A proteção das águas para nossa sobrevivência

 simbolo-do-dia-da-agua

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992, o dia 22 de Março é o Dia Mundial da Água, onde além de comemorar, este dia deve ser destinado a refletir e discutir temas variados sobre a proteção das águas do nosso planeta. Em comemoração ao Dia da Água, atualmente considerada o bem mais precioso da humanidade devido à sua escassez, que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios da proteção das águas para nossa sobrevivência?

A água é um recurso natural de extrema importância para o corpo humano, para o crescimento de animais e vegetais, para uso em várias atividades domésticas, geração de energia e até mesmo para a produção de bens de consumo. A proteção das águas para nossa sobrevivência é algo que deve ser tratado com muito cuidado, e é importante educar e conscientizar as crianças desde cedo a respeito de economizar a água e não contribuir para a poluição de rios e nascentes.

A importância da água para os seres humanos

A água comprovadamente é essencial para a sobrevivência do ser humano, porém muitas pessoas não têm consciência dessa importância e não se preocupam com a proteção das águas. O percentual de água no corpo humano varia de acordo com o sexo e idade, ficando entre 70 a 75%.

A ingestão da água potável é importante para a conservação da saúde e prevenção de doenças como infecção de urina e cálculo renal. É recomendado que todas as pessoas consumam aproximadamente dois litros de água por dia, tanto beber diretamente ela quanto consumir alimentos que contenham grande proporção de água, como melancia, cenoura, abacaxi e goiaba.

Com apenas esses dados podemos perceber a importância da água para os seres humanos e o quanto a água é essencial em nossa vida, porém infelizmente as pessoas só chegam a ter a consciência dessa importância, quando ocorre a falta da água.

O corpo humano é 70% água

Dados sobre a Água

O Brasil é privilegiado em relação à quantidade de água disponível, já que tem a maior reserva de água doce da Terra, porém enfrenta problemas com a escassez em algumas regiões. Conheça alguns dados sobre a Água:

  • 75% da superfície da Terra é coberta por Água.
  • 96,5% da água se encontra nos oceanos, são de água salgada não potável.
  • 1,71% é de água doce na forma de geleiras, mas não estão disponíveis ao consumo humano.
  • 0,76% é de água doce subterrânea, em lençóis freáticos, necessitando equipamentos para captá-las.
  • 0,03% é de água existente na atmosfera.
  • 0,9% são outras fontes de água doce disponíveis, como rios e lagos, porém com algum impedimento de uso, como poluição ou difícil acesso.

Gráfico quantidade de água na Terra

No mundo, os Recursos Hídricos são distribuídos da seguinte forma:

  • Direcionados ao abastecimento público das cidades: 10%
  • Direcionados à grandes indústrias: 23%
  • Direcionados à irrigação na agricultura: 67%

Distribuição da água por setor

Poluição da água

A poluição da água ainda é recorrente, muitas pessoas jogam diversos entulhos causando a poluição de rios, além das empresas que continuam a despejar nos rios e lagos produtos químicos, provocando danos graves à saúde. A obrigação de todo cidadão é zelar pela proteção das águas de forma sustentável, conservando a qualidade de vida, inclusive das futuras gerações.

Por isso, é importante que cada cidadão tenha consciência que a poluição é um problema grave e deve ser evitado a todo custo, pois parte da poluição gerada hoje ainda estará presente para as gerações futuras, e infelizmente a produção de poluição está mais rápida do que ações de reciclagem.

Motivos para evitar o desperdício de água

  • Mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável, principalmente em regiões de seca ou muito pobres.
  • 40% da população não têm acesso aos serviços básicos de saneamento.
  • No mundo todo, em torno de 6 mil crianças morrem diariamente por não terem acesso à um serviço de saneamento decente.
  • Conforme estudos da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2025 a população pode sofrer grave escassez de água, se os padrões de consumo não melhorarem.

7 dicas para proteção das águas

Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa 1- Reduza o tempo do banho e desligue o chuveiro enquanto ensaboa o cabelo e o corpo.

Use a vassoura ao invés da mangueira 2- Prefira a vassoura em vez da mangueira nas atividades domésticas.

Reutilie a água da máquina de lavar 3- Reutilize a água despejada pela máquina de lavar roupa e água do banho.

Feche a torneira ao escovar os dentes 4- Feche a torneira ao escovar os dentes.

Feche a torneira ao ensaboar a louça 5- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça.

Use a água da chuva para regar plantas 6- Reaproveite a água da chuva para as atividades domésticas e regar plantas.

Procure e elimine vazamentos 7- Elimine todo tipo de vazamento da casa/empresa.

Evitar vazamentos é necessário

Evitar vazamentos é necessário, já que estamos atravessando uma crise hídrica preocupante. Todas as formas de economia de água são bem vindas e contribuem para a preservação da água do planeta. Um dos vilões de desperdício de água são os vazamentos e você tem o dever de evitar esse problema, assim seu bolso e o planeta agradecem. Alguns vazamentos são imperceptíveis, sendo necessário o acompanhamento de equipes especializadas em caça vazamentos, como a equipe da desentupidora Roto-Rooter.

Caso você esteja com algum vazamento em sua casa ou empresa, procure por profissionais experientes em caça vazamentos e tenha seu problema solucionado com toda segurança e praticidade. E lembre-se, tomar consciência das atitudes tomadas hoje, certamente influenciará na mudança do dia de amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *