Economize água evitando vazamentos

Economize água evitando vazamentos

Economize água evitando vazamentos

A frase do momento é “economia de água”, já que estamos enfrentando a pior crise de falta de água de todos os tempos. Você já deve ter pensado em quais atitudes tomar como cidadão e contribuir na economia do uso da água, não é mesmo? Pois bem, além da economia no uso da água que deve ser feita por todos usando o bom senso, evitar vazamentos é algo que deve ser observado com atenção.

 Para que você economize água evitando vazamentos, devem ser verificadas todas as canalizações existentes na casa/empresa periodicamente. Essa manutenção pode ser realizada por equipe especializada de Caça Vazamentos que através de sua vasta experiência no mercado, identificam vazamentos não visíveis nas tubulações. Os benefícios serão vitais para o seu bolso e para o planeta, portanto, economize água evitando vazamentos.

 

Como detectar um vazamento

Como detectar um vazamento

Economize água evitando vazamentos simples que podem passar despercebidos e estarem consumindo grande quantidade de água desnecessariamente. Saiba como:

Verifique o registro

  •  Verifique o registro: Para detectar se existe algum vazamento, feche todas as torneiras e registros, trave a boia da caixa da água e marque o nível da água. Depois de aproximadamente 1hr, verifique se o nível do marcador baixou, caso positivo, está confirmado de que existe vazamento.
  •  Verifique o vaso sanitário: Um teste simples para identificar vazamentos no vaso sanitário é jogar cinzas de cigarro ou um pouco de café. Se a cinza ou café ficar depositadas no fundo do vaso não há vazamentos, ao contrário, existe algum vazamento na válvula ou caixa de descarga.

Verifique a tubulação

  • Verifique a tubulação: Para identificar vazamentos na tubulação, analise se existe aparecimento de mofo, umidade e desprendimento do revestimento (azulejo ou pintura).

É importante lembrar que dependendo da gravidade do vazamento, o conserto pode ser perigoso e causar danos físicos e financeiros. Por isso, caso você não se sinta seguro para realizar a regularização deste problema, contrate profissionais especialistas da Caça Vazamentos Roto Rooter.

Vilões de Vazamentos

Vilões de vazamentos

Fique atento à sua conta mensal e caso tenha aumento de consumo de água exagerado, é fato que existe algum vazamento em sua casa/empresa. Existem alguns vilões de vazamentos que certamente parecem inofensivos, mas que refletem negativamente na conta de água no final do mês. São eles:

  • Torneira pingando: Uma torneira pingando aparentemente não está gastando muito, porém ao contrário do que se pensa, pode chegar a gastar mais de 46 litros de água por dia.
  • Vasos sanitários: Há sempre uma fuga de água no vaso sanitário, fique atento. As caixas de descargas são mais indicadas para evitar possíveis vazamentos.
  • Canos danificados: Se perceber fuga de água, por menor que seja, troque o cano danificado imediatamente.

Reaproveitamento da água

É possível fazer o reaproveitamento da água e economizar bastante nas tarefas do dia-a-dia que exigem o uso da água. São muitas as ideias que podem ser implantadas de forma simples que vão colaborar diretamente para que toda a sociedade tenha uma vida melhor. Para implantar as sugestões abaixo, é preciso apenas baldes ou recipientes limpos, diminuindo cerca de 40 a 50% do desperdício. Conheça algumas sugestões e mãos à obra:

Coleta de água da chuva

  • Água da máquina de lavar: A água da máquina de lavar roupas pode ser reaproveitada para colocar outras roupas de molho, lavar o chão, quintal, calçadas, lavar tapetes e sapatos.
  • Coleta de água da chuva: A água coletada da chuva pode ser usada para regar as plantas do jardim, lavar o quintal e calçadas. Veja mais abaixo outra informações sobre coleta de água da chuva.
  • Água do banho: A água do banho pode ser reaproveitada para usar na descarga do vaso sanitário, o que irá gerar uma economia de quase 6 litros de água.

O que fazer para economizar água?

O que fazer para economizar água

Além do reaproveitamento adequado da água, algumas medidas podem ser tomadas no dia-a-dia, gerando economia de água. Basta começar a mudar os hábitos que os resultados serão incríveis.

  • Banhos: Desligue o chuveiro quando estiver ensaboando o corpo ou esfregando os cabelos. Por mais irresistível que seja é possível reduzir o tempo do banho, isso já fará uma enorme diferença.Escovar os dentes
  • Louça: Mantenha a torneira fechada quando estiver ensaboando as louças. Uma dica é deixar a louça de molho em um recipiente com água e sabão, desta forma a sujeira mais grossa é retirada facilmente.
  • Escovar os dentes: O velho hábito de deixar a torneira aberta aos escovar os dentes gera um grande desperdício de água. Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e ao abrir a torneira, abra somente um pouquinho da torneira, assim, o fluxo e o desperdício de água são menores.
  • Lavar as mãos: Lave rapidamente as mãos e ao ensaboá-las, mantenha a torneira fechada.
  • Use mais a vassoura: A vassoura limpa tão bem quanto à água e o trabalho de limpeza é mais rápido e prático, por isso opte pela vassoura para limpar calçadas e quintal. Se usado a mangueira em apenas 15 minutos o desperdício é de 280 litros.Use mais vassoura
  • Cuidado na quantidade de água colocada para beber: Coloque no copo a quantidade suficiente para matar sua sede, evitando jogar fora água do copo, caso não aguente beber toda a água.
  • Redutores: Uma dica é instalar redutores nas torneiras da casa ou empresa para diminuir o fluxo da água e consequentemente o consumo dela.

Como coletar água da chuva

Como coletar água da chuva

A água da chuva pode ser reutilizada em várias tarefas do dia-a-dia. Se você puder coletar esta água, irá gerar uma economia tremenda em sua casa. Essa coleta pode ser realizada através de um sistema instalado nas calhas que direcione a água para um algum tipo de reservatório, como uma caixa d’água ou barril de plástico ou de metal e de preferência com uma torneira, para facilitar a retirada da água, quando for necessário utilizá-la. Esta água armazenada pode ser usada em diversos fins, como regar plantas e na faxina em geral da casa. A economia será visível em sua conta e você ainda está ajudando a preservar a saúde do nosso planeta!

 

Mitos e Verdades sobre Economia de Água

Mitos e verdades sobre economia de água

A água da chuva é limpa. – Mito. A água da chuva carrega todos os poluentes do ar e do chão, por isso não é limpa e não pode ser ingerida. Em regiões rurais, o nível de poluição do ar é menor, porém mesmo assim a água da chuva não é própria para ser ingerida.

O banho é um dos grandes consumidores de água. – Verdade. Os banhos demorados geram grande desperdício de água. Em cinco minutos com o chuveiro aberto são consumidos em média 60 litros de água.

Água de reuso é limpa. – Mito. A água de reuso não é potável e não pode ser consumida, sua função é substituir a água potável em uso de tarefas domésticas.

Pequenos buracos no encanamento geram grande desperdício. – Verdade. Por menor que seja, o desperdício é grande. Para você ter ideia, um buraco de 2 mm, chega a desperdiçar 3,2 mil litros de água no dia.

Som como de assovios em tubulações é sinal de vazamento. – Verdade. Se houver som de assovios é um sinal de que existe vazamento, neste caso, procure imediatamente uma equipe especializadas da Caça Vazamentos da desentupidora Roto-Rooter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *