Diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção

Diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção

Todo imóvel possui peças importantes que formam o sistema de esgoto e entre esses elementos destacam-se pela funcionalidade a caixa de gordura e a caixa de inspeção. Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesses componentes, mas você sabe qual é a real diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção?

Ainda existem muitas dúvidas a respeito desse tema e muitas pessoas confundem a funcionalidade desses pequenos tanques. Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto da cozinha é ligado à caixa de gordura e o esgoto dos banheiros e área de serviço ligado à caixa de inspeção.

Para sanar todas as dúvidas e conhecer em detalhes o funcionamento desses componentes, preparamos esse post especial para que você possa entender exatamente a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção.

O que é caixa de gordura?

O que é caixa de gordura?

A caixa de gordura é instalada após a coleta de esgoto das pias e tem um papel importantíssimo de evitar entupimentos. Quando a gordura fica fria, ela forma uma crosta que se fixa nos canos e tubulações, impedindo a passagem do esgoto e essa é a função da caixa de gordura, evitar a formação dessas crostas e consequentemente os entupimentos.

Assim, o papel da caixa de gordura é filtrar essa gordura despejada nas pias, impedindo que seja destinada para o esgoto, evitando futuros entupimentos.

O processo é simples, dentro da caixa de gordura fica um pouco de água e quando o líquido gorduroso entra pelo tubo da caixa, passa por esse sistema de água e sai pelo lado oposto, já sem a gordura.

É importante que sua instalação seja feita em local ventilado e de fácil acesso, para no caso de entupimentos, seja fácil a realização da abertura do tanque e resolução do problema. Além disso, a tampa deve permanecer sempre fechada, evitando a entrada de pragas urbanas.

O que é caixa de Inspeção?

O que é caixa de inspeção?

A caixa de inspeção também é um pequeno tanque que tem a função de receber o esgoto de locais que não possuem gordura, como, por exemplo, banheiros e áreas de serviço do imóvel. Como seu nome diz, o papel dessa caixa é inspecionar problemas que possam se tornar futuros entupimentos no esgoto, antes de chegar à rede pública.

Esse tanque é muito importante dentro do sistema de esgoto de um imóvel, pois é a partir dessa caixa que é possível identificar a necessidade de manutenções.

Como limpar?

Como limpar caixa de gordura

Caixa de gordura: O ideal é realizar a limpeza da caixa de gordura a cada seis meses de forma simples. Basta retirar o excesso da gordura acumulada e descartar no lixo orgânico. Lembramos que não é permitido jogar essa gordura no vaso sanitário, pois ela irá voltar para o seu sistema de esgoto.

Não esqueça que a falta de limpeza da caixa de gordura pode ocasionar transtornos posteriores como transbordamento do esgoto, entupimentos e mau cheiro. Para mais detalhes de como limpar sua caixa de gordura, clique aqui.

Como limpar caixa de inspeção

Caixa de inspeção: Assim como a caixa de gordura, é recomendado que a limpeza da caixa de inspeção seja realizada a cada seis meses. Mais simples que a caixa de gordura, levante a tampa e observe se há detritos que estejam impedindo a passagem do esgoto e caso tenha, retire e descarte no lixo orgânico.

Ressaltamos que todo trabalho de limpeza desses tanques deve ser realizado com segurança, por isso utilize luvas para se proteger de possíveis contaminações por bactérias. 

Profissionais da Roto-Rooter

Como os serviços de limpeza e desentupimento podem ser difíceis dependendo do local onde foram instalados, é recomendado a contratação de uma equipe técnica especializada para a realização, e a Roto-Rooter possui profissionais qualificados para a função.

Com equipamentos modernos e treinamentos constantes, os profissionais da desentupidora Roto-Rooter são capacitados para a realização de todos os serviços de limpeza de caixa de gordura e caixa de inspeção, além de serviços de desentupimento variados. Conte com nossos profissionais para ter a melhor garantia no correto funcionamento da rede de esgoto de sua casa ou estabelecimento comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *