Como coletar e reutilizar água da chuva?

 Como coletar e reutilizar a água da chuva

Com o aumento da escassez da água é necessário o uso consciente desse recurso e usar estratégias para economizar o pouco que se tem. A água pluvial é uma excelente oportunidade para o reaproveitamento da água, porém é comum ter dúvidas sobre como coletar e reutilizar a água da chuva.

Por não ser uma prática habitual é normal surgir dúvidas quanto ao processo de coleta, armazenamento e utilização da água e para sanar todas as suas dúvidas, a nós da desentupidora Roto-Rooter preparamos esse post especial detalhando o funcionamento de todas essas etapas!

Como coletar a água da chuva

Como coletar água da chuva

A coleta da água da chuva pode ser feita de diversas maneiras e o importante é que você encontre uma solução que se adeque à sua realidade.

O uso de baldes é uma solução prática e fácil para a coleta da água, porém há um ponto negativo, pois não permite armazenar grande quantidade de água, já que normalmente os baldes comportam pouca quantidade de água.

A instalação de sistemas caseiros nas calhas onde a água seja direcionada automaticamente para um recipiente é algo simples de implantar e também gera bons resultados. As cisternas, por sua vez, conseguem acumular grande quantidade de água, permitindo o uso em maior escala.

É importante atentar-se à sujeira carregada pela água da chuva, o que é algo normal, por isso use filtros para barrar a passagem dessa sujeira ao coletar a água para utilizar nas atividades determinadas por você, além de sempre verificar a vida útil do encanamento.

Como reutilizar a água da chuva

Como reutilizar a água da chuva

A água da chuva deve ser usada somente para fins não potáveis e não pode ser ingerida. Confira alguns exemplos de onde o uso da água da chuva pode ser empregado:

  • Irrigação de jardim e plantas.
  • Na limpeza de calçadas e quintal.
  • Lavar carros.
  • Usar na descarga do vaso sanitário.
  • Utilizar nas mais variadas atividades domésticas.

Vale ressaltar que a água da chuva nunca deve ser consumida como bebida, usada no banho ou na preparação e higienização de alimentos, pois essa água pode conter componentes prejudiciais à saúde, principalmente nas grandes cidades não é potável.

Vantagens de usar água da chuva

Vantagens em usar água da chuva

  • Economia na conta da água.
  • Contribuição do aumento da água potável disponível.
  • Aproveitamento de um recurso disponível, sem custo algum.
  • Contribui na redução de enchentes.
  • Ajudar o meio ambiente com uma simples atitude.
  • Educar as famílias quanto à conscientização da preservação da água.

Cuidados na captação da água da chuva

Cuidados na captação de água da chuva

  • Use recipientes limpos.
  • Proteja o local do contato com animais domésticos, para evitar contaminações e possíveis doenças.
  • É de extrema importância que você mantenha os recipientes sempre fechados para impedir a proliferação de insetos e mosquitos da dengue. Além disso, a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses é importante.
  •  Deixar longe de substâncias tóxicas e de lixos.

Outras maneiras de captar e reutilizar água

Outras maneiras de captar e reutilizar água

Além da água da chuva, existem outras maneiras simples e caseiras de captar água e reutilizar em outras atividades. Entre elas estão:

  • Banho: Sabe aquele tempinho que você liga o chuveiro e espera a água esquentar para depois começar a tomar seu banho? Em alguns minutos o desperdício de água é enorme, então para não ocorrer esse problema, coloque baldes ou até banheira de bebê caso você tenha em casa, para coletar essa água desperdiçada.
  • Caixa d’água: Se houver espaço em seu imóvel, a instalação de uma caixa d’água extra é uma ótima solução para armazenamento de água.
  • Máquina de lavar roupa: São dois momentos em que a máquina de lavar roupa dispensa água no tanque. Então aproveite essas chances mantendo os baldes posicionados para coletar toda a água descartada.

A água coletada em todas as situações acima pode ser usada na descarga do banheiro, nas atividades doméstica, nos cuidados com as plantas, entre outras atividades. Como vimos são maneiras simples e sem custos que podem ser implantadas em qualquer imóvel facilmente para ajudar a protege o meio ambiente.

São estratégias que ao se tornarem habituais trarão resultados imensos, tanto para o bolso, já que haverá grande economia na conta da água mensal, quanto para o planeta já que essas dicas são atitudes totalmente sustentáveis. Faça sua parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *