Como cuidar das calhas e evitar entupimentos?

Como cuidar das calhas e evitar entupimentos

Você sabe a maneira certa de como cuidar das calhas e evitar entupimentos? Sabemos que as calhas são uma solução eficiente para direcionar o escoamento de água e, assim, evitar transtornos como infiltrações, respingos da água em passagens de pedestres ou mesmo para redirecionamento desta água para um reservatório com a finalidade de reaproveitamento.

Porém, se as calhas estiverem entupidas, elas deixam de ser uma solução, podendo ocasionar os problemas que, até então, elas mesmas evitavam.

Tendo em vista a importância deste tema, neste artigo vamos dar algumas dicas de como cuidar das calhas e evitar entupimentos. Confira!

Sinais de que há entupimento das calhas

Sinais de que há entupimento das calhasAs calhas são projetadas para criar um caminho para a água, que pode ser proveniente da chuva ou de qualquer outra fonte. Desta forma, a velocidade e o volume do escoamento devem ser proporcionais à oferta de água naquele momento. Ou seja: se as suas calhas canalizam água da chuva e em um dia de muita chuva você notar lentidão no escoamento, esse pode ser um sinal de entupimento.

É importante lembrar que o entupimento das calhas pode causar problemas na construção, como infiltrações, danificações na pintura, surgimento de mofo, etc. Além disso, há a questão da saúde e segurança, pois o acúmulo de água parada é um chamariz para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças.

Portanto, ao identificar lentidão no escoamento da água, mofo, goteiras e infiltrações na sua construção, não hesite em chamar uma desentupidora de calhas.

Dicas de limpeza e manutenção para calhas

Dicas de limpeza para calhasAssim como o encanamento do seu imóvel, as calhas também precisa de cuidados e manutenção. Veja como manter as suas calhas limpas e com perfeito funcionamento:

  • Estamos no outono, estação que tem por característica a queda das folhas das árvores que se preparam para reflorescer na primavera. As folhas acumuladas podem formar uma barreira e obstruir completamente o escoamento da água. Por isso, nesta estação do ano é imprescindível realizar a limpeza diária das áreas em torno das calhas para evitar que as folhas se acumulem ou sejam levadas pela água para dentro do sistema de calhas.
  • No período que antecede as chuvas fortes, é muito importante fazer a manutenção preventiva das calhas e limpeza do telhado, evitando maiores despesas e transtornos.
  • Em caso de entupimento, não tente fazer nada sozinho! Entupimento é coisa séria e precisa ser resolvido por um especialista no assunto. Soluções improvisadas como a utilização de fios e ácidos podem piorar ainda mais o problema, além de causar acidentes. Por isso, sempre solicite a ajuda de um profissional.

Com os cuidados acima, você minimiza as chances de entupimento e, consequentemente, de transtornos nos períodos chuvosos.

Como fazer o desentupimento das calhas?

Como fazer o desentupimento das calhasSó há uma maneira de fazer o desentupimento das calhas: chamando uma desentupidora! Temos mais de 60 anos de experiência e somos especializados no desentupimento de calhas.

Trabalhamos sempre com máxima eficiência e segurança, pois nossos profissionais são capacitados para identificarem as soluções mais adequadas e fazem uso das melhores tecnologias do mercado.

Se o seu problema for urgente, não se preocupe: temos atendimento 24 horas para algumas localidades. E mais: após a realização do serviço, você receberá um laudo técnico e o certificado de garantia.

Calhas entupidas? Chame a Roto-Rooter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *