Locais onde as pragas urbanas se proliferam

Locais onde as pragas se proliferam

O perigo que as pragas urbanas trazem para a saúde humana é um fato preocupante e por isso é importante conhecer os locais onde as pragas urbanas se proliferam para evitar contaminações que desencadeiem doenças graves.

São consideradas pragas urbanas todos os insetos e animais que possam causar danos à saúde da população e recebe esse nome “urbano” devido à analogia de ser encontradas as pragas em bairros urbanos abandonados, característicos pela falta de infraestrutura, o que facilita a proliferação dessas pragas.

Entre as espécies mais comuns estão as baratas, ratos, pombos, mosquitos, cupins, formigas e escorpião, que são facilmente encontradas em armários, esgotos abertos, terrenos abandonados, ao serem atraídas pelos restos de comidas, umidade e sujeiras.

Locais onde as pragas urbanas se proliferam

Locais mais comunsUma das características marcantes das pragas urbanas são a resistência e facilidade na adaptação que possuem sobre os mais diversos meios. As baratas, por exemplo, conseguem sobreviver meses sem comer, dificultando o seu extermínio.

Infelizmente, a desigualdade econômica existente no país coopera para o crescimento desordenado das pragas urbanas, já que muitos bairros são carentes de infraestrutura básica e digna, obrigando a população a conviver com esgotos a céu aberto e lixo espalhado e acumulado pelos arredores de suas moradias.

Entre os locais mais comuns para aparecimento das pragas urbanas estão:

  • Esgotos a céu aberto.
  • Armários e despensas.
  • Em ambientes onde haja restos de comidas espalhadas e acessíveis às pragas.
  • Caixas, sacos de lixos abertos.
  • Pneus e garrafas.
  • Terrenos baldios e abandonados.
  • Entre outros.

Cuidados e prevenção para evitar as pragas urbanas

Cuidados e prevençãoEntre algumas medidas preventivas para evitar a proliferação das pragas urbanas nos locais mais comuns estão:

  • É importante criar o hábito de periodicamente verificar atrás de armários, gavetas, despensas, caixas de papelão ou caixotes e tudo que possa servir de abrigo para as pragas urbanas.
  • Mantenha a limpeza do imóvel sempre em dia, evitando acumular gordura, restos de comidas, lixos e sujeiras que possam atrair as pragas urbanas.
  • Deixe todo o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadas, de preferência fechadas e limpas, evitando a possibilidade de infestação das pragas.
  • Fique atento a rachaduras e frestas, que possam facilitar a entrada das pragas urbanas.
  • As telas de proteção são bem-vindas no imóvel.
  • Não alimente os pombos, pois apesar de parecerem aparentemente inofensivos, são transmissores de doenças graves.
  • Mantenha as janelas fechadas para evitar que baratas, pernilongos e mosquitos, adentrem no imóvel.
  • Jamais permita o acúmulo de água, evitando a proliferação de mosquitos e doenças como a dengue.
  • Confira outras dicas em nosso post sobre como se prevenir de pragas urbanas.

Riscos e doenças que as pragas urbanas transmitem

Riscos e doençasAlém de terem características nojentas, as pragas urbanas estão em constante contato com bactérias diversas, sendo grandes transmissores de doenças.

Nas épocas de chuvas, por exemplo, o contato com água pode causar uma doença gravíssima, a leptospirose, sendo importante evitar o contato com a água da chuva e caso seja impossível, higienizar o local com produtos de higiene adequados.

Outro alerta deve ser em relação ao acúmulo de água no imóvel, por isso, não deixe pneus, pratos de plantas, piscinas, garrafas e demais objetos com água parada, evitando a transmissão de doenças graves como a dengue e o chikungunya. As baratas por sua vez, ao contaminar alimentos, podem causar doenças como intoxicação alimentar, diarreia e alergias.

Como visto se não houver cuidados preventivos em seu imóvel, sua família corre um sério risco de ser contaminada por diversas doenças. Para garantir a eliminação total das pragas urbanas, você pode contar com a Desentupidora Roto-Rooter que também atua no ramo de dedetização. Temos equipes especializadas em dedetização e descupinização. Fale conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *