Os transtornos do esgoto a céu aberto

Transtornos do esgoto à céu aberto

É muito desagradável caminhar pela cidade e se deparar com lixo e resto de comida espalhada pelas ruas. Estas situações causam uma série de problemas para a população, o que nos faz parar e refletir em todos os transtornos do esgoto a céu aberto. Não temos como ignorar este tipo de problema e por mais que a maior parte da responsabilidade seja dos órgãos municipais, nós como cidadãos podemos e devemos fazer a nossa parte.

Visando a consciência de todos e o desejo de preservar o nosso meio ambiente, preparamos este artigo para relembrarmos a importância de algumas ações que refletem diretamente no futuro do planeta.

Os riscos para a população

Os riscos para a população

Quem acha que o esgoto a céu aberto que está do outro lado da rua, não irá trazer consequência nenhuma para sua vida, está enganado. Neste local existe um grande número de bactérias e insetos que podem transmitir doenças graves para você e para toda a sua família. Pense nas crianças que são inocentes e brincam próximas do local, que por um descuido podem ter sua bola rolando e parando justamente no meio desse lixo todo.

Nesta simples e rotineira situação, já existe uma oportunidade de contaminação, por isso é muito importante fazer a nossa parte para não corrermos riscos. Os esgotos podem transmitir doenças pelo contato direto da pele com o solo eivado, através do toque do corpo e mãos na água contaminada pelo esgoto e ainda pela ingestão de alimentos infectados por moscas que pousam nestes locais e depois adentram os lares.

Assim, o contato direto ou indireto com o esgoto pode causar graves doenças como a diarreia aguda, febre tifoide, hepatite A, entre outras doenças.

Atitudes responsáveis para evitar problemas com esgoto

Atitudes responsáveis para evitar problemas com esgoto

Para evitar estas doenças, todo o esgoto doméstico e industrial, composto basicamente pelos dejetos de banheiros, água do banho, das pias, lavanderias, cozinhas, etc., devem ser direcionados por canalizações fechadas até a rede pública coletora. O próximo passo é o direcionamento até as estações de tratamento, para que passem por procedimentos apropriados, para serem descartados adequadamente nos rios e córregos.

Para os casos em que não tenha a rede pública coletora no bairro, o morador deverá providenciar uma fossa séptica e o sumidouro, que deverão ficar dentro do terreno da casa e permanecerem tampados. Periodicamente é aconselhável que seja esgotada, através de caminhões especializados para este fim.

Porém mesmo tendo este processo funcionando, muitas vezes ocorre o entupimento dos esgotos, deixando o mau cheiro e a sujeira a céu aberto. Isso acontece pelos maus hábitos da população, quando jogam cabelos, absorventes, papel de bala nos vasos sanitários, por exemplo. O acúmulo do lixo impede a passagem da água, causando o entupimento e resultando em vazamentos nas ruas e calçadas.

Além disso, são inúmeros casos de pessoas que jogam lixos diretamente em ruas que estejam com o esgoto aberto, aumentando ainda mais os riscos para os moradores que estão próximos ao local. Sendo assim, se você perceber que algum vizinho está lançando o esgoto de forma irregular, entre em contato com os órgãos responsáveis da cidade para que seja verificado e tomado uma ação para que isso não volte a acontecer. Caso você identifique locais que não está recebendo o serviço da rede pública coletora de forma adequada, também denuncie! Lembre-se que a responsabilidade de cuidar da cidade e do meio ambiente é de todos!

Dicas para evitar entupimentos

Dicas para evitar entupimentos

  • Descarte qualquer tipo de objeto ou lixo diretamente na lixeira do banheiro, não jogue no vaso sanitário.
  • Mantenha um ralo nas pias de banheiro, cozinha e no tanque para evitar que sujeiras desçam indevidamente pelo ralo.
  • Cuide da caixa de gordura e faça revisões constantes para manter sempre em condições adequadas.

Entupiu e não sabe como proceder?

Se você já está com o esgoto do imóvel entupido e não sabe por onde começar, conte com ajuda dos profissionais da Desentupidora Roto-Rooter. Há mais de 60 anos no mercado, somos especializados em desentupimentos de canos de qualquer tamanho, independente do local de instalação.

Contamos com equipamentos de alta tecnologia que facilitam a identificação e resolução do problema. Assim, seu entupimento é resolvido rapidamente, com toda segurança e comodidade. Para mais informações, fale conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *