A crise hídrica é um dos assuntos mais preocupantes da atualidade e para enfrentar essa dificuldade está sendo necessário mudar e readaptar alguns hábitos. A agricultura e a indústria são áreas em que o uso da água é primordial em seus processos diários e para driblar essa complicação a utilização da água de reuso na agricultura e indústria é uma excelente alternativa para mediar essa crise.
E o que é a água de reuso?
A água de reuso se refere à água já utilizada, nas residências, indústrias e comércios, que passa por um tratamento, mantendo-se não-potável, mas que pode ser utilizada em processos industriais, na agricultura, limpeza urbana, entre outras finalidades.
Tratamento da água para reuso
A quantidade de esgoto cresce aceleradamente, porém o aumento de serviços de coleta não acompanha esse ritmo. No Brasil, diariamente são lançados 10 bilhões de litros de esgoto nos rios, mar, terrenos baldios, o que reflete automaticamente na má qualidade da água, ameaçando a saúde ambiental e populacional.
Apenas 38% do esgoto produzido é tratado e o restante volta para a natureza sem qualquer tratamento. Esse dado reflete em rios extremamente poluídos, como o Tietê que recebe 690 toneladas de esgoto por dia. Por conta disso, o Rio Tietê e o Rio Iguaçu estão na lista dos dez rios mais poluídos do mundo.
Diante desses dados é possível compreender a importância do tratamento da água e especificamente porque o tratamento da água para reuso se torna uma estratégia eficiente para preservar os recursos hídricos. O tratamento da água para reuso passa pelas seguintes etapas de remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa, podendo ocorrer variações no tratamento de acordo com a necessidade de uso da água.
Os processos de tratamento da água para reuso abrangem o controle da carga orgânica residual, sulfetos e retirada da cor, bem como filtragem de lodos existente ainda não processados. O tratamento da água para reuso pode ser feito diretamente na empresa em estruturas criadas para este fim ou em parcerias com Canais de Tratamento de esgoto.
Onde pode ser utilizada a água de reuso
- Limpeza de pisos e pátios;
- Em obras para assentar a poeira;
- Descarga sanitária;
- Irrigação de parques e jardins;
- Geração de energia;
- Combate a incêndio;
- Entre outros.
Onde não pode ser utilizada a água de reuso
A água de reuso não é uma água potável, não sendo própria para uso em:
- Consumo humano;
- Piscinas;
- Plantações onde o produto seja consumido diretamente;
Vantagens e cuidados com a água de reuso
As vantagens do uso da água de reuso são muitas, entre elas estão:
- preservação da água potável para uso somente nas necessidades que exigem a sua potabilidade;
- proteção dos mananciais;
- diminuição da demanda por água;
- redução da poluição do ambiente com produtos químicos;
- redução dos gastos para compra da água;
- diversas formas de uso, como para geração de energia e uso para vários fins que não exigem que a água seja potável;
Alguns cuidados com a água de reuso devem ser observados de acordo com a área em que será utilizado o recurso para garantir a saúde pública, inclusive quando há contato direto com o usuário.
Para alguns fins não é permitido o uso da água de reuso para não prejudicar a saúde, já que a água não é potável, como nos casos de consumo humano e animal e em atividades que terão ligação direta com a população. Exatamente por isso que a água de reuso deve passar por sistemas de tratamento adequado, exceto no caso de água coletada pela chuva usada no uso doméstico.
Qual a diferença entre o reuso direto e reuso indireto?
No reuso indireto a água é direcionada ao encontro de águas superficiais e subterrâneas para a diluição, podendo ter um tratamento prévio em estações de tratamento.
Já no reuso direto a água é tratada para que possa ficar adequada à sua finalidade, o que pode encarecer um pouco mais o processo de tratamento. O mais comum é o reuso para fins não-potáveis, como no caso de irrigação de jardins, uso em descargas, lavagem de ruas e parques.
Utilização da água de reuso na agricultura
A agricultura é uma das atividades econômicas em que o uso da água é essencial, o que acaba sendo utilizado em excesso esse recurso. A utilização da água de reuso na agricultura se torna, portanto, uma inteligente estratégia para preservar os recursos hídricos.
Na irrigação de lavouras de arroz, por exemplo, a economia é incrível ao utilizar a água de reuso. A produção de água de reuso chega em torno de 30 mil litros, o que reduz a captação dos recursos nos mananciais, aumentando a disponibilidade da água para o consumo humano.
Outro ganho para o setor agrícola é a economia em fertilizantes artificiais, já que a água de reuso é rica em nutrientes como fósforo, nitrogênio e potássio, que são substâncias importantes nas lavouras. Além disso, em locais onde a água é escassa, a utilização da água de reuso na agricultura é uma saída para este problema, evitando prejudicar a colheita das lavouras.
Existem algumas situações em que a água de reuso não é indicada, são os casos de produtos que não passem por outros processos e sejam consumidos diretamente. Nesse caso, para a utilização da água de reuso, é necessária uma análise criteriosa de especialistas do assunto para verificar a possibilidade de uso.
Utilização da água de reuso em indústria
A utilização da água de reuso em indústria reduz o impacto ambiental, além de diminuir eficientemente os custos.
O alto consumo evidenciado nas indústrias e a sua redução na utilização de recursos hídricos é algo extremamente favorável para a população. Com tecnologias unidas à utilização da água de reuso em indústria é possível reaproveitar mais de 60% da água consumida.
Através de uma análise sobre os processos em que pode ser utilizada a água de reuso é possível decidir as formas de reutilização viável. O direcionamento pode ser por meio desses estudos:
- Levantar todos os processos;
- Identificar quais processos pode ser readaptado para uso da água de reuso;
- Analisar o potencial do reuso da água nos processos industriais.
Entre alguns processos mais comuns onde pode ser utilizada a água de reuso, podemos citar as lavagens de tanques, peças e chaminés, o que certamente já gera grande economia.
Através de uma avaliação detalhada é possível readaptar os processos de acordo com as necessidades de cada caso. É fato de que a utilização da água de reuso em indústria traz ganhos maravilhosos tanto para a indústria quanto para a população.
Você também pode usar água de reuso em sua residência
Esse assunto enfrenta muitos preconceitos, já que não faz parte da cultura das pessoas usar a água de reuso, mas você também pode usar água de reuso em sua residência, sem traumas. A água de reuso pode gerar grande economia para seu bolso, para o planeta, além de ser uma grande oportunidade de semear a semente da reeducação familiar.
A água nunca foi valorizada pelas pessoas, por isso, fazia parte da rotina das pessoas, tomarem banhos demorados, lavar calçadas e ruas com mangueiras ou ficar horas lavando automóveis. Mas a partir do momento que houve a necessidade de economizar a água por conta da pior crise da história de falta de água, foi necessário mudar os hábitos.
E se você tentar vai ver que não é tão difícil quanto parece. Veja algumas dicas de como utilizar a água de reuso na sua residência:
- Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para colocar outras roupas de molho, para lavar o quintal, calçada, tapetes e sapatos;
- Reaproveite a água do banho para atividades domésticas como lavar quintal e calçadas e para usar na descarga do vaso sanitário;
- Faça a coleta da água da chuva e use para regar as plantas e na faxina em geral. A coleta pode ser feita através de baldes limpos ou instalando sistema nas calhas para direcionar a água da chuva diretamente para um reservatório próprio.
O pouco que cada um fizer é muito mediante a crise assustadora em que estamos enfrentando. Siga as dicas da desentupidora Roto-Rooter e faça sua parte!
Muito bom o conteúdo mostrado, pois fiquei muito contente em ler e comprovar o poder de utilização da água de reuso. Acabei de realizar um experimento com milho BRS Caatingueiro irrigado usando água de reuso. conclui meu curso de Irrigação e Drenagem na FATEC-CARIRI CE.