Como funciona uma estação de tratamento de esgoto?

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

Grandes indústrias e empresas de diversos segmentos já perceberam a importância de cuidar do planeta e se preocupam em ajudar diretamente nesta missão, investindo em estação de tratamento de esgoto. E você sabe, como funciona uma estação de tratamento de esgoto?

A instalação de uma estação de tratamento de esgoto permite o reúso dentro da própria organização, gerando considerável economia e fortalecendo a imagem da corporação quando o assunto se trata de preocupação com o meio ambiente.

Uma estação de tratamento de esgoto funciona por meio da utilização de técnicas e processos físicos, químicos ou biológicos que visam separar os efluentes e possibilitar o reaproveitamento da água. Uma análise feita por técnicos especializados classifica e caracteriza os resíduos para então determinar quais as práticas que serão adotadas.

A escolha do procedimento a ser utilizado, que incluem a captação e armazenamento, dependem da origem e composição dos resíduos despejados, o que pode também determinar se haverá o reúso da água para fins não potáveis ou se o melhor caminho é o descarte de forma segura, sem prejuízo de contaminação para o solo.

A importância do tratamento de esgoto

Instalação de tratamento de esgoto

A importância do tratamento de esgoto tem ligação direta com dois pontos de interesse de qualquer empresa nos dias atuais: controle dos gastos financeiros e moderação na utilização dos recursos naturais.

Do ponto de vista econômico, o reúso da água a partir da implantação de uma estação de tratamento de esgoto, permite ampliar a lucratividade da organização, possibilitando que reinvestimentos sejam feitos na ampliação da produção, no caso das indústrias, ou na melhoria dos serviços, como no âmbito dos shopping centers, por exemplo.

A respeito do meio ambiente, o tratamento do esgoto reforça o compromisso da corporação com atitudes de caráter sustentável e contribui diretamente com a saúde pública, evitando a poluição e o descarte incorreto de efluentes que podem causar doenças e infecções, um ganho de imagem valioso perante a sociedade.

Como é feita a instalação de tratamento de esgoto

Obras tratamento de esgotoA instalação da estação de tratamento de esgoto segue critérios específicos e especificamente na cidade de São Paulo e Minas Gerais, a Roto-Rooter já oferece este serviço seguindo as normas vigentes e obedecendo aos mais exigentes padrões de qualidade, fazendo da empresa uma referência nacional no assunto.

Todo o esgoto oriundo de vasos sanitários, pias de banheiros e cozinhas, além dos resíduos das linhas produtivas são captados e direcionados para os reservatórios implantados, dando início aos tratamentos planejados até a finalização do processo, quando a água é liberada para reaproveitamento.

Todo o projeto é estabelecido visando baixa manutenção e, no caso do reúso, garantindo que a água tratada esteja em condições de ser utilizada livremente para limpeza de pátios e pisos, descargas sanitárias, irrigação de jardins, combate a incêndios, entre outras utilidades.

Com mais de 60 anos no mercado de desentupimentos, e pioneira na remoção, transporte e tratamento de efluentes, a Roto-Rooter oferece o serviço de instalação de estação de tratamento de esgoto para toda a cidade de São Paulo e para o estado de Minas Gerais com diferentes modelos de contrato que permitem flexibilidade e adaptação conforme a realidade e a necessidade de seus clientes.

Para mais informações, fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *