outras roupas de molho, para lavar o quintal, calçada, tapetes e sapatos;
  • Reaproveite a água do banho para atividades domésticas como lavar quintal e calçadas e para usar na descarga do vaso sanitário;
  • Faça a coleta da água da chuva e use para regar as plantas e na faxina em geral. A coleta pode ser feita através de baldes limpos ou instalando sistema nas calhas para direcionar a água da chuva diretamente para um reservatório próprio.

O pouco que cada um fizer é muito mediante a crise assustadora em que estamos enfrentando. Siga as dicas da desentupidora Roto-Rooter e faça sua parte!

Um comentário sobre “Água de reuso na agricultura e indústria

  1. Muito bom o conteúdo mostrado, pois fiquei muito contente em ler e comprovar o poder de utilização da água de reuso. Acabei de realizar um experimento com milho BRS Caatingueiro irrigado usando água de reuso. conclui meu curso de Irrigação e Drenagem na FATEC-CARIRI CE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *