Como desentupir esgoto?

Como desentupir esgoto?

Como desentupir esgoto Uma dúvida que certamente você já teve um dia é como desentupir esgoto?

É comum um cano de esgoto acabar entupindo e isso pode trazer complicações impedindo o uso de pias, lavatórios, vasos sanitários, etc. Quando isso ocorre, em pequena dimensão, é possível tentar algumas soluções caseiras antes de contratar serviços profissionais para resolver o problema. Algumas medidas simples de como desentupir esgoto podem ser feitas por qualquer pessoa para solucionar o entupimento, anote ai!

Fio de Arame

Fio de Arame

O fio de arame pode desentupir o esgoto e é um objeto que normalmente se tem em casa. O aconselhável é que o comprimento do arame não seja superior a um metro, pois o uso indevido do fio de arame, principalmente após as curvas da tubulação pode causar ranhuras e, até, perfuração. Sendo assim, tome muito cuidado para que o arame não danifique o cano. Basta introduzir o arame na canalização e ir movimentando, colocando e tirando, várias vezes, até desentupir.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de Sódio
Esse produto além de ser um grande aliado na cozinha, também auxilia no desentupimento de esgoto. Coloque uma xícara do produto e em seguida água fervente. Com a mistura, ocorrerá um efeito efervescente que irá desentupir o local.

detergente

Detergente

O detergente também ajuda a desentupir no caso de entupimentos simples por sujeira. Coloque o detergente no local e em seguida a água fervente. Os canos serão limpos e desentupidos rapidamente.

Mangueira

Mangueira

A água da mangueira de jardim sai com muita pressão e é ótima para ajudar a desentupir o esgoto. Este truque é acessível e eficaz, só tome cuidado para não arrebentar a canalização com a força da água. É importante ressaltar que dependendo do tipo de entupimento, as medidas básicas que são tomadas não suficientes. Nesse caso, é recomendado contratar profissionais especializados para efetuar a regularização do problema. Muitas vezes para ocorrer o desentupimento, são necessárias aplicações de produtos químicos específicos para este fim e o mais indicado é que seja manuseado por quem já tem a experiência no assunto, Roto-Rooter. A Roto-Rooter já está no mercado a mais de 60 anos e conta com uma equipe altamente qualificada no assunto. Com muito cuidado e higiene, os profissionais localizam o entupimento e removem a sujeira com rapidez e segurança desobstruindo as tubulações e normalizando o fluxo na rede de esgoto.

Mitos e Verdades sobre como desentupir esgoto

Mitos e verdades

Papel higiênico pode ser jogado no vaso sanitário?

Verdade. Desde que em pouca quantidade não há problemas, já que ele irá ser dissolvido pela água. Porém o ideal é evitar, já que acima de determinada quantidade irá gerar sérios problemas à rede de esgoto.

Fio de Cabelo entope o cano?

Verdade. Fio de cabelo entope facilmente o encanamento, portanto, jogue sempre no lixo.

Água quente desentope a pia?

Mito. A água quente apenas auxilia no processo de desentupimento, porém somente o uso da água quente não tem resultado nenhum.

Refrigerante resolve o entupimento?

Mito. O refrigerante pode até ajudar a dissolver restos de comidas, porém não tem o poder de desobstruir por completo.

Como evitar o entupimento

pia-de-cozinha

Pias de Cozinha

Não jogue resto de alimentos e óleo na pia, isso causa o entupimento dos canos. Mantenha sempre o ralo na pia para evitar que restos de alimentos caiam na pia por acidente e escoem pelo ralo.

vaso-sanitario

Vaso sanitário

Neste local é totalmente proibido jogar cabelos, preservativos, absorventes femininos, cotonetes, fraldas e objetos quaisquer. Eles descem facilmente com a descarga, mas provocam o entupimento do esgoto.

tanque-de-lavanderia

Tanque da Lavanderia

Mantenha o tanque sempre com um ralo para evitar que fiapos de roupas, botões ou zíper de roupa escoem pelo encanamento.

rede-de-esgoto

Rede de esgoto

Para evitar o entupimento da rede de esgoto não jogue objetos no vaso sanitário, resto de comida na pia, retire os cabelos acumulados nos ralos do banheiro e faça manutenção periódica.

Você sabe para onde vai seu esgoto?

Você sabe para onde vai seu esgoto? Esse assunto não é muito falado pelas pessoas, muitos até sabem como desentupir esgoto, mas não conhecem o destino final do esgoto.

Toda a água usada no banho, para limpar louças e roupas ou na descarga do vaso sanitário formam o esgoto que é dividido em:

  • Esgoto doméstico – tudo que vem das residências.
  • Esgoto pluvial – águas da chuva
  • Esgoto industrial – tudo que vem das empresas.

Essa separação ocorre para que haja tratamento diferenciado para cada tipo de esgoto. Depois de todo esse processo de separação, os esgotos vão para tubulações próximas de rios, onde serão enviados para uma Estação de Tratamento. Nesta estação será tratado a água até deixá-la em boas condições para o meio ambiente ou para reuso. O sistema de tratamento de esgoto é extremamente importante para a saúde pública e meio ambiente, pois o tratamento adequado do esgoto evita a contaminação de doenças e preservação do meio ambiente.

E se não existir rede coletora de esgotos na região, o que faço com meu esgoto?

E se não existir rede coletora?

Nesse caso, o tratamento deve ser feito por meio de fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro (poço morto), já que é proibido lançar esgoto em galeria de águas pluviais ou córregos sem tratamento prévio.

O ideal neste caso é contar com a ajuda especializada para a solucionar o problema do seu esgoto. Assim o problema será regularizado dentro das normas de preservação do meio ambiente.

Depois de regularizado, mantenha a manutenção e limpeza periódica do local para evitar problemas futuros de entupimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *