Itens causadores de entupimento

Itens causadores de entupimento

Quem nunca passou por um problema de entupimento que atire a primeira pedra. Essa situação é comum e ocorre na maioria das residências com facilidade. Mas você já parou para pensar quais são os itens causadores de entupimento?

Muitas vezes, a causa do entupimento é simples e pode ser evitada. Porém, na correria do dia-a-dia, passa despercebida a consequência de algumas ações tomadas de forma incorreta pelos moradores da casa, o que causa o entupimento nas redes de esgoto do imóvel. Conheça os vilões causadores de entupimento e saiba como não cair nessa armadilha!

Problemas gerados pelo entupimento

Problemas gerados pelo entupimento

O entupimento na rede de esgoto traz uma dor de cabeça imensa para os donos do imóvel. Nem sempre há conhecimento de como lidar com a situação, o que dá muita insegurança em resolver esse inconveniente e muitas vezes as soluções são inadequadas, aumentando a gravidade do problema.

Alguns dos problemas gerados pelo entupimento são cheiros desagradáveis, a sujeira, transtorno de não poder usar o local entupido, além dos custos de compras de pisos e azulejos, nos casos que são quebrados tais revestimentos para regularizar o entupimento.

Itens causadores de entupimento na pia de cozinha

Pia de cozinha

A causa mais comum de entupimento da pia da cozinha é o acúmulo de óleo no encanamento. As pessoas têm o hábito de jogar o óleo usado em frituras, diretamente na pia da cozinha e acham que por ser um material líquido não haverá problemas.

Ao contrário do que se pensa, o óleo acumulado gera uma bola de gordura que impede a passagem da água causando o entupimento da pia. Além do óleo, resto de alimentos jogados na pia também causam o entupimento, por isso fique atento!

Como evitar o entupimento da pia da cozinha

Ralo de pia Mantenha uma proteção no ralo da pia para impedir que restos de alimentos desçam incorretamente para a tubulação.
Reciclagem do óleo de cozinha Descarte todo o óleo usado na cozinha em garrafas pets ou outro recipiente. Procure projetos de coleta de óleo que trocam por sabão caseiro. É uma bela troca, você ajuda o meio ambiente, evita entupir sua pia e ainda ganha um sabão para usar nas atividades domésticas.
Prato sem resíduos Crie o hábito de tirar toda a sujeira dos pratos antes de colocá-los na pia, você pode fazer isso com ajuda de um papel toalha e excluir as possibilidades de restos de comida descer pelo ralo.

Dicas de como desentupir a pia da cozinha

Como desentupir pias de cozinha

  • A mistura do bicarbonato e água fervente pode ser eficiente para causar o desentupimento. Primeiro despeje uma xícara do produto e em seguida a água quente.
  • Desenrosque o sifão que fica na saída da pia e retire toda a sujeira acumulada que esteja travando a passagem da água.
  • Outra forma de desentupir é com a ajuda de um fio de arame. Só tome cuidado para não danificar o cano e gerar ainda mais problemas.
  • Lembre-se que essas medidas são para entupimentos simples e caso não surtam efeito é aconselhável procurar ajuda de especialistas.

Itens causadores de entupimento no vaso sanitário

Vaso sanitário

Um dos locais mais comuns de ocorrer o entupimento são os vasos sanitários. O entupimento é gerado pelo descarte incorreto de diversos objetos, entre eles, cabelos, cotonetes, absorventes, bitucas de cigarro e até fraldas descartáveis.

A forte pressão da água até leva o objeto jogado na privada embora, o que dá a sensação de que não houve nenhum problema, porém ele fica grudado nas paredes da tubulação junto com outros objetos obstruindo a passagem da água.

Como evitar o entupimento do vaso sanitário

Bituca de cigarro Não utilize a privada como descarte de cotonetes, absorventes, cabelos, cotonetes, bitucas de cigarros, fraldas descartáveis, eles são os principais causadores do entupimento.
Placa no banheiro Crie a consciência em todos que usam o banheiro que a privada não é uma lixeira. Deixe a lixeira bem ao lado do vaso sanitário.
Ferramentas Realize manutenções periódicas nos encanamentos, principalmente se morar em apartamento por ter o processo de encanamento ligado a outros apartamentos e evitar surpresas desagradáveis.

Dicas de como desentupir o vaso sanitário

 

  • O bicarbonato também pode ser usado para desentupir o vaso sanitário. Caso não resolva, apele para a soda cáustica, porém tome cuidado no manuseio, pois é um produto tóxico.
  • Uma dica é usar um cabide, caso o objeto causador do entupimento tenha caído recentemente, para tentar alcançar o objeto e retirá-lo imediatamente.
  • Realize um efeito de vácuo tampando o assento do vaso sanitário com um plástico. Em seguida, com a tampa fechada, sente-se em cima do vaso e puxe a descarga. Essa ação irá exercer maior pressão, facilitando a desobstrução do local caso o entupimento seja de pequena proporção.
  • Ressaltamos que essas dicas são ideais para casos simples de entupimento. Em situações mais complexas, procure imediatamente um especialista.

Itens causadores de entupimento na lavanderia

Lavanderia

Outro local comum de ocorrer o entupimento é nas lavanderias, mais precisamente nos ralos dos tanques. A causa do entupimento de tanque é o acúmulo de fiapos das roupas que são descartados no tanque e não havendo proteção no ralo, são dispensados indevidamente na tubulação.

Além disso, pode ocorrer de ter objetos nos bolsos das roupas ou até mesmo soltar botão das peças, podendo causar o entupimento.

Como evitar o entupimento nos ralos de tanques

Ralo de tanque Mantenha a proteção no ralo para coletar objetos causadores de entupimento.
Cuidados com as roupas Verifique bolsos das roupas para se certificar de que não tem nenhum objeto que possa entupir o encanamento, como chaves e isqueiros.
Óleo de cozinha Não descarte óleo de cozinha no tanque.

Dicas de como desentupir ralos de tanque

Como desentupir ralos de tanque

  • Use um pedaço de arame para empurrar a sujeira que está barrando a passagem de água, mas tome cuidado para não furar a tubulação.
  • Utilize a técnica da água fervente misturada com bicarbonato de sódio para limpar o encanamento.
  • Faça uma tentativa com a mangueira de sua casa, como a pressão da água é mais forte, pode auxiliar no desentupimento.
  • Agora se você percebeu que a situação de entupimento é mais complexa, não hesite e peça ajuda para quem entende do assunto.

Outros itens causadores de entupimento

Além do descarte inadequado de sujeiras e objetos nas tubulações, outras situações também podem colaborar no entupimento. A utilização de materiais de qualidade ruim, ocasionando em canos tortos e muitas ligações na mesma rede de encanamento são alguns fatores causadores do entupimento.

O ideal que o esgotamento de sua residência tenha tubulações separadas para coleta de água utilizada na pia da cozinha, nos banheiros e na lavanderia. Outra observação importante é quanto às inclinações dos canos que devem ser mínimas, auxiliando na passagem da água e evitando entupimentos.

É preciso ter em mente que a prevenção de entupimentos é necessária e o melhor caminho para evitar transtornos e surpresas desagradáveis. Faça manutenções preventivas em seu imóvel e garanta a segurança e a tranquilidade de sua família. Caso seja necessário, entre em contato com a desentupidora Roto-Rooter para corrigir os problemas de forma prática e com toda a segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *