Cuidados ao realizar a dedetização

Cuidados ao realizar a dedetização

A dedetização tem como objetivo eliminar pragas urbanas, como mosquitos, baratas, formigas, cupins, ratos, entre outros insetos de ambientes residenciais e comerciais. E para se livrar de vez desses insetos e animais indesejados é preciso tomar alguns cuidados ao realizar a dedetização para evitar prejuízos econômicos, ao meio ambiente e principalmente ao homem.

A realização da dedetização é feita com produtos específicos para cada tipo de praga existente no local, por isso é importante identificar qual é o foco da dedetização para que essa seja assertiva.

As pragas urbanas mais comuns

Pragas urbanas mais comuns

  • Mosquitos: Aparentemente parecem inofensivos, mas são transmissores de muitas doenças perigosas para a saúde do homem, como a febre amarela e a dengue.
  • Baratas: É um bichinho nojento que se aloja em lugares escuros e normalmente contaminam os alimentos da casa, causando alergias e até disenteria.
  • Formigas: É muito comum encontrá-las nas pias e nos armários residenciais e transmitem muitos micróbios.
  • Cupins: Os cupins se espalham pelos móveis, estruturas de madeiras e derivados com muita facilidade, podendo destruir por completo o local.
  • Ratos: Os ratos são muito perigosos para a saúde humana, pois são transmissores da doença leptospirose.

Conheça outras pragas urbanas em nosso post sobre como se prevenir de pragas urbanas.

Cuidados sobre o local da dedetização

Cuidados sobre o local da dedetização

As informações sobre o local são imprescindíveis para que os técnicos realizem um trabalho com qualidade. As informações mais importantes são: tamanho do local – seja residência, comércio ou prédio -, número de moradores e/ou frequentadores, se há plantas no local, se há refeitório próximo ao local no caso de empresas, bem como a descrição do tipo de infestação existente.

Por isso ao entrar em contato solicitando o serviço é importante passar detalhes sobre o local afetado para o técnico ter uma dimensão do grau de infestação e implantar as medidas adequadas de proteção, para não prejudicar a saúde das pessoas que passarem pelo local.

Informações para a avaliação técnica

Avaliação técnica

  • Importante saber se a aplicação será em imóvel residencial ou comercial, para identificar as necessidades de cada local.
  • Qual o tipo de praga urbana a ser eliminada, se é barata, formiga ou cupim, por exemplo.
  • Qual é o ambiente afetado, no caso de residências, quarto, cozinha ou quintal por exemplo.
  • Qual a tamanho do ambiente a ser realizada a dedetização.
  • Se já foi efetuado esse procedimento alguma vez.
  • Se há idosos, crianças ou animais no local.
  • Se há plantas próximas ao local afetado.
  • No caso de empresas, se o local afetado fica próximo ao refeitório.
  • Se o ambiente a ser realizada a dedetização é aberto ou fechado.

Ações a serem tomadas antes da dedetização

Ações tomadas antes da dedetização

  • É importante que o local fique vazio durante a aplicação e permaneça assim por 12 horas. Principalmente idosos, crianças e animais não devem estar no momento da aplicação do produto.
  • Limpe a área a ser dedetizada um dia antes do serviço, para garantir a fixação do produto de dedetização nos locais afetados.
  • No caso de infestação de pragas em guarda-roupas e gavetas, é preciso retirar todas as roupas do local.
  • Retire os alimentos, louças e utensílios para evitar contato com o veneno.

Produtos e máquinas usadas

Máquina utilizada

Os métodos usados na dedetização variam entre gel ou pulverização, sendo que alguns possuem cheiro e outros não. Para cada tipo de produto há uma recomendação específica, da mesma forma que para cada tipo de praga há um tipo de produto apropriado. Além disso, todos os equipamentos usados na dedetização são modernos e eficientes no controle das pragas, eliminando com precisão o problema de seu imóvel.

Na aplicação em rodapés e ralos é indicada a pulverização, devido a abrangência dos produtos. Nos casos de infestação, o mais vantajoso é aplicação em gel, pois se tratam de um locais menor para ser utilizado.

Um exemplo é a dedetização das formigas, onde o mais eficiente é a aplicação de gel, pois atrai a colônia toda para o local, bastando aplicar o gel no local em que elas ficam não sendo necessário aplicar em toda a casa.

Dúvidas mais frequentes

Dúvidas frequentes

O que fazer se eu tiver contato com o produto após a dedetização?

Após a secagem do produto não tem problema encostar-se ao local dedetizado. Agora, caso o contato ocorra quando o produto ainda está molhado, lave a região com água e sabão. O mais indicado é ficar fora do imóvel pelo período de 12 horas para evitar problemas desse tipo.

Qual o melhor horário para fazer a dedetização?

A escolha do horário fica por conta do que é melhor para o cliente, o ideal é escolher um horário em que você possa ficar fora do imóvel por um tempo suficiente para os produtos evaporarem. Por exemplo, empresas podem fazer a dedetização em finais de semana.

Qual o custo de uma dedetização?

O preço varia de acordo com o tamanho do local afetado e tipo de praga, portanto, é necessário passar todas as informações sobre o problema para que o técnico possa avaliar e passar o valor do serviço.

Precisa lavar o imóvel após a dedetização?

Não é preciso fazer limpeza pesada após a aplicação. O ideal é que não seja lavado o ambiente por 48 horas para garantir a eficiência da aplicação dos produtos. Lembrando que  eventualmente algumas pragas podem aparecer mortas próximas ao local da aplicação, basta apenas varrer a região.

O produto usado na dedetização mancha paredes?

Os produtos não causam manchas nas paredes, móveis ou tecidos, não precisa se preocupar.

Profissionais qualificados

Todos os profissionais Roto-Rooter são especializados em dedetização para fornecer um atendimento preciso e de qualidade.

Prezamos pela segurança de nossos clientes e por isso, além de informar por telefone o nome do técnico que irá até o local, todos os profissionais vão uniformizados para melhor identificação e usam todos os equipamentos necessários de segurança, como óculos de proteção, luvas, máscara e botas.

Recomendamos que não faça dedetização em seu imóvel por conta própria, isso é muito perigoso. Conte com quem entende do assunto e é referência no mercado atendendo todas as normas técnicas prezando pela sua saúde e segurança.

Confie nos profissionais da dedetizadora e desentupidora Roto-Rooter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *