Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

As questões ambientais influenciam diretamente na qualidade de vida da população mundial e a preocupação com esse assunto já é discutida há décadas. O tema é tão importante que em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado todo dia 5 de junho e chama a atenção para a necessidade de cuidar e preservar os recursos naturais existentes, hoje tão degradados pelo ser humano. Falta consciência da sociedade e do governo em relação às ações diárias que comprometem e destrói o ambiente, como o descarte inadequado do lixo, a falta da implantação da coleta seletiva em todas as regiões, o desperdício da água, entre outras ações, que causam grande impacto ao planeta.

Infelizmente, somente no Dia Mundial do Meio Ambiente é que as pessoas praticam ações corretamente ecológicas, jogando lixo no local certo, economizando água e energia, mas essa mudança não deve ser somente nesse dia, mas diariamente.

Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2015

Água e desenvolvimento sustentável

A cada ano, o tema do dia mundial do meio ambiente muda, e o de 2015 é “Água e Desenvolvimento Sustentável”. A escolha do tema é baseada na urgência e necessidade atual do planeta, o que justifica a escolha do tema para esse ano, já que estamos passando pela pior crise hídrica dos últimos tempos.

Nesse dia são realizadas palestras e campanhas educativas sobre o assunto em vários grupos e associações. Por exemplo, em escolas é motivado o desenvolvimento de trabalhos pelos alunos que retratem a consciência ambiental. Para a preservação do planeta, as atitudes individuais e coletivas em relação ao uso dos recursos ambientais são imprescindíveis.

Porém é importante lembrar que o governo deveria incentivar essas ações durante todo o ano, orientando a sociedade quanto à necessidade de mudar os hábitos, através de campanhas educativas. Cabe uma reflexão por parte de todos que algo tem que ser feito para manter e preservar os recursos naturais para as próximas gerações.

É tão necessária essa mudança que a natureza já dá sinais de alerta, por meio de constantes enchentes desastrosas, deslizamentos que deixam centenas de famílias desabrigadas, furacões, entre outros fenômenos.

O que você pode fazer para cuidar do planeta?

Pequenas atitudes podem fazer grande diferença para o meio ambiente. Listamos algumas ações para contribuir na preservação dos recursos naturais que podem ser feitas na sua casa:

Torneira sendo fechada Preserve a água: Feche a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça. Reduza ao máximo o tempo do banho. Saiba reaproveitar a água da máquina de lavar para outras atividades domésticas, como lavar o chão.
Interruptor de luz sendo apagado Preserve a energia: Desligue as luzes ao sair de um ambiente por muito tempo. Desligue também os aparelhos eletrônicos que não estiverem em uso, como televisão, rádio e computadores.
Lixo reciclável Ajude na reciclagem: Separe o lixo para que seja reciclado para Coleta Seletiva de sua cidade. Aprenda a reutilizar itens considerados descartáveis para a confecção de novos produtos, como bancos e utensílios.
Carona solidária Carona solidária: O gás gerado pelos veículos prejudica a atmosfera. Portanto, quando for possível, ofereça carona para seus colegas que more perto de você, além de ajudar o ambiente, você ainda reforça os laços de amizade e até pode criar novos.
Pessoas plantando árvores Plante árvores: Se você tiver um quintal com espaço, plante árvores, pode ser uma terapia, além de ajudar o planeta. E também entre em contato com ONG’s que precisam de voluntários para plantar árvores em parques e praças.

E as empresas, como podem ajudar o planeta?

Prédio comercial sustentável

As empresas também podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Readequar os processos, implantando coleta seletiva e técnicas de reuso da água são algumas das diversas ações que podem ser tomadas pelas empresas.

Além disso, podem ser desenvolvidas campanhas educativas de incentivo aos funcionários, que enfatizem a importância dos cuidados com a natureza. Além de prezar pela prestação de serviços com qualidade, a desentupidora Roto-Rooter se preocupa com as questões ambientais e apoia todas as ações sustentáveis.

Saiba mais sobre a nossa contribuição acessando a Roto-Rooter Ambiental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *