Como evitar entupimentos de bueiros

Como evitar entupimentos de bueiros

O que antes era comum de ocorrer em áreas pontuais, hoje as enchentes se tornou um problema nacional, que têm se alastrado por cidades do Brasil todo e que muitas vezes, ocasiona transtornos cada vez piores, devido aos entupimentos dos bueiros. O excesso de lixo jogado nas ruas é um dos motivos relacionados às inundações de casas e ruas, gerando tragédias que poderiam ser evitadas, em muitos casos. Sabemos que as enchentes estão relacionadas a fatores naturais que fogem do controle do homem, mas em contrapartida também pode ser intensificada através da ação humana.

É fato que a função oficial de evitar com que os bueiros entupam é de órgãos governamentais, já que possuem um time de profissionais especializados no trabalho de limpeza preventiva e desentupimentos, visando tornar melhor a vida urbana, ou pelo menos evitar e minimizar os riscos das enchentes. Porém, a população tem o dever e a obrigação de evitar este tipo de problema, tendo atitudes e hábitos que não prejudiquem o ambiente em que vivem. Desta forma, é possível evitar entupimentos de bueiros e minimizar riscos de enchentes em seu bairro, descubra como!

Como evitar as enchentes?

EnchenteExistem algumas ações que são de responsabilidade de órgãos da administração pública que podem prever os grandes estragos que temos vivenciado em tantas cidades do Brasil.

Hoje, já existem recursos que permitem prever inundações em áreas de risco, possibilitando reduzir os desastres relacionados a este fenômeno natural. Além disso, a criação e estruturação de barragens, sistemas eficientes de drenagem, diminuição de geração de lixo, planejamento urbano adequado, entre outras ações específicas, também são pontos fundamentais para o bom funcionamento da cidade, evitando as tragédias causadas pelas enchentes.

As enchentes é um problema preocupante, pois além de causar grandes danos materiais, pode provocar sérias doenças e comprometer a saúde de toda a população. Por isso, não permita que suas ações causem tragédias na vida de milhares de famílias, seja um cidadão consciente!

Dicas para não entupir bueiros

Dicas para não entupir os bueiros

  1. Em hipótese alguma jogue lixo na rua, mesmo quando você estiver com algo descartável e não encontrar nenhuma lixeira por perto. O recomendável é guardar este objeto na bolsa ou no próprio bolso até encontrar um local adequado para o descarte, mesmo que tenha que levar até sua casa. Faça um esforço, vale a pena!
  2. As crianças são nosso espelho, portanto, se você faz algo errado, certamente elas também farão. Assim, eduque a criançada desde cedo através de brincadeiras ou jogos lúdicos e explique as consequências de jogar lixo nas ruas. Aproveite também para exercitar a prática da reciclagem e orientar sobre as regras da coleta seletiva.
  3. Uma atitude nobre é colocar uma lixeira na frente de seu imóvel para descarte do lixo produzido em seu lar. Isso evitará que os animais da rua remexam o lixo, fazendo aquela sujeira desagradável e principalmente que nos dias de chuva, a água arraste os resíduos para os bueiros, causando entupimentos e consequentemente os alagamentos.
  4. Seja adepto aos programas de reciclagem. Analise os objetos que pretende descartar e veja se não poderiam ser usados de outra maneira, como por exemplo, madeiras serem utilizadas como objetos decorativos ou até mesmo móveis reciclados. Caso não seja possível, descarte em locais adequados, como Postos de Coletas que hoje estão espalhados pelos bairros.
  5. Se existe esta possibilidade, que tal manter um lindo jardim no quintal de sua casa? Esta atitude irá ajudar a diminuir o fluxo de água da chuva que fica acumulada nos bueiros, além disso, as flores podem ser interessantes para tornar o clima agradável e embelezar seu lar!
  6. Seja amigo da vassoura: crie o hábito diário de varrer a sua calçada evitando que galhos e folhas secas de árvores próximas à sua residência sejam carregados para os bueiros quando a chuva vier.

Bueiro entupido: quem deve resolver o problema?

Bueiro entupidoSe você se deparar com este tipo de problema, pode e deve acionar o órgão responsável pelo saneamento básico de sua cidade. Como o bueiro faz parte do sistema de esgoto que está do lado de fora das casas, a população não tem responsabilidade de resolver este tipo de situação. É claro, que é importante a conscientização de todos os moradores do local sobre a relevância das práticas de descarte correto do lixo.

Não se deve descartar lixos residenciais e objetos diversos nas ruas de forma indevida. Para cada tipo de lixo já há um destino correto, sendo importante a compreensão de todos quanto a esta questão. Faça sua parte e contribua para uma sociedade mais limpa e livre de doenças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *