Ar na tubulação: como resolver

Ar na tubulação: como resolver

Você provavelmente já deve ter enfrentado alguma situação de falta de água causada pela entrada de ar na tubulação, o que impacta diretamente na distribuição da água em seu imóvel. Situações essas, que muitas vezes por falta de experiência, você não soube como resolver.

Para evitar que essas situações desagradáveis e estressantes se repitam é preciso entender as causas responsáveis e como resolver. Vamos às dicas!

Como ocorre a entrada de ar na tubulação

Como ocorre a entrada de ar na tubulação

Todo imóvel possui um sistema de distribuição de água direcionado para as torneiras do banheiro e chuveiro, vaso sanitário, para a torneira da cozinha, da lavanderia, entre outros locais. A origem dessa água se dá na caixa d’água do imóvel que recebe a água de tubulações externas, como a água da rua. O processo de distribuição para os locais de saída de água da casa quando interrompidos, bloqueia automaticamente o escoamento da água, possibilitando naturalmente a entrada de ar na tubulação.

Isso é comum acontecer em casos em que houve a suspensão da água da rua por tempo indeterminado, ou ainda, quando o registro do imóvel é fechado voluntariamente pelo dono da casa para a realização de limpeza da caixa d’água ou outros consertos no encanamento do local.

Como tirar o ar da tubulação

Como tirar o ar da tubulação

Para normalização é preciso que seja retirado o registro dos canos ligados à tubulação da casa. Para isso conte com a ajuda de ferramentas específicas, como chave de fenda ou chave de grifo. Existem locais que o ar sairá com mais facilidade, como é o caso do vaso sanitário que possui caixa acoplada. Nesse caso, basta desenroscar o tubo que está ligado ao cano da parede, como a descarga é o cano mais próximo do registro, resolverá rapidamente o problema.

Lembre-se de ter baldes por perto, pois ao retirar o registro, naturalmente serão liberados jatos de água, aproveite então para recolher essa água e reutilizar como prática sustentável. Outra opção para normalização do fluxo da água é através da remoção do registro do chuveiro do banheiro, só que nesse caso é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar o funcionamento do chuveiro posteriormente.

Para se prevenir desse tipo de problema, quando houver cortes de água em seu imóvel ou mesmo quando você for realizar alguma manutenção ou conserto, feche o registro geral e só abra depois de uns 20 minutos aproximadamente, para que quando a água retorne não empurre o ar para a tubulação de seu imóvel.

Sobre o eliminador de ar na tubulação

Sobre o eliminador de ar na tubulação

Existem no mercado alguns aparelhos sendo comercializados que são específicos para que não ocorra esse tipo de problema nas tubulações, além de diminuir a conta de consumo do imóvel. Porém, segundo a avaliação do Inmetro, o mesmo não é regulamentado como eficiente no que se propõe a fazer e segundo diversos testes realizados em diferentes imóveis, cada local teve um resultado diferente, ou seja, o aparelho não cumpre o que promete em 100%.

Além disso, pode trazer contaminação para a água utilizada pelos moradores do imóvel, no caso de instalações que não tenham sido realizadas com padrões técnicos. Portanto, se optar pelo seu uso, faça-o com cuidado e fique atento!

No que precisar quanto às soluções em caça vazamentos ou entupimentos no seu imóvel, conte com a desentupidora Roto-Rooter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *