Desperdício de água: saiba como evitar

Desperdício de água: saiba como evitar

A água é um dos elementos principais para a sobrevivência do homem já que é indispensável no bom funcionamento do organismo, na higiene pessoal, na preparação dos alimentos, além de útil nas atividades domésticas. Percebe o quanto ela é importante? Então, conheça um pouco mais sobre o risco do desperdício de água: evite e economize.

Você deve estar se perguntando, se mesmo com tanta informação a respeito desse assunto as pessoas ainda continuam desperdiçando água?

E a resposta é sim, apesar de ser um recurso tão precioso e estarmos vivendo diante de um cenário catastrófico com a falta da água em diversas regiões do Brasil, a população não tem consciência da importância em cuidar desse bem. É comum o mau uso e desperdício todos os dias da água nas residências e empresas.

Saiba como não fazer parte dessa parcela da população que ainda contribui para a escassez da água.

Vilões do desperdício de água

É possível reduzir o consumo da água, mudando alguns hábitos em que é desperdiçada muita água e muitas vezes não existe essa consciência. Nas residências são muitos os vilões do desperdício de água e você pode mudar essa história, ajudando o planeta e principalmente seu bolso.

Confira quem são os principais vilões do desperdício de água:

  • Vazamentos: Sabe aquele vazamento da sua torneira que está te incomodando há dias, mas que você ainda não teve tempo de arrumar? Por dia essas gotinhas que caem da torneira podem acumular até 40 litros de água, portanto, priorize o conserto.
  • Banho: Um simples banho de 15 minutos consome em média 243 litros de água. É muito desperdício para uma ação que pode durar menos tempo, é só questão de hábito.
  • Vaso sanitário: Considerado uma das maiores fontes de desperdício de água, fique de olho para evitar vazamentos. No caso de uma válvula desregulada pode haver desperdício de até 14 litros de água por descarga.
  • Louça: Deixando a torneira aberta enquanto ensaboa a louça é consumido em média durante 15 minutos 117 litros de água, imagine a quantidade de água que escoa, literalmente, pelo ralo ao lavar muitos utensílios.
  • Escovar os dentes: O hábito de deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba, desperdiça 12 litros em apenas cinco minutos.

Dicas básicas para evitar o desperdício

Dicas básicas para evitar o desperdício

  • Louça: Deixe a torneira desligada enquanto ensaboa pratos e talheres, só abra na hora de enxaguar a louça.
  • Banho: Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos, a economia pode chegar a até 162 litros.
  • Reaproveitamento da água: Use a água dispensada pela máquina de lavar roupa nas atividades domésticas. Veja nosso post sobre água de reuso para obter dicas de como reaproveitar a água.
  • Calçadas: Vire amiga fiel da vassoura e corte relação de vez utilizar a mangueira.
  • Lavar o carro: Na hora da limpeza do carro, utilize baldes e panos para ajudar na economia da água.
  • Plantas: Use o regador para molhar as plantas em vez da mangueira.
  • Captação da água da chuva: Se possível aproveite a água da chuva nas atividades domésticas.

Dicas para indústrias, escritórios e comércios

Dicas para indústrias

A crise hídrica também afeta diretamente as empresas e por isso é importante tomar algumas medidas como forma de economizar e cortar o desperdício da água.

Confira dicas para empresas e comércio reduzirem o consumo da água:

  • Torneiras: trocar torneiras simples por modelos de pressão ou modelos de sensor economiza bastante no final do mês.
  • Descarga: Já existem no mercado descargas com duplo acionamento, onde são usados 3 litros para dejetos líquidos e 6 para sólidos, uma economia significativa.
  • Redutores: Essas pecinhas dão um resultado tremendo, diminuindo a quantidade de saída das torneiras, é uma ótima saída.
  • Vazamentos: Fique atento para identificar se não há nenhum vazamento alocado nas dependências da empresa. Caso encontre ou suspeite de vazamentos, entre em contato com a Roto-Rooter para solucionar o problema.
  • Reuso da água: Faça o reaproveitamento da água nas atividades que não necessitam da água potável. Você pode usar para lavar pátios e banheiros, por exemplo.
  • Programas de conscientização: Faça campanhas de reeducação dos funcionários quanto a essa questão. Gincanas e competições também é uma forma de engajar e motivar a equipe nessa missão.

Como visto, são dicas simples e fáceis de aplicar nas residências e nas empresas, trazendo benefícios enormes, tanto pessoais, já que a economia reflete no bolso, na hora de pagar a conta no fim do mês, como para o planeta.

É preciso que todos tenham a consciência que a água é um recurso que está cada vez mais escasso e pode trazer sérios riscos para a sobrevivência da humanidade, principalmente para as próximas gerações. Para evitar problemas, você pode chamar a desentupidora Roto-Rooter para localizar e corrigir vazamentos de forma prática e com segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *