Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Por que o esgoto tem mau cheiro?

imagem

O cheiro ruim ocasionado pelo esgoto do seu imovel te preocupa e vem tirando seu sono? Calma, fique tranquilo, esse e um problema comum em residencias e comercios que pode ser solucionado facilmente. Mas para soluciona-lo e preciso saber a causa, voce sabe por que isso acontece e por que o esgoto tem mau cheiro?

O mau cheiro normalmente sai do encanamento dos ralos de banheiros, lavanderias, cozinhas, dentre outros locais e e causado por conta de instalacoes de esgotos inadequadas, alem de residuos descartados indevidamente nas tubulacoes.

Alguns componentes sao essenciais e tambem influenciam na saida do mau cheiro do esgoto. Fique atento para que tanto na construcao ou na reforma de seu imovel, tudo seja efetuado com seguranca e higiene.

Agora que voce ja sabe por queo esgoto tem mau cheiro, evite fazer instalacoes irregulares no seu esgoto e descartar inadequadamente residuos como cabelos que entopem facilmente os ralos, alem de objetos como cigarros, plasticos e preservativos, que impedem a passagem do esgoto, acarretando o transbordamento do esgoto e mau cheiro.Saiba mais sobre o que e preciso para cortar esse mal pela raiz!

Componentes essenciais para evitar o mau cheiro do esgoto

imagem

O orgao regulamentador das instalacoes de esgoto prediais, ABNT (Associacao Brasileira de Normas Tecnicas) recomenda a instalacao de alguns componentes, visando a seguranca do ambiente e saude humana. Entre os componentes, estao:

  • Sifao: Esse componente deve ser instalado nos ralos de pias, tanques e onde ha saida de tubos de escoamento de esgoto.
  • Caixa sifonada: Essa peca coleta todas as saidas de esgoto, como ralo do chuveiro e lavatorio do banheiro, direcionando para uma unica saida. Juntamente com o sifao, impede que o mau cheiro saia para o interior do imovel.
  • Caixa de gordura: Afuncao desse componente e filtrar toda a gordura para evitar o entupimento da tubulacao, por isso ela deve ser instalada na saida de esgoto da cozinha, onde ha maior concentracao de descarte de gordura.
  • Tubulacao de ventilacao: Opapel desse dispositivo e conduzir todos os gases gerados pelo esgoto para longe do seu imovel, por isso, a saida da ventilacao deve ficar bem acima do telhado.

O inicio do esgoto

imagem

Antigamente nao existia o conhecimento sobre a importancia dos cuidados basicos de saneamento, tanto que as pessoas mudavam constantemente e deixavam para tras lixo por onde passavam. O descarte dos esgotos residenciais era efetuado pelos escravos de forma inadequada no mar e rio, apenas nas casas mais ricas.

No periodo neolitico ja existia a poluicao dos rios e a existencia de pragas, como ratos e baratas, provenientes do acumulo de lixo. Com isso, e somados ao proprio efeito do clima, o lixo se decompunha a ceu aberto, liberando os gases naturais dos produtos.

Infelizmente apesar do avanco do tempo e de toda tecnologia disponivel, muitas cidades ainda vivem como antigamente, sem acesso ao tratamento correto do esgoto. As consequencias sao graves e muitas vezes irreversiveis, como sao os casos de doencas causadas pela contaminacao, levando inclusive a morte.

O esgoto hoje

imagem

Hoje a tecnologia favorece o tratamento dos esgotos, facilitando os processos e resultando em esgotos tratados adequadamente. Os componentes utilizados nos produtos da atualidade podem ser prejudiciais a saude, e ate mesmo a decomposicao natural desses produtos acaba por liberar componentes quimicos que possuem cheiro forte.

A tecnologia utilizada hoje em dia e tanta, que consegue realizar a decomposicao dos produtos sem que os componentes quimicos prejudiciais sejam espalhados no ar. Alem disso, e possivel tratar a agua de esgoto e colocar em atividades de reuso, economizando agua, um recurso indispensavel para nossa sobrevivencia e que esta em constante escassez.

O acesso a informacao e mais facil, diferente de antigamente, por isso e inaceitavel algumas atitudes descabidas dos cidadaos, como jogar lixo nas ruas e rios.

Praticas simples como separar o lixo organico do reciclavel, cuidar e manter o correto funcionamento dos esgotos residenciais e comerciais influencia diretamente na saude de toda a sociedade. Faca sua parte!

Entenda o sistema de descarte do esgoto

imagem

O esgoto e formado pelos residuos gerados nas residencias e comercios, dejetos esses, oriundos dos vasos sanitarios, pias, ralos e tanques. A instalacao do esgoto deve ser apropriada para evitar que o mau cheiro gerado por esses residuos retorne para seu imovel.

Depois de passado pelas caixas de esgoto, os residuos sao despejados na rede publica de coleta de esgoto, onde e efetuada uma separacao para tratamento diferenciado de acordo com o tipo de esgoto.

Depois dessa separacao de esgoto domestico, pluvial e industrial e encaminhado para uma Estacao de Tratamento, onde ocorre o tratamento do esgoto para descarte de forma correta no meio ambiente ou aplicado tecnicas de reuso.

Caso em seu imovel nao tenha o servico de coleta, construa uma fossa septica que tera a mesma funcao, porem conte com a ajuda de um profissional para que seja adaptado dentro dos padroes de preservacao da sua saude e meio ambiente.

7 dicas para evitar o mau cheiro do esgoto no seu imovel

imagem1- Tenha o habito de retirar a tampa do sifao de pias e tanque parafazer limpezas periodicas. Alem de evitar o mau cheiro, pode evitar que haja entupimentos.
imagem2- O bicarbonato de sodioe um produto muito usado em diversos fins, inclusive para auxiliar a retirar o mau cheiro do encanamento. Despeje sobre o local, dissolvido com agua morna.
imagem3- Soda caustica e uma aliada para desobstruir as tubulacoes levando consigo o mau cheiro gerado pelo acumulo dos residuos. Porem e preciso cuidado ao manusear e avaliar se a tubulacao esta em boas condicoes para receber esse produto, ja que e uma perigosa substancia toxica.
imagem4- Escolha o ralo certo para evitar o mau cheiro. O ralo sifonado tem uma bolsinha onde coleta umpouco de agua evitando que os gases com cheiro ruim retornem ao imovel. Ja o ralo seco, nao tem essa bolsinha, deixando o caminho livre para os gases retornarem para o imovel. Sendo assim, prefira instalar o ralo seco em chuveiros e cozinhas.
imagem5- O esgoto nao pode se misturar com a agua pluvial para evitar transbordamento e em consequenciao mau cheiro, por isso, faca ligacoes diferentes para essas duas situacoes.
imagem6- O anel de vedacao e ralo sifonado sao pecas indispensaveis na instalacao do esgoto do seu banheiro. Esses componentes impedem a saida do cheiro forte de esgoto no banheiro.
imagem7- Se nenhuma dessas dicas resolverem seu problema contate imediatamente um profissional para uma analise do problema. Voce pode contar com o apoio da desentupidora Roto-Rooter.

Mau cheiro e oentupimento

imagem

Se alem do mau cheiro em seu imovel voce ja identificou sinais de entupimento, confira medidas basicas para desentupir seu esgoto.



Selecione a sua Região