Caixa de gordura de cozinha: como limpar

Caixa de gordura da cozinha: como limpar

A gordura produzida nas residências e comércios, quando não descartada da forma correta, causa sérios entupimentos. Para evitar isso é importante cuidar da caixa de gordura de cozinha e saber como limpar.

Produzida em diversos materiais, a caixa de gordura recebe a água da cozinha, antes que ela siga para a rede de esgoto. Seu papel é filtrar a gordura despejada nas pias e liberar para a rede de esgoto somente o líquido sujo, retendo a gordura. Para isso há uma divisão interna na caixa de gordura, onde o líquido oleoso cai nesse compartimento de armazenamento, se mistura com água que já existe na caixa e o líquido sai pelo lado oposto sem a gordura.

Nos comércios com venda de alimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes e hotéis onde o fluxo de gorduras é mais alto, devido suas atividades comerciais, deve haver uma preocupação ainda maior com a limpeza da caixa de gordura. Esse processo funcionando perfeitamente, tanto nas residências como nos comércios, evita transtornos futuros, como transbordamento e mau cheiro.

A importância da limpeza da caixa de gordura 

Como deve ser feitoÉ fato! Ninguém gosta de fazer a limpeza da caixa de gordura, porém, é essencial para evitar problemas de entupimento que às vezes são bem desagradáveis.

Você bem sabe que qualquer imóvel para se manter em boas condições de uso precisa de manutenção, não é mesmo?

É, a pintura que deve ser renovada, são pequenos reparos na estrutura e naturalmente sua atenção também deve estar no sistema elétrico e hidráulico do imóvel.

Você há de concordar que, em uma casa onde interruptores, tomadas e esgoto não funciona, os problemas acontecem o tempo todo, principalmente neste último caso.

Mas porque é tão importante redobrar sua atenção com o esgoto?

Indiscutivelmente para evitar entupimentos, e obstruções em canos, coletores e conexões.

A manutenção no sistema de esgoto, além de, avaliar as tubulações internas, inclui a limpeza de caixas de gordura, e também o sistema de eliminação de resíduos externos, premissas importantes para que a vazão dos dejetos de todos os ambientes da casa aconteçam normalmente, principalmente da cozinha, banheiros e área de serviço!

Resíduos comuns encontrados na caixa de gordura

Resíduos comuns encontrados na caixa de gordura

Todos os resíduos despejados na pia da cozinha vão diretamente para a caixa de gordura. Desde o óleo utilizado na preparação de alimentos, até restos de comidas deixados nos pratos.

Com o acúmulo de gordura, vai se criando uma espécie de bola de sujeira, o qual não passa mais pelo cano, causando problemas tanto da própria caixa de gordura e até mesmo o entupimento da rede de esgoto. Por isso é importante ter cautela para prevenir o entupimento da caixa de gordura e evitar transtornos, como:

  • Escoamento lento da água.
  • Transbordamento da caixa de gordura.
  • Mau cheiro.
  • Entupimento das canalizações.
  • Possível infestação de baratas e insetos.

Como evitar o entupimento da caixa de gordura

Como evitar o entupimento da caixa de gordura

As caixas de gordura são pequenos tanques, que ficam próximos as pias de cozinha, ou da máquina de lavar louça.

Elas servem, principalmente, como pequenos coletores, que tem como função absorver um pouco da gordura que desce pelo ralo da pia e da lavadora.

Apesar da orientação de cuidado, a maioria das pessoas ainda esquece de abrir a tampa da caixa de gordura e avaliar o estado, e é por isso, que acontece a sobrecarga e em contrapartida o transbordo dos dejetos, e é claro um grande problema a ser resolvido.

Em outras ocasiões pode ocasionar entupimentos gigantes, complicados, e que mexem com a rotina dos moradores.

Quando não é realizada a limpeza de caixas de gordura, isso influencia para que grande quantidade de gordura se acumule nas paredes do recipiente, e, a cada dia aumenta o risco de transbordamento do esgoto, inclusive para todo o ambiente.

Para evitar o entupimento da caixa de gordura é necessário tomar algumas medidas:

  • Tenha a caixa de gordura em linha reta com a pia da cozinha, pois é mais fácil de limpar o cano caso haja entupimento.
  • Evite fazer curvas nas tubulações, isso favorece os entupimentos.
  • Utilize sistemas de sifão que servem para reter a sujeira, sendo resolvido facilmente qualquer entupimento.
  • Evite jogar o óleo de cozinha diretamente na pia, se possível faça uma coleta em recipientes e descarte da forma adequada.
  • Evite deixar restos de comida nos pratos para não correr o risco de descer pelo ralo da pia.
  • Faça manutenções e limpeza a cada seis meses.
  • Ao remover a gordura, descarte em local apropriado para evitar entupimentos na rede de esgoto.

Mitos sobre o desentupimento da caixa de gordura

  • Refrigerantes: não têm o poder de desentupir, ele apenas ajuda a dissolver os restos de comida.
  • Água quente: auxilia apenas na limpeza.
  • Soda cáustica: tenha cuidado com o uso desse produto, pois possui substâncias fortíssimas que corroem os canos, causando danos maiores. O seu uso pode até ajudar no desentupimento, porém não exclui as crostas grudadas no cano.
  • Bicarbonato de sódio: assim como a água fervente auxilia na limpeza e obstruções simples, porém caso já esteja entupido, o bicarbonato não é suficiente.
  • Vinagre: sua composição não é forte o bastante para realizar desentupimentos.

Como realizar a limpeza da caixa de gordura

Como realizar a limpeza da caixa de gordura

A caixa de gordura é fundamental para o bom funcionamento do esgoto do imóvel, por isso é importante que haja manutenção periódica no local. A limpeza da caixa de gordura deve ser realizada a cada seis meses, pois é o tempo necessário para juntar a gordura acumulada, que se transforma em uma grande crosta podendo causar o entupimento da caixa de gordura.

Confira dicas para a realização da limpeza da caixa de gordura com segurança:

  • Retire a tampa da caixa de gordura com cuidado e prestando atenção onde as peças se localizam para depois colocá-las no mesmo lugar.
  • Meça o volume de resíduos que está na caixa de gordura, para poder providenciar um recipiente para acomodar a sujeira.
  • Separe uma vasilha para colocar a sujeira retirada, pode ser um balde improvisado de lixeira.
  • Retire a massa volumosa que é propriamente a gordura armazenada, use uma luva para retirar a sujeira.
  • Raspe os excessos nas laterais;
  • Caso já esteja entupida, tome cuidado ao tentar desentupir com objetos pontudos, pois pode perfurar os canos, causando vazamentos.
  • Depois de limpar, jogue dentro da caixa cerca de 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente para concluir a limpeza.
  • Feito isso, feche a tampa da caixa de gordura.

Lembramos que há empresas especializadas que realizam esse serviço para sua comodidade. Com o auxílio de equipamentos e produtos químicos especiais, a limpeza ou desentupimento da caixa de gordura é realizado com rapidez, higiene e segurança.

Inclusive, você pode contar com serviços frequentes para limpeza de caixas de gordura, até mesmo porque, no mínimo a cada seis meses em casas, e três meses em condomínio deverá ser repetido todo este processo de limpeza.

Facilite sua vida! Aproveite melhor seu tempo! Contrate uma desentupidora para limpeza de caixas de gordura, é econômico e seguro, além de preservar todo o sistema de esgoto.

Solicite um orçamento agora e fique longe dos problemas de entupimento!

Caso você precise de uma limpeza adequada em sua caixa de gordura, conte com a desentupidora Roto-Rooter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *