Arquivos da categoria: Meio Ambiente

Desentupidora de esgoto: como funciona este serviço?

Como funciona uma desentupidora?

Você já pensou em contratar uma desentupidora de esgoto, mas ficou na dúvida por não saber  como funciona este serviço?

Todo mundo que já teve problemas com o esgoto conhece os transtornos que um entupimento pode causar e certamente já deve ter enfrentado muito estresse para resolver o problema.

Muita gente tenta contornar o problema de entupimento com soluções caseiras que muitas vezes acabam mais prejudicando do que realmente ajudando!

Exatamente por isso, resolvemos escrever esse artigo para explicar como funciona o serviço de desentupimento de esgoto e tirar todas as suas dúvidas.

Quer saber como funciona o serviço de desentupimento de esgoto? Continue a leitura e descubra a importância de contratar uma desentupidora de esgoto na próxima vez em que tiver problemas.

Vantagens em contratar uma desentupidora de esgoto.

Desentupindo esgoto

Não tem jeito, pelo menos uma vez na vida o seu esgoto vai entupir! Seja o seu vaso sanitário, algum ralo, ou até mesmo o esgoto geral da casa. Todo mundo vai passar por isso alguma vez na vida.

O problema é que quando acontece, nós raramente sabemos o que ocasionou o problema. É muito comum ocorrer o entupimento dos canos, e os motivos são os mais variados possíveis.

Pode ser que alguém tenha derrubado alguma coisa dentro do ralo ou dentro do vaso sanitário e isso causou o entupimento, ou ainda por falta de manutenção os encanamentos ficaram obstruídos com acúmulo de gordura e sujeira.

Dentro das mais variadas situações, há um fato em comum:  você vai ficar horas e horas tentando se livrar de um problema que somente um especialista pode solucionar com rapidez, segurança e comodidade.

Sobre as causas do entupimento de esgoto.

Os hábitos inadequados de jogar restos de alimentos e gorduras nos ralos das pias, descartar cabelos nos ralos e vasos sanitários, são algumas das causas mais frequentes.

Esgoto EntupidoOutro exemplo bem comum que causa o entupimento de esgoto são as raízes de árvores. Muitas casas têm árvores plantadas em seus quintais e até mesmo na calçada, e pode acontecer das raízes dessas árvores crescer demais e acabar se expandindo de tal forma que adentram o encanamento, causando um grande transtorno.

Para nós, pessoas comuns, arrumar isso é praticamente impossível. Nós ficamos tentando com aquelas técnicas caseiras de água quente, com ajuda de arames ou tentando solucionar o problema com desentupidores de borracha quando nada disso vai solucionar!

A grande vantagem em contratar uma desentupidora de esgoto é que você vai deixar o problema na mão de especialistas, que sabem o que estão fazendo e que vão realmente solucionar o problema!

Outra ponto importante é que normalmente no esgoto existem coisas que nós não queremos colocar a mão (e nem sentir o cheiro). E isso se torna um grande problema. Algumas pessoas também têm estômago fraco e acabam passando mal ao tentar resolver os problemas relacionados ao esgoto.

Uma desentupidora tem pessoas treinadas para lidar com esse tipo de situação. Os profissionais são treinados e já sabem o que os espera e como lidar com a sujeira e odores desagradáveis.

Métodos caseiros ajudam a desentupir o esgoto?

Se você é do time que ao ver um esgoto entupido já vai logo até o mercado comprar aqueles produtos que prometem desentupir em minutos, saiba que isso pode não ajudar muito.

Isso porque esses produtos nem sempre são efetivos e ainda podem causar sérios problemas para você, seu imóvel e até mesmo para o meio ambiente!

Além disso, nem todo entupimento é simples. Existem muitos casos que são mais complexos e há necessidade de intervenção profissional para resolver o problema.

Assim, não arrisque se machucar com manuseio inadequado de produtos, colocando sua saúde ou a segurança de seu imóvel em risco. Sem dúvidas a melhor opção é contratar uma desentupidora!

Como contratar uma desentupidora de esgoto?

Desentupidora de esgoto

 Se você está com problemas no seu esgoto e está precisando de uma desentupidora, nós oferecemos esse serviço e podemos te ajudar!

Há mais de 60 anos no mercado, somos pioneiros no ramo de desentupimentos. Contamos com equipamentos modernos e equipes especializadas, treinadas para realizar atendimentos rápidos e extremamente seguros.

Se você está com um problema de entupimento, solicite uma visita sem compromisso. Nossos especialistas irão até sua residência ou comércio para identificar o que pode estar causando o problema, analisar a melhor solução e resolver com a máxima agilidade e segurança.

Para mais informações, fale conosco!

Posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Canos, vasos sanitários e ralos entupidos são problemas comuns nas residências e comércios. Justamente por isso, muitas pessoas recorrem a internet para descobrir métodos de desentupimento a fim de evitar contratar uma desentupidora. Mas o que todos se perguntam é:  posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Em alguns casos, como os mais simples onde o entupimento foi causado por algo pontual a resposta é sim, mas dependendo do caso não é aconselhável, pois qualquer ação tomada indevidamente pode mais prejudicar do que ajudar! Saiba o por quê.

O uso de produtos caseiros ajudam a desentupir?

Produtos químicos para desentupimento residencial

Uma passada rápida pelos corredores do supermercado e você vai ficar surpreso com a quantidade de produtos que existem para fazer o desentupimento em um imóvel.

Muitos são até de marcas famosas, o que nos faz acreditar que são 100% seguros para nossa família e meio ambiente. Mas a realidade não é bem essa.

Muitos produtos acabam danificando o encanamento, devido à sua composição química extremamente forte, o que pode acabar exigindo a troca de todo o encanamento e ao invés de solucionar, acaba causando um problema ainda maior, o que poderia ser evitado ao contratar uma desentupidora.

Além disso, esses produtos que encontramos por aí podem fazer muito mal tanto para sua família quanto para o meio ambiente. Ao ter contato inadequado com o produto, pode causar alergias e até queimaduras nas pessoas mais sensíveis e quando descartados de forma indevida também acabam prejudicando o meio ambiente.

O que eu posso tentar antes de chamar a desentupidora?

Existem métodos simples e que você pode fazer tranquilamente para tentar resolver seu problema de entupimento. Agora, se mesmo com estas ações não resolver, não hesite em contratar uma desentupidora.

Água Quente 

A água quente é um excelente método para solucionar problemas de encanamento entupido. Ela é especialmente eficaz em pias de cozinha onde muitas vezes o entupimento é causado pelo acúmulo de gordura.

Esquente bastante água, deixando-a chegar ao ponto de ebulição. Então jogue essa água quente no ralo e espere um pouco para ver se a água começa a descer.

É claro que você tem que tomar um cuidado especial e não tentar mexer no ralo enquanto isso, para evitar contato com a água quente, causando queimaduras.

 

Desentupidor de borracha

posso usar um desentupidor de borracha para o desentupimento residencial?

Uma outra opção que é útil tanto para os ralos quanto para o vaso sanitário é o desentupidor de borracha. Ele cria uma vedação que acaba fazendo com que o que está causando o entupimento se desloque, o que pode ajudar bastante.

Quando você for utilizar um desentupidor de borracha, é importante que a borda da borracha esteja toda coberta por água, para ajudar a criar o vácuo.

Normalmente, dois movimentos de sucção são mais do que suficientes. Não fique tentando muito ou você poderá piorar a situação.

Na dúvida, contrate uma desentupidora!

O importante é evitar o máximo possível utilizar produtos químicos, pois dependendo da composição química poderá corroer os canos. O uso de arames para tentar empurrar desobstruir o cano, também não é recomendado. Nestes casos, além do entupimento, você ganhará uma infiltração.

Contratar uma desentupidora é garantir que seu problema de entupimento seja resolvido com rapidez, eficiência e segurança. Afinal, você será atendido por profissionais especializados em localizar a origem e causa do entupimento, resolvendo o problema de uma vez por todas, evitando estresse para você e sua família.

É importante lembrar que dependendo do tipo de entupimento, a demora em resolver pode piorar ainda mais o problema, caso a desentupidora não seja chamada a tempo!

Desta forma, contratar uma desentupidora é sempre a melhor solução, conte conosco!

 

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto?

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

Grandes indústrias e empresas de diversos segmentos já perceberam a importância de cuidar do planeta e se preocupam em ajudar diretamente nesta missão, investindo em estação de tratamento de esgoto. E você sabe, como funciona uma estação de tratamento de esgoto?

A instalação de uma estação de tratamento de esgoto permite o reúso dentro da própria organização, gerando considerável economia e fortalecendo a imagem da corporação quando o assunto se trata de preocupação com o meio ambiente.

Uma estação de tratamento de esgoto funciona por meio da utilização de técnicas e processos físicos, químicos ou biológicos que visam separar os efluentes e possibilitar o reaproveitamento da água. Uma análise feita por técnicos especializados classifica e caracteriza os resíduos para então determinar quais as práticas que serão adotadas.

A escolha do procedimento a ser utilizado, que incluem a captação e armazenamento, dependem da origem e composição dos resíduos despejados, o que pode também determinar se haverá o reúso da água para fins não potáveis ou se o melhor caminho é o descarte de forma segura, sem prejuízo de contaminação para o solo.

A importância do tratamento de esgoto

Instalação de tratamento de esgoto

A importância do tratamento de esgoto tem ligação direta com dois pontos de interesse de qualquer empresa nos dias atuais: controle dos gastos financeiros e moderação na utilização dos recursos naturais.

Do ponto de vista econômico, o reúso da água a partir da implantação de uma estação de tratamento de esgoto, permite ampliar a lucratividade da organização, possibilitando que reinvestimentos sejam feitos na ampliação da produção, no caso das indústrias, ou na melhoria dos serviços, como no âmbito dos shopping centers, por exemplo.

A respeito do meio ambiente, o tratamento do esgoto reforça o compromisso da corporação com atitudes de caráter sustentável e contribui diretamente com a saúde pública, evitando a poluição e o descarte incorreto de efluentes que podem causar doenças e infecções, um ganho de imagem valioso perante a sociedade.

Como é feita a instalação de tratamento de esgoto

Obras tratamento de esgotoA instalação da estação de tratamento de esgoto segue critérios específicos e especificamente na cidade de São Paulo e Minas Gerais, a Roto-Rooter já oferece este serviço seguindo as normas vigentes e obedecendo aos mais exigentes padrões de qualidade, fazendo da empresa uma referência nacional no assunto.

Todo o esgoto oriundo de vasos sanitários, pias de banheiros e cozinhas, além dos resíduos das linhas produtivas são captados e direcionados para os reservatórios implantados, dando início aos tratamentos planejados até a finalização do processo, quando a água é liberada para reaproveitamento.

Todo o projeto é estabelecido visando baixa manutenção e, no caso do reúso, garantindo que a água tratada esteja em condições de ser utilizada livremente para limpeza de pátios e pisos, descargas sanitárias, irrigação de jardins, combate a incêndios, entre outras utilidades.

Com mais de 60 anos no mercado de desentupimentos, e pioneira na remoção, transporte e tratamento de efluentes, a Roto-Rooter oferece o serviço de instalação de estação de tratamento de esgoto para toda a cidade de São Paulo e para o estado de Minas Gerais com diferentes modelos de contrato que permitem flexibilidade e adaptação conforme a realidade e a necessidade de seus clientes.

Para mais informações, fale conosco!

Saco de lixo ou sacola de mercado: qual a melhor forma de descartar o lixo?

Capa Saco de lixo ou sacola de mercadoQuem nunca foi ao mercado, fez compras e utilizou a sacola de mercado para descartar o lixo residencial que atire a primeira pedra, não é mesmo? Esse é um hábito comum de grande parte da população brasileira, que muitas vezes não conhece os impactos que este material pode causar ao meio ambiente.

Algumas pessoas ainda têm muitas dúvidas na hora de escolher a forma de descartar o lixo. Afinal, saco de lixo ou sacola de mercado: qual a melhor forma de descartar o lixo? Se você também tem essa dúvida, este artigo é para você. Saiba mais!

Sacolinha jogada no bueiroO real problema

No mundo todo são bilhões de sacolas plásticas utilizadas anualmente, e no Brasil esse número chega a cerca de 1,5 milhão de sacolinha por hora. Sim, é muita coisa! Aí é que está o real problema, pois a questão não é sobre o uso da sacola ou não, mas sim, sobre o seu consumo extremamente excessivo e desnecessário.

Fazendo uma comparação entre o saco de lixo e a sacola de mercado, o recomendado é sempre descartar os resíduos no saco de lixo, que é produzido especificamente para este tipo de situação.

Assim, o material utilizado na produção do saco de lixo é menos agressivo e muitas vezes é feito de matérias-primas recicladas, reduzindo o impacto ambiental. As sacolas de mercado, por sua vez, são reforçadas com recursos naturais, como petróleo ou gás natural para aguentar o peso das compras oferecidas nos comércios, e por isso, demoram mais para se decompor.

Outro grave problema que coloca a sacola de mercado como uma grande vilã, é o seu descarte incorreto, sendo comum ver diversas sacolinhas jogadas nas ruas e bueiros, causando graves problemas de entupimentos.

O estrago é ainda pior quando essas mesmas sacolas vão parar em matas, rios e oceanos e acabam sendo ingeridas por animais como vacas e tartarugas, por engano, causando grandes perdas para a natureza, com o falecimento de diversos animais que morrem presos ou sufocados com as sacolinhas.

Sacolinha reciclávelCrie o hábito do consumo consciente

Diante de tanto impacto que a natureza e o meio ambiente podem sofrer mediante as ações humanas, é importante termos uma consciência sobre todos os nossos atos, principalmente no que diz respeito ao consumo e descarte consciente.

O primeiro ponto é refletir se tudo que estamos descartando é realmente necessário. Será que este material ou produto não pode ser reaproveitado de alguma outra maneira? Pense bem! Essa atitude fará com que você use menos saco de lixo ou sacola de mercado para descartar tais resíduos, o que será um grande favor para o meio ambiente.

Ao ir fazer compras, seja sensato e use somente a quantidade necessária. Ao invés de usar 2 sacolas, por que não usar somente 1 sacola? Tente acomodar a maior quantidade possível de produtos em uma única sacola e no caso de ser uma compra pequena, que tal levar em sua bolsa mesmo e recusar a sacola plástica?

Enfim, sabemos que o consumo de sacolas plásticas ou de sacos de lixo são muitas vezes necessários e podem ser usados, desde que seja com moderação e de forma consciente.

Seja sustentável!

Sacolas de Papelão

  • Utilize as sacolas retornáveis ao fazer compras em feiras, mercados e nos comércios em geral.
  • Ao optar por uma sacola plástica, tente utilizar o maior número de vezes possível, até o fim de sua vida útil.
  • Quando possível coloque as compras em caixas de papelão. O descarte da caixa de papelão poderá ser feito diretamente em postos de coletas, reaproveitando este material de forma adequada.
  • Incentive o trabalho de artistas amadores que produzem sacolas com a ajuda de objetos e materiais recicláveis.
  • Use o carrinho de mão dobrável. Esta é uma ótima solução para não poluir o meio ambiente, além de facilitar na hora de carregar as compras mais pesadas. São práticos e podem ser guardados em qualquer lugar da sua casa, pois não ocupam muito espaço.

Não feche os seus olhos e ouvidos para as necessidades do planeta!

Sabemos o quanto nossas ações individuais impactam diretamente no futuro do nosso planeta. A atitude responsável de cada um de nós fará uma enorme diferença na qualidade de vida dos nossos filhos, netos e bisnetos. Faça sua parte!

Roto-Rooter AmbientalSobre a Roto-Rooter Ambiental

Temos uma enorme preocupação com este assunto e por isso colocamos em prática diversas ações visando preservar o meio ambiente. O nosso objetivo é cuidar e defender a qualidade de vida do planeta, além de prestar o melhor atendimento ao cliente com nossos serviços.

Pensando nos problemas de efluentes líquidos de indústrias, que quando não são corretamente descartados podem causar graves danos à natureza, criamos processos para ajudar empresas de todo o Brasil com esta questão.

Para saber mais informações, confira nos links abaixo todos os nossos processos de coleta e tratamento desses efluentes:

Sua casa ecologicamente correta

Capa Sua casa ecologicamente corretaSabemos que hoje em dia, mais do que nunca, precisamos nos atentar com as questões ambientais. É essencial contribuir para a preservação da natureza em todas as suas extensões, e a melhor forma para fazer isso é começar revendo nossas próprias ações. E por que não rever nossa própria casa?

Com certeza agindo de forma ecologicamente correta no ambiente em que vivemos, um grande passo já estará sendo dado e resultará em uma grande diferença para o meio ambiente. Se cada vez mais, as pessoas pensarem e agirem dessa forma, o mundo se tornará um lugar muito melhor para se viver. Então veja a seguir algumas dicas práticas para sua casa também ser ecologicamente correta.

Construção

Tijolo de solo cimento

  • Usar tijolo de solo-cimento (ecológico): O processo de secagem desse tipo de tijolo é feito no sol. Em torno de 60 árvores são poupadas em uma construção de casa média pelo simples fato dos tijolos ecológicos não precisarem ir para o forno.
  • Instalar sistema solar de aquecimento de água: Esse tipo de sistema irá possibilitar uma redução de pelo menos 30% no consumo de energia elétrica.
  • Usar madeiras com certificado de origem: Apesar de serem mais caras do que madeiras sem certificado, você estará garantido que o ambiente e o solo do local onde foram extraídos estes materiais não sejam degradados e passem por um reflorestamento regularmente.
  • Usar lâmpadas fluorescentes: Ela consome 80% menos energia do que a lâmpada comum e ainda possui alta durabilidade. Dura cerca de 10 vezes mais do que uma incandescente.

Reuso da água

Sistema de captação de água residencial

  • Instalar sistema de captação de água de chuva: Pode ser feito simplesmente captando a água em baldes, galões, barris, calhas e etc. Além de poder reutilizar a água captada em diversas outras atividades, você estará economizando na conta todo mês.
  • Fechar a torneira na hora de lavar louça, escovar os dentes e tomar banho: Parecem ser atos simples, porém se realizados podem gerar uma grande economia (em média, mais de 20 litros por dia). Instalar arejadores nas torneiras de casa também ajuda a economizar e o investimento nessas peças é baixo.
  • Usar água fora dos horários de pico: Se for possível, utilizar a água fora dos horários entre as 18h e 22h. Algumas empresas reduzem o valor da taxa dependendo do horário de uso.

Reciclagem

Separando o lixo

  • Separar lixo orgânico do reciclável: É essencial fazer essa separação e mesmo após tanta divulgação e campanhas de conscientização apenas 5% do lixo total são separados.

É válido termos um lixo para jogar os restos de comida e orgânicos em geral (materiais que se decompõe) e outro para os recicláveis, que são: papel e papelão (azul), plástico (vermelho), vidro (verde) e metal (amarelo). Lembrando que existe a separação ideal pelas cores, que são os tipos dos materiais.

  • Utilize sacolas retornáveis na hora das compras: Dessa forma você não irá desperdiçar tantas sacolas plásticas de supermercado e estará ajudando a reduzir o consumo da matéria-prima das mesmas.
  • Plantar árvores e plantas: Plante o máximo que puder dentro de seu jardim, nos arredores de sua casa ou em praças e parques. Essa é a maneira mais efetiva de eliminar o gás carbônico e ajudar no combate do aquecimento global.

Seguindo essas dicas práticas, certamente você estará caminhando para ter uma casa ecologicamente correta e contribuindo de forma eficaz para a construção de um novo meio ambiente.

A Roto Rooter também oferece serviços ambientais, focados na preservação do planeta. Assim, pensando nos problemas que efluentes líquidos de indústrias podem causar no meio ambiente, realizamos os seguintes serviços:

Temos equipes especializadas para resolver complicações ambientais com efluentes. Para mais informações, fale conosco!

A importância do descarte correto do lixo doméstico

Capa Importância do descarte correto do lixo doméstico

Todos os dias no Brasil são produzidos cerca de 260 mil toneladas de lixo. Mais da metade dessa quantia são lixos produzidos em residências, ou seja, lixo doméstico. Desse total, apenas 2% são reciclados corretamente em nosso país. O restante é distribuído em lixões a céu aberto e aterros sanitários onde na maioria das vezes, a capacidade máxima já está próxima do limite, ou seja, pouco se importam com a questão do descarte correto do lixo doméstico.

Para deixar a situação ainda mais preocupante, existem algumas cidades onde a coleta seletiva ainda não é realizada e em alguns casos ela é feita, porém as empresas responsáveis armazenam e misturam os tipos de lixo no mesmo local.

Os 5 RsAlguns ambientalistas, dizem que para conseguirmos melhorar essa situação, é necessário seguir a teoria dos 5 R’s, que são 5 atitudes que devemos tomar para colaborar com o meio ambiente. A teoria é fundamentada em: REEDUCAR, REPLANEJAR, REDUZIR, RECICLAR e REUTILIZAR.

  • Reeducar: É manter-se atualizado e espalhar as informações, conscientizando os demais sobre a importância das questões ambientais para todos os cidadãos.
  • Replanejar: É rever todos os nossos hábitos de consumo, gastos e estilo de vida pensando na sustentabilidade.
  • Reduzir: Ao reduzir nossos gastos, estamos contribuindo diretamente com o meio ambiente. Economizando energia, água e matéria-prima, também estamos produzindo menos lixo.
  • Reciclar: Implantando a reciclagem em sua casa e mudando seus hábitos, você estará poupando matéria-prima, energia elétrica, desflorestamentos e outras diversas ações que são prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, sempre opte por produtos e embalagens que são recicláveis.
  • Reutilizar: Desenvolvendo essa cultura, você poderá usar produtos como caixas de papelão e embalagens variadas para construir novos objetos, reutilizando-os de outra forma. Assim, você também estará gerando menos lixo.

Então como descartar o lixo de maneira correta?

Como descartar o lixo maneira correta

O primeiro ponto fundamental é você se preocupar em separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Informe-se em seu bairro, sobre os postos de coleta seletiva, e também sobre os horários de coletas na rua de sua casa.

Se você for levar o lixo até o local de descarte, preste atenção nas cores que são usadas para a separação / identificação.

Cada cor representa um tipo de lixo diferente. São elas: vermelho (plástico), azul (papel), verde (vidro) e amarelo (metal).

Podemos perceber que é de extrema importância separar o lixo doméstico reciclável do lixo orgânico/ comum, e que essa simples ação, apesar de ainda ser pouco realizada no Brasil, faz uma grande diferença no meio ambiente e é a maneira correta de descarte de lixo doméstico.

Evite entupimentos em seu bairro

Evite dentupimentos em seu bairro

Lembre-se que lugar de lixo é no lixo.  Não jogue o lixo orgânico e até mesmo o reciclável nas ruas. Esta prática evita o mau cheiro, sujeira e acúmulo de bichos e insetos, que causam inúmeras doenças para os moradores que estão próximos ao local.

Além disso, exclui a possibilidade de entupimento nos bueiros das ruas, pois com a possibilidade de chuvas, é possível que o lixo seja arrastado para o bueiro, entupindo e causando um enorme transtorno para quem mora próximo ao local.

Lembre-se que unindo a prática da reciclagem com os outros pilares da teoria dos 5 R’s, com certeza teremos um país melhor e com uma economia mais sustentável que irá refletir benefícios em todos os setores.

Caso você tenha algum problema de entupimento causado pelo descarte incorreto de resíduos, conte com a Roto-Rooter!

Os transtornos do esgoto a céu aberto

Transtornos do esgoto à céu aberto

É muito desagradável caminhar pela cidade e se deparar com lixo e resto de comida espalhada pelas ruas. Estas situações causam uma série de problemas para a população, o que nos faz parar e refletir em todos os transtornos do esgoto a céu aberto. Não temos como ignorar este tipo de problema e por mais que a maior parte da responsabilidade seja dos órgãos municipais, nós como cidadãos podemos e devemos fazer a nossa parte.

Visando a consciência de todos e o desejo de preservar o nosso meio ambiente, preparamos este artigo para relembrarmos a importância de algumas ações que refletem diretamente no futuro do planeta.

Os riscos para a população

Os riscos para a população

Quem acha que o esgoto a céu aberto que está do outro lado da rua, não irá trazer consequência nenhuma para sua vida, está enganado. Neste local existe um grande número de bactérias e insetos que podem transmitir doenças graves para você e para toda a sua família. Pense nas crianças que são inocentes e brincam próximas do local, que por um descuido podem ter sua bola rolando e parando justamente no meio desse lixo todo.

Nesta simples e rotineira situação, já existe uma oportunidade de contaminação, por isso é muito importante fazer a nossa parte para não corrermos riscos. Os esgotos podem transmitir doenças pelo contato direto da pele com o solo eivado, através do toque do corpo e mãos na água contaminada pelo esgoto e ainda pela ingestão de alimentos infectados por moscas que pousam nestes locais e depois adentram os lares.

Assim, o contato direto ou indireto com o esgoto pode causar graves doenças como a diarreia aguda, febre tifoide, hepatite A, entre outras doenças.

Atitudes responsáveis para evitar problemas com esgoto

Atitudes responsáveis para evitar problemas com esgoto

Para evitar estas doenças, todo o esgoto doméstico e industrial, composto basicamente pelos dejetos de banheiros, água do banho, das pias, lavanderias, cozinhas, etc., devem ser direcionados por canalizações fechadas até a rede pública coletora. O próximo passo é o direcionamento até as estações de tratamento, para que passem por procedimentos apropriados, para serem descartados adequadamente nos rios e córregos.

Para os casos em que não tenha a rede pública coletora no bairro, o morador deverá providenciar uma fossa séptica e o sumidouro, que deverão ficar dentro do terreno da casa e permanecerem tampados. Periodicamente é aconselhável que seja esgotada, através de caminhões especializados para este fim.

Porém mesmo tendo este processo funcionando, muitas vezes ocorre o entupimento dos esgotos, deixando o mau cheiro e a sujeira a céu aberto. Isso acontece pelos maus hábitos da população, quando jogam cabelos, absorventes, papel de bala nos vasos sanitários, por exemplo. O acúmulo do lixo impede a passagem da água, causando o entupimento e resultando em vazamentos nas ruas e calçadas.

Além disso, são inúmeros casos de pessoas que jogam lixos diretamente em ruas que estejam com o esgoto aberto, aumentando ainda mais os riscos para os moradores que estão próximos ao local. Sendo assim, se você perceber que algum vizinho está lançando o esgoto de forma irregular, entre em contato com os órgãos responsáveis da cidade para que seja verificado e tomado uma ação para que isso não volte a acontecer. Caso você identifique locais que não está recebendo o serviço da rede pública coletora de forma adequada, também denuncie! Lembre-se que a responsabilidade de cuidar da cidade e do meio ambiente é de todos!

Dicas para evitar entupimentos

Dicas para evitar entupimentos

  • Descarte qualquer tipo de objeto ou lixo diretamente na lixeira do banheiro, não jogue no vaso sanitário.
  • Mantenha um ralo nas pias de banheiro, cozinha e no tanque para evitar que sujeiras desçam indevidamente pelo ralo.
  • Cuide da caixa de gordura e faça revisões constantes para manter sempre em condições adequadas.

Entupiu e não sabe como proceder?

Se você já está com o esgoto do imóvel entupido e não sabe por onde começar, conte com ajuda dos profissionais da Desentupidora Roto-Rooter. Há mais de 60 anos no mercado, somos especializados em desentupimentos de canos de qualquer tamanho, independente do local de instalação.

Contamos com equipamentos de alta tecnologia que facilitam a identificação e resolução do problema. Assim, seu entupimento é resolvido rapidamente, com toda segurança e comodidade. Para mais informações, fale conosco!

 

Como funciona o serviço de sucção e bombeamento?

Como funciona o serviço de sucção e bombeamento?

A tecnologia avança cada dia mais e alcança todas as áreas, promovendo benefícios e vantagens para quem oferece e para quem utiliza os mais variados serviços. Para as desentupidoras não é diferente, hoje a tecnologia caminha lado a lado, proporcionando a execução de serviços com mais eficiência e qualidade. Podemos usar como exemplo, o serviço de sucção e bombeamento, que é muito solicitado por proprietários de imóveis residenciais e empresas dos mais diversos segmentos. 

Já ouviu falar deste serviço? Você faz ideia de como funciona o serviço de sucção e bombeamento? Neste artigo, vamos explicar para quais situações é indicado e quais as suas vantagens, confira!

O que é o serviço de sucção e bombeamento?

O que é sucção e bombeamento?

O serviço de sucção e bombeamento é realizado por meio de um veículo específico equipado com bomba de alta pressão, o qual efetua a sucção em locais de difícil acesso que estejam obstruídos. O veículo utilizado nos atendimentos possui compartimentos que suga toda a sujeira, armazenando com segurança e higiene em seu interior, para que seja dispensado posteriormente em locais legalizados, como aterros sanitários, preparados para receber tais resíduos.

Este serviço é totalmente especializado, por isso é importante que seja realizado por profissionais capacitados e treinados, preservando a segurança dos envolvidos, bem como do meio ambiente. Sabemos que o esgoto possui bactérias perigosas para a saúde humana que podem desencadear sérias doenças, por isso é importante que todo o trabalho seja realizado com equipamentos de proteção.

Além disso, todo o resíduo coletado não pode ser dispensado em qualquer local, pois pode deteriorar o solo e rios, prejudicando o meio ambiente e a sociedade a sua volta.

Como identificar a necessidade do serviço?

Como identificar a necessidade do serviço?Os casos para a realização deste serviço são de difícil acesso e muitas vezes desconhecidos pelos moradores ou donos do local, por isso é importante à avaliação de profissionais especializados para examinar o local e indicar a melhor solução. Os sinais aparentes que devem despertar sua atenção para uma avaliação é:

  • Odor forte e fora do comum nos ralos e vasos sanitários.
  • Quando aciona a descarga do vaso sanitário, identificar que está tendo barulho e borbulhar no ralo do banheiro.
  • Infiltração na tampa da fossa ou caixa de esgoto.
  • Áreas com graves inundações.

Indicações para o serviço

Este serviço pode ser executado nos mais variados locais, como indústrias, escolas, hospitais, comércios em geral, entre outros, ou em imóveis residenciais, que estejam enfrentando graves problemas de entupimento. O serviço de sucção e bombeamento é indicado para:

  • Desobstrução de Fossa Séptica
  • Sucção e Bombeamento em Piscinas
  • Sucção e Bombeamento de Áreas Inundadas

Roto-Rooter na realização de sucção e bombeamento

Roto-Rooter na realização de sucção e bombeamento

Por ser um serviço específico é importante avaliar alguns pontos antes de escolher por uma desentupidora. É importante lembrar que nem sempre o orçamento mais barato é a melhor opção para resolver o seu problema. Desconfie de empresas que ofereçam grandes vantagens em relação a outras desentupidoras, pois como já dizia o ditado “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Para fazer a escolha correta:

  • Consulte quanto tempo a desentupidora já atua no mercado.
  • Verifique a reputação da empresa, se existem reclamações a respeito dos serviços oferecidos.
  • Investigue a qualificação dos funcionários, pergunte se já são experientes no assunto.
  • Pergunte quais equipamentos serão utilizados.
  • Verifique se os locais a qual serão despejados os resíduos são fiscalizados e legalizados pelos órgãos competentes.
  • Consulte se haverá certificado de garantia após a realização do serviço.

A Desentupidora Roto-Rooter, com mais de 60 anos no ramo de desentupimento, oferece o atendimento de sucção e bombeamento e se coloca à disposição para qualquer esclarecimento a respeito deste serviço ou de qualquer outro relacionado a desentupimentos.

 

A importância do descarte correto do óleo de cozinha

A importância do descarte correto do óleo de cozinha

O óleo é um produto muito usado para preparar diversas refeições saborosas, como por exemplo, batata, bolinhos crocantes e pastéis, porém muitas pessoas desconhecem a importância do descarte correto do óleo de cozinha após a elaboração destas refeições. É claro que a maioria da população tem o hábito de reutilizar o óleo outras vezes, mas vai chegar uma hora que esse produto terá que ser jogado fora e se não for descartado corretamente pode causar danos para o imóvel e também para o meio ambiente. 

Descubra a seguir, quais os problemas que o descarte incorreto do óleo pode causar e quais são as atitudes corretas a serem tomadas na hora de jogar fora o seu óleo caseiro.

Riscos do descarte incorreto do óleo de cozinha

Riscos do descarte incorreto do óleo de cozinhaO óleo de cozinha tem aspecto grosso, impedindo que seja diluído ao se misturar com a água. Ao ser descartado na pia da cozinha ou em ralos da casa, ele pode causar entupimentos, já que vai se acumulando nas paredes das tubulações, formando grandes crostas que impedem a passagem da água.

O resultado disso são entupimentos graves em canos e tubulações, que causam mau cheiro e só poderão ser solucionados com uma limpeza especializada realizada por uma desentupidora. Além disso, nos casos em que o óleo chega até o solo e rios sem ter passado por um tratamento adequado, causam poluição e destruição do meio ambiente.

Ao pesquisar o assunto, temos dados assustadores, já que conforme pesquisa, um único litro de óleo despejado de forma inadequada pode poluir até 25 mil litros de água.

Forma correta para o descarte

Forma correta para o descarteQualquer tipo de óleo não pode ter como destino as pias ou ralos, muito menos as calçadas e bueiros. É importante lembrar que os danos e o transtorno causado por essa atitude indevida são ruins para você e para toda a sociedade.

Assim, quando usar o óleo e chegar o momento de jogar fora, vá acumulando em garrafas PET, assim, o líquido fica bem fechado, evitando vazar pelo ambiente ou entupir encanamentos. Quando acumular certo número de garrafas, procure postos de coleta específicos para óleo de cozinha.

Verifique a disponibilidade na sua cidade de postos de coletas e entregue suas garrafas.  A maioria destes postos troca o seu óleo usado por sabão em pedra que pode ser usado em atividades domésticas. Caso você não seja adepto ao uso deste tipo de sabão, procure vizinhos, amigos ou familiares que usam o sabão em suas rotinas de limpeza, certamente você encontrará uma pessoa interessada.

Utilidades do óleo de cozinha

Utilidades do óleo de cozinhaComo sabemos, o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão caseiro, mas, além disso, ele também tem outras utilidades. O óleo pode ser reaproveitado para vários destinos, como por exemplo:

  • Biodiesel
  • Produção de resina para tintas
  • Aditivo para ração de animais
  • Detergente
  • Massa de vidraceiro
  • Entre outros

Como visto é possível utilizar o óleo de cozinha e reaproveitá-lo de uma maneira eficiente e criativa, de forma que não prejudique o meio ambiente. Pratique a reciclagem e ajude sua casa e o planeta!

 

Como tratar corretamente o lixo industrial

Como tratar corretamente o lixo industrial

O lixo produzido pelas empresas possui componentes químicos perigosos que podem causar graves danos à população e ao ambiente, sendo importante tratar corretamente o lixo industrial.

Com o crescimento acelerado de grandes empresas, cresce também o número de lixo produzido, sendo comum presenciar que muitas destas empresas não sabem como tratar corretamente o lixo industrial por falta de conhecimento e muitas outras não tomam as medidas adequadas por falta de negligência mesmo. É fato que todo o lixo produzido é cada vez maior e contribui diretamente para uma série de problemas de ordem econômica e social, sanitária e ambiental, por isso é importante que toda indústria faça a sua parte. Saiba como!

Como funciona a classificação dos resíduos

Como funciona a classificação dos resíduos

Quanto às características físicas, os resíduos podem ser classificados como secos, representados por papéis, tecidos, vidros, madeiras, espumas, plásticos, metais, entre outros, ou molhados, representado por restos de comida, bagaços de frutas, etc.

Para a composição química se classificam em orgânico (cabelos, restos de comidas, podas de jardim, etc.) e inorgânico (plásticos, borrachas, tecidos, lâmpadas, vidros, etc.).

Já quanto à origem do lixo são classificados:

Lixo doméstico

  • Domiciliar: Todo lixo produzido pelas residências, constituídos por restos de alimentos, materiais descartáveis, entre outros tantos itens.
  • Industrial: Produzido por empresas metalúrgicas, químicas, papelaria, alimentícia, entre outras.
  • Comercial: Originado dos comércios como, por exemplo, bancos, lojas, restaurantes, etc.
  • Radioativo: Esses resíduos são originados da atividade nuclear e devem ser manuseados com proteção e equipamentos adequados.
  • Entulhos: Lixos originados por projetos de obras e construções, o qual pode ser reciclado.
  • Serviços públicos: Produzido nos serviços de limpeza urbana, como por exemplo, galerias, córregos, feiras, etc.
  • Agrícola: Resíduos produzidos nas atividades agrícolas como, por exemplo, adubos, restos de colheitas, entre outros.
  • Hospitalar: Lixo produzido por hospitais, farmácias e clínicas veterinárias, representados por seringas, remédios, luvas, curativos, entre outros, que necessitam de cuidados especiais em seu descarte por possuírem características contaminantes.
  • Aeroportos e terminais rodoviários: Lixos originados de restos de alimentos e higiene pessoal que possuem grande probabilidade de hospedar doenças vindas de outras cidades e países.

Métodos para o descarte do lixo industrial

Métodos para o descarte do lixo industrial

Algumas indústrias desobedecem à lei que regulamenta o descarte correto do lixo produzido pelas indústrias e eliminam o lixo da pior forma possível.

Entre as práticas inadequadas cometidas por grandes indústrias podemos citar o descarte a céu aberto, em praias, rios e córregos ou nas beiras de estradas, que além de colaborar para a proliferação de pragas urbanas e consequentemente gerar diversas doenças à população, causa a contaminação do solo e acaba com a segurança dos moradores, além da beleza da cidade.

Como todo lixo produzido pelas indústrias possuem produtos químicos e tóxicos que oferecem sérios riscos à saúde humana e ambiental, é importante seguir métodos responsáveis para a eliminação do lixo. Existem diversas formas para tratamento que deve ser utilizado de acordo com as características do lixo produzido. Entre elas estão:

Aterros industriais

Este é um método muito mais barato e seguro para o descarte do lixo industrial. Os aterros possuem sistemas específicos que garantem o descarte seguro de todo lixo produzido nas indústrias, sem prejudicar o ambiente.

Incineração de lixo

Incineração

Este processo conduzido através da queima controlada é um pouco complexo por exigir algumas particularidades na eliminação de cada tipo de lixo. Na eliminação de resíduos compostos por hidrogênio, oxigênio e átomos de carbono, por exemplo, exige-se apenas um processo eficiente de remoção de cinzas, já para materiais tóxicos, o sistema ideal deve ser mais complexo e avançado.

Reciclagem

Uma opção bem comum e interessante visando à sustentabilidade e redução de custos para as empresas em relação ao descarte do lixo. Nesta modalidade, as empresas doam ou vendem materiais que iriam para o lixo, mas que podem ser reaproveitados para outros fins.

Benefícios do descarte adequado

Mais do que a correta destinação aos resíduos industriais e químicos, as indústrias que decidem pela implantação de  controles rigorosos para a manipulação e descarte do lixo industrial também são privilegiadas por uma série de benefícios. Não apenas as empresas, mas também toda a comunidade ao redor dela, e a sociedade em geral.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios que o tratamento correto do lixo industrial pode trazer:

  • Benefícios do descarte adequadoRedução de riscos de acidentes na manipulação de resíduos perigosos.
  • Disposição de resíduos em sistemas apropriados.
  • Proteção à saúde da comunidade.
  • Reaproveitamento de resíduos de forma sustentável e econômica.
  • Preservação do meio ambiente, protegendo o solo, ar, rios e lagos.

Para atender as indústrias que precisam da remoção, transporte e tratamento de efluentes líquidos e lixo industrial, a Desentupidora Roto-Rooter Ambiental possui equipe especializada no manuseio correto desse material, que pode prejudicar o meio ambiente se não for cuidadosamente descartado. Confira nos links abaixo todos os nossos processos de coleta e tratamento desses efluentes: