Entupimento das galerias: como a população pode evitar

Entupimento das galerias de esgoto

O esgoto gerado pelas residências e indústrias, quando descartado incorretamente, pode causar entupimentos nas galerias, ocasionando graves danos à saúde pública. Para evitar esse transtorno é preciso medidas preventivas do governo e da população. Mas, como a população pode evitar o entupimento das galerias de esgoto?

Por meio de algumas ações simples tomadas no dia-a-dia, o entupimento das galerias de esgoto pode ser evitado por toda a população, eliminando as possibilidades de sujeira, odores fortes e contaminação, causados pelos transbordamentos de esgotos.

Para melhor compreensão dessa tarefa, primeiro é preciso entender sobre a importância do sistema de tratamento de esgoto. Vamos lá!

A importância do sistema de coleta e tratamento de esgoto

Estação de tratamento de esgoto

O esgoto é composto de resíduos gerados nas pias, ralos e vasos sanitários de residências e comércios. Depois de passar pelas caixas de esgoto do imóvel, são despejados na rede pública, onde é direcionado às estações tratamento.

Na rede pública de esgoto há uma separação entre esgoto doméstico, esgotos oriundos das chuvas e indústrias, sendo encaminhados para tratamento adequado, para que posteriormente seja descartado corretamente no meio ambiente. O tratamento adequado permite:

  • Possibilita reutilizar a água para outros fins adequados.
  • Evita irradiação de bactérias e transmissores de doenças
  • Evita a poluição ambiental.
  • Do ponto de vista econômico, favorece a valorização imobiliária da área urbana.
  • Indiretamente, aumenta a vida média da população através da diminuição de doenças.

O que causa o entupimento das galerias nas cidades

Depósito de lixo

A maior parte do esgoto é constituída por água que acaba carregando resíduos sólidos pelos encanamentos. Por isso é importante tomar alguns cuidados ao descartar o lixo, evitando que se acumule, provocando o entupimento do esgoto.

Nas ruas, o lixo comum, papelão, garrafas pets, dentre outros objetos, são levados com a ajuda da chuva até as “bocas de lobo”, que se prendem às grades, impedindo a passagem da água ou pior ainda, acumulando na extensão do encanamento, entupindo as galerias de esgoto. Já nas residências são os resíduos sólidos descartados indevidamente nas pias, vasos sanitários e ralos que causam os entupimentos, além do mau cheiro.

Entre as causas mais comuns de entupimento estão:

  • Descarte irregular de materiais, como plástico, madeira e papelão.
  • Ter uma única saída para o esgoto doméstico e esgoto pluvial.
  • Aglomeração de lixo em terrenos abandonados.
  • Acúmulo de entulhos nas proximidades dos rios.

Cuidados para evitar o entupimento das galerias

Coleta seletiva

  • Não use o vaso sanitário como lixeira, descarte corretamente os objetos inutilizáveis diretamente no lixo. Confira nosso post sobre itens causadores de entupimento.
  • Evite jogar o óleo usado na preparação dos alimentos diretamente no ralo da pia. O acúmulo do óleo pode criar uma crosta e causar entupimentos.
  • Tenha uma saída adequada para a água da chuva, pois quando direcionada para uma única saída, o grande volume da água, principalmente em épocas de chuvas, gera o transbordamento do esgoto.
  • Retire os restos de comidas ao lavar a louça da cozinha para evitar que esses resíduos sejam dispensados indevidamente na rede de esgoto.
  • Tenha sempre ralos sifonados nas saídas das pias, banheiros e chuveiros para bloquear a passagem de materiais sólidos indevidos nas tubulações.
  • Nunca jogue lixo na rua, além de ser desagradável, é considerado crime ambiental. Oriente as crianças para que desde cedo elas saibam a importância do descarte correto do lixo.
  • Faça parte da coleta seletiva, separando os lixos de forma adequada.

Tomando esses cuidados, evita-se sujeira e mau cheiro causado pelo transbordamento do esgoto, além de afastar as pragas e insetos como ratos, baratas, mosquitos que podem causar sérias doenças para a sociedade.

Desentupimento de grande escala

Caminhão de desentupimento

Com o crescimento acelerado da população é necessária uma infraestrutura adequada da administração pública para cuidar do saneamento básico da população. A limpeza das ruas e bueiros dos bairros é responsabilidade da prefeitura e o desentupimento é realizado por equipes de limpeza. Para a desobstrução das galerias são usados equipamentos específicos com sistemas de hidrojateamento, que garantem a limpeza rápida sem causar danos às tubulações próximas.

A prefeitura realiza esse trabalho algumas vezes no ano, podendo contar com a desentupidora Roto-Rooter para a realização dos serviços, porém como não é um trabalho periódico é preciso que a população colabore evitando jogar lixo nas ruas e bueiros, para que não haja entupimento das galerias e principalmente o acúmulo de insetos e pragas transmissores de doenças. Um fator agravante é os bueiros sem tampa, que facilitam a entrada de lixos, além de ser um perigo às pessoas que circulam nas imediações, principalmente às crianças. Caso você tenha um caso como esse no seu bairro, contate imediatamente à prefeitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *