Posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Canos, vasos sanitários e ralos entupidos são problemas comuns nas residências e comércios. Justamente por isso, muitas pessoas recorrem a internet para descobrir métodos de desentupimento a fim de evitar contratar uma desentupidora. Mas o que todos se perguntam é:  posso fazer o desentupimento residencial sozinho?

Em alguns casos, como os mais simples onde o entupimento foi causado por algo pontual a resposta é sim, mas dependendo do caso não é aconselhável, pois qualquer ação tomada indevidamente pode mais prejudicar do que ajudar! Saiba o por quê.

O uso de produtos caseiros ajudam a desentupir?

Produtos químicos para desentupimento residencial

Uma passada rápida pelos corredores do supermercado e você vai ficar surpreso com a quantidade de produtos que existem para fazer o desentupimento em um imóvel.

Muitos são até de marcas famosas, o que nos faz acreditar que são 100% seguros para nossa família e meio ambiente. Mas a realidade não é bem essa.

Muitos produtos acabam danificando o encanamento, devido à sua composição química extremamente forte, o que pode acabar exigindo a troca de todo o encanamento e ao invés de solucionar, acaba causando um problema ainda maior, o que poderia ser evitado ao contratar uma desentupidora.

Além disso, esses produtos que encontramos por aí podem fazer muito mal tanto para sua família quanto para o meio ambiente. Ao ter contato inadequado com o produto, pode causar alergias e até queimaduras nas pessoas mais sensíveis e quando descartados de forma indevida também acabam prejudicando o meio ambiente.

O que eu posso tentar antes de chamar a desentupidora?

Existem métodos simples e que você pode fazer tranquilamente para tentar resolver seu problema de entupimento. Agora, se mesmo com estas ações não resolver, não hesite em contratar uma desentupidora.

Água Quente 

A água quente é um excelente método para solucionar problemas de encanamento entupido. Ela é especialmente eficaz em pias de cozinha onde muitas vezes o entupimento é causado pelo acúmulo de gordura.

Esquente bastante água, deixando-a chegar ao ponto de ebulição. Então jogue essa água quente no ralo e espere um pouco para ver se a água começa a descer.

É claro que você tem que tomar um cuidado especial e não tentar mexer no ralo enquanto isso, para evitar contato com a água quente, causando queimaduras.

 

Desentupidor de borracha

posso usar um desentupidor de borracha para o desentupimento residencial?

Uma outra opção que é útil tanto para os ralos quanto para o vaso sanitário é o desentupidor de borracha. Ele cria uma vedação que acaba fazendo com que o que está causando o entupimento se desloque, o que pode ajudar bastante.

Quando você for utilizar um desentupidor de borracha, é importante que a borda da borracha esteja toda coberta por água, para ajudar a criar o vácuo.

Normalmente, dois movimentos de sucção são mais do que suficientes. Não fique tentando muito ou você poderá piorar a situação.

Na dúvida, contrate uma desentupidora!

O importante é evitar o máximo possível utilizar produtos químicos, pois dependendo da composição química poderá corroer os canos. O uso de arames para tentar empurrar desobstruir o cano, também não é recomendado. Nestes casos, além do entupimento, você ganhará uma infiltração.

Contratar uma desentupidora é garantir que seu problema de entupimento seja resolvido com rapidez, eficiência e segurança. Afinal, você será atendido por profissionais especializados em localizar a origem e causa do entupimento, resolvendo o problema de uma vez por todas, evitando estresse para você e sua família.

É importante lembrar que dependendo do tipo de entupimento, a demora em resolver pode piorar ainda mais o problema, caso a desentupidora não seja chamada a tempo!

Desta forma, contratar uma desentupidora é sempre a melhor solução, conte conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *