Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Tipos de baratas

Saiba tudo sobre os Tipos de Baratas

Em areas urbanas os tiposde baratas mais comuns sao duas: a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a francezinha ou alemazinha (Blatella germanica).

imagem

Possuem habitos alimentares bastante variados, preferindo aqueles ricos em amido, acucar ou gordurosos. Podem alimentar-se tambem de celulose como papeis, ou ainda excrementos, sangue, insetos mortos, residuos de lixo ou esgoto. Tem o habito de regurgitar um pouco do alimento parcialmente digerido e depositar fezes, frequentemente ao mesmo tempo em que se alimentam. Preferem locais quentes e umidos.Sao ativas principalmente a noite quando deixam seus abrigos a procura de alimentos.

Barata de esgoto

imagem

A barata de esgoto normalmente habita locais com muita gordura e materia organica em abundancia como galerias de esgoto, bueiros, caixas de gordura e de inspecao. Sao excelentes voadores.

Barata Francezinha

imagem

A barata francezinha habita principalmente cozinhas e despensas em locais como armarios, gavetas, interruptores de luz, aparelhos eletrodomesticos, dentro de vaos de batentes, rodapes, sob pias, dutos de fiacao eletrica e locais como garagens ou sotaos com depositos de papel e principalmente caixas de papelao, entres outros. Passam 75% do seu tempo abrigadas proximos aos alimentos.

Percebe-se que um local esta infestado por baratas atraves de sinais como fezes, ootecas vazias (veja abaixo), esqueletos ou cascas de ninfas quando estas se transformam em adultos, e em altas infestacoes, observa-se as baratas durante o dia e ha odor caracteristico.

Ciclo de vida

As baratas colocam os seus ovos em uma capsula chamada ooteca. Essa ooteca pode ser carregada pela femea ate proximo a eclosao dos ovos (Blatella germanica), ou depositam em local apropriado, normalmente frestas, fendas, gavetas ou atras de moveis (Periplaneta americana). Cada ovo dara origem a uma ninfa, que, atraves de varias mudas dara origem ao inseto adulto. As ninfas sao menores que as adultas, nao possuem asas e sao sexualmente imaturas.

A francesinha vive em media 9 meses, poe ovos em media 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos. A barata de esgoto vive de 2 a 3 anos, poe ovos de 10 a 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca. Quanto maior a temperatura e a umidade, menor sera o tempo para o ovo chegar a fase adulta.

Importancia para a saude

As baratas domesticas sao responsaveis pela transmissao de varias doencas, principalmente gastroenterites, carreando varios agentes patogenicos atraves de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam (sao por isso consideradas vetores mecanicos).

Medidas Preventivas

As medidas preventivas baseiam-se no controle ambiental e limpeza realizada por empresas como a dedetizadora e desentupidora Roto-Rooter. Deve-se interferir nas condicoes de abrigo e alimento.

  • Inspecionar periodica e cuidadosamente caixas de papelao, caixotes, atras de armarios, gavetas, e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo as baratas e suas crias.
  • Limpar o local total e cuidadosamente e todos os pertences nele inclusos (fornos, armarios, despensas, eletrodomesticos, coifas, sob pias), onde quer que possa acumular gordura e restos alimentares.
  • Acondicionar o lixo em sacos plasticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas.
  • Vedar frestas , rachaduras e vaos que possam servir de abrigo.
  • Colocar telas, grelhas, ralos do tipo abre-fecha, sacos de areia ou outros artificios que impecam a entrada desses insetos atraves de ralos e encanamentos.

Curiosidades

  • Um casal de baratas, no periodo de 1 ano, pode gerar ate 100 mil descendentes, sendo que nos paises tropicais esse numero e facilmente ultrapassado.
  • A barata tem 350 milhoes de anos de existencia, sendo que o homem que assumiu posicao bipedal data de 8 ou 9 milhoes de anos atras.
  • Segundo um levantamento realizado em Sao Paulo, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Biologicas, ha 200 baratas / habitante, na grande Sao Paulo.
  • As baratas sao onivoras, sao capazes de ingerir qualquer tipo de alimento, sendo responsaveis por curto circuitos e ate incendios, sao vetores que disseminam bacterias, fungos, virus, helmintos e protozoarios patogenicos, causadores de enfermidades (conjuntivites, gastroenterites, infeccoes urinarias, toxinfeccoes alimentares, gangrena gasosa, infeccao de ferimentos, pneumonias, alergias, verminoses, micoses, amebiase, giardiase, poliomielite, hepatite, entre outras), alem de suas secrecoes danificarem as leituras nos discos de computadores.
  • Nao existe, na quimica fina internacional, qualquer produto que seja permeavel a ooteca (bolsa que contem os ovos), razao basica pela qual deve-se obedecer ao periodo de tratamento estabelecido em cronograma, para que se possa atingir os novos individuos nascidos dos ovos.
  • Blatella germanica = baratinha de cozinha ou de madeira, tambem e conhecida comofrancesinha ou paulistinha, devido as faixas longitudinais claras e escuras que possui em seu dorso lembrando as respectivas bandeiras.
  • A Blatella germanica e a especie de mais dificil controle, pois ha muito tempo convive com o homem, proximo a sua fonte de alimentacao, criando tolerancia a diversos inseticidas. Devido as suas proporcoes e capaz de esgueirar-se por qualquer fenda, suas ninfas completam o seu desenvolvimento em menor tempo (36 dias para ir do estagio de ovo a adulta), sua ooteca possui maior numero de ovos, em 300 dias (tempo medio de vida), pode gerar ate 300 ovos.
  • A Periplaneta americana = barata de esgoto possui tempo medio de vida de 2,5 anos, produzindo ate 810 ovos.
  • As baratas infestam cozinhas e banheiros devido a elevada temperatura e umidade encontradas nesses ambientes, principalmente em torno de equipamentos geradores de calor (geladeiras, freezers) e sob pias, proximas dos encanamentos.
  • Para cada barata que se ve a luz do dia, existem em media 50 escondidas, pois passam ate 75% do seu tempo abrigadas em seus esconderijos.
  • A barata pode viver ate 15 dias sem agua ou alimento e 30 dias somente com agua proveniente da evaporacao, obtida pela coccao dos alimentos.
  • As baratas tem dispersao passiva e podem adentrar no ambiente transportadas junto as embalagens.

Fonte: Prefeitura de Sao Paulo (www2.prefeitura.sp.gov.br)



Selecione a sua Região