Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Como coletar e reutilizar agua da chuva?

imagem

Com o aumento da escassez da agua e necessario o uso consciente desse recurso e usar estrategias para economizar o pouco que se tem. A agua pluvial e uma excelente oportunidade para o reaproveitamento da agua, porem e comum ter duvidas sobre como coletar e reutilizar a agua da chuva.

Por nao ser uma pratica habitual e normal surgir duvidas quanto ao processo de coleta, armazenamento e utilizacao da agua e para sanar todas as suas duvidas, a nos da desentupidora Roto-Rooter preparamos esse post especial detalhando o funcionamento de todas essas etapas!

Como coletar a agua da chuva

imagem

A coleta da agua da chuva pode ser feita de diversas maneiras e o importante e que voce encontre uma solucao que se adeque a sua realidade.

O uso de baldes e uma solucao pratica e facil para a coleta da agua, porem ha um ponto negativo, pois nao permite armazenar grande quantidade de agua, ja que normalmente os baldes comportam pouca quantidade de agua.

A instalacao de sistemas caseiros nas calhas onde a agua seja direcionada automaticamente para um recipiente e algo simples de implantar e tambem gera bons resultados. As cisternas, por sua vez, conseguem acumular grande quantidade de agua, permitindo o uso em maior escala.

E importante atentar-se a sujeira carregada pela agua da chuva, o que e algo normal, por isso use filtros para barrar a passagem dessa sujeira ao coletar a agua para utilizar nas atividades determinadas por voce, alem de sempreverificar avida util do encanamento.

Comoreutilizar a agua da chuva

imagem

A agua da chuva deve ser usada somente para fins nao potaveis e nao pode ser ingerida. Confira alguns exemplos de onde o uso da agua da chuva pode ser empregado:

  • Irrigacao de jardim e plantas.
  • Na limpeza de calcadas e quintal.
  • Lavar carros.
  • Usar na descarga do vaso sanitario.
  • Utilizar nas mais variadas atividades domesticas.

Vale ressaltar que a agua da chuva nunca deveser consumida como bebida, usada no banho ouna preparacao e higienizacao de alimentos, poisessa agua pode contercomponentes prejudiciais a saude, principalmente nas grandes cidadesnao e potavel.

Vantagens de usar agua da chuva

imagem
  • Economia na conta da agua.
  • Contribuicao do aumento da agua potavel disponivel.
  • Aproveitamento de um recurso disponivel, sem custo algum.
  • Contribui na reducao de enchentes.
  • Ajudar o meio ambiente com uma simples atitude.
  • Educar as familias quanto a conscientizacao da preservacao da agua.

Cuidados na captacao da agua da chuva

imagem
  • Use recipientes limpos.
  • Proteja o local do contato com animais domesticos, para evitar contaminacoes e possiveis doencas.
  • E de extrema importancia que voce mantenha os recipientes sempre fechados para impedir a proliferacao de insetos e mosquitos da dengue. Alem disso, a limpeza da caixa-dagua a cada seis meses e importante.
  • Deixar longe de substancias toxicas e de lixos.

Outras maneiras de captar e reutilizar agua

imagem

Alem da agua da chuva, existem outras maneiras simples e caseiras de captar agua e reutilizar em outras atividades. Entre elas estao:

  • Banho: Sabe aquele tempinho que voce liga o chuveiro e espera a agua esquentar para depois comecar a tomar seu banho? Em alguns minutos o desperdicio de agua e enorme, entao para nao ocorrer esse problema, coloque baldes ou ate banheira de bebe caso voce tenha em casa, para coletar essa agua desperdicada.
  • Caixa dagua: Se houver espaco em seu imovel, a instalacao de uma caixa dagua extra e uma otima solucao para armazenamento de agua.
  • Maquina de lavar roupa: Sao dois momentos em que a maquina de lavar roupa dispensa agua no tanque. Entao aproveite essas chances mantendo os baldes posicionados para coletar toda a agua descartada.

A agua coletada em todas as situacoes acima pode ser usada na descarga do banheiro, nas atividades domestica, nos cuidados com as plantas, entre outras atividades.Como vimos sao maneiras simples e sem custos que podem ser implantadas em qualquer imovel facilmente para ajudar a protege o meio ambiente.

Sao estrategias que ao se tornarem habituais trarao resultados imensos, tanto para o bolso, ja que havera grande economia na conta da agua mensal, quanto para o planeta ja que essas dicas sao atitudes totalmente sustentaveis.Faca sua parte!



Selecione a sua Região