A importância da limpeza da caixa d’água

Importância da limpeza da caixa d'água

Você já parou para pensar sobre a importância da limpeza da caixa d’água de seu imóvel? Certamente não, e isso é muito comum, já que a caixa d’água fica longe do nosso raio de visão e com o dia a dia corrido, acabamos esquecendo a sua existência e a importância de sua limpeza.

A caixa d’água é o local de armazenamento de toda água potável tratada, recebida pelo sistema de abastecimento da cidade e por isso é extremamente importante ter alguns cuidados para garantir o consumo saudável do líquido.

Entenda que é de sua responsabilidade garantir a qualidade da água a ser consumida na sua casa, já que a água vem tratada, pronta para o consumo e caso o armazenamento não seja correto, não haja limpeza adequada, a água pode ser distribuída com agentes transmissores de doenças para toda a sua família.

Agora que você já entendeu a importância da limpeza da caixa d’água, conheça dicas valiosas para te auxiliar nessa tarefa.

Perigos em ter caixa d’água suja

Perigos em ter caixa d'água suja

É importante manter a tampa bem fechada para evitar que baratas, ratos e mosquitos adentrem e se abriguem na água, transmitindo sérias doenças, como a dengue, diarreias, hepatite A, entre outras.

Além disso, outro ponto fundamental de segurança para a saúde é cuidar da limpeza do reservatório para evitar acúmulo de sujeira e também a proliferação de bactérias e fungos no local. Se não for bem higienizada é possível transmitir doenças para a família que consumir o líquido.

Dicas básicas de limpeza da caixa d’água

Dicas basicas de limpeza da caixa d'água

  • A caixa d’água deve ser lavada periodicamente, de preferência a cada seis meses, para evitar acúmulo de detritos causadores de doenças.
  • Mantenha o local bem fechado para evitar que insetos ou sujeira entrem no reservatório.
  • Oriente crianças e adolescentes que costumam brincar com a água de reservatórios que estejam com fácil acesso. É importante deixar claro, o risco de contaminação que pode existir caso o local não esteja bem cuidado.
  • Observe o estado geral do reservatório e fique atento para ver se não existe nenhum vazamento. Na dúvida, chame uma equipe especializada em caça vazamento.
  • Não faça a limpeza do local sozinho para evitar acidentes. Cuidado ao subir nas escadas que normalmente dão acesso ao reservatório.

Materiais usados na fabricação da caixa d’água

Tipos de caixa d'água

  • Fibra de vidro: Esse material deixa a caixa d’água leve, facilitando a instalação e limpeza, porém não é muito resistente.
  • Polietileno: É um tipo de plástico, leve e não resistente a impactos.
  • Amianto: Possui alta durabilidade, porém pouco resistente a impacto. Existem rumores quanto apresentar riscos à saúde, portanto, fique atento às normas de segurança.
  • Inox: É pouco usada por ser um produto mais caro, mas é resistente, durável e com fácil manutenção.

Como realizar a limpeza da caixa d’água

Como realizar a limpeza da caixa d'água

  1. Como medida de segurança utilize sapatos de borracha e luvas para prevenir contato direto com possíveis sujeiras.
  2. Feche o registro da água e esvazie a caixa d’água, deixando um pouco de água para usar na limpeza. Lembre-se de reaproveitar o restante da água retirada para atividades domésticas.
  3. Feche o registro de saída e esfregue as paredes e fundo da caixa d’água com panos, sem usar detergente ou produtos químicos.
  4. Não utilize escovas ou objetos cortantes para evitar danificar a caixa d’água.
  5. Abra o registro de entrada e deixe encher a caixa d’água, em seguida adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório e aguarde um período de 2 horas.
  6. Após as 2 horas esvazie o reservatório e lembre-se de reaproveitar essa água nas atividades domésticas da casa, mas não para o consumo.
  7. Lave bem a tampa antes de colocar sobre o reservatório, tampando adequadamente para evitar que insetos entrem nela, como o mosquito da dengue.
  8. Abra novamente o registro de entrada de água. Anote a data que foi realizada a limpeza para realizar novamente no período correto, depois de seis meses.
  9. O ideal é que seja usada a primeira água após a limpeza da caixa d’água nas atividades domésticas.

Benefícios em contratar profissionais especializados

A limpeza da caixa d’água não é algo simples de fazer, portanto, caso não se sinta seguro, fique tranquilo, a Roto-Rooter pode ajudá-lo. Com equipes especializadas na higienização desses reservatórios, a limpeza é realizada dentro das normas de segurança, prezando pelo serviço de qualidade, com materiais adequados, evitando desperdícios de água.

Atendemos desde os casos mais simples até os mais complexos, sempre com a mesma qualidade. Casos onde os reservatórios são maiores e que tenham acumulado lodo no fundo, indicamos o serviço de hidrojateamento, onde é removida toda a sujeira com total higiene e segurança.

Resolvemos seu problema com rapidez e comodidade, conte com a Desentupidora Roto-Rooter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *