Quais os riscos de entupimento em prédios?

Riscos de entupimento em prédios

Os prédios residenciais e comerciais são excelentes escolhas no quesito segurança e comodidade, mas não estão isentos de problemas com entupimentos caso não haja programas de prevenção e conscientização das pessoas sobre o assunto. Você já parou para pensar quais os riscos de entupimento em prédios?

Com certeza são muitos, pois a ação de uma única pessoa consequentemente acaba afetando outras pessoas, já que convivem em um ambiente comum. Para fugir de possíveis transtornos, saiba o que é preciso fazer para livrar-se de problemas de entupimento de coluna, evitando causar riscos a todo o condomínio.

Os entupimentos em prédios

Equipe técnica consertando entupimento

Para casos simples de entupimentos, como vasos sanitários e pias, há algumas maneiras rápidas de resolver que não requerem muito esforço. Confira nossas dicas básicas de como desentupir o esgoto.

Já casos mais complexos de entupimentos não devem ser solucionados pelos próprios proprietários dos prédios, pois muitas vezes estão em estágio avançado, sendo necessária intervenção de profissionais especializados para não danificar o local afetado. Dependendo do ponto onde se encontra o entupimento, a equipe pode necessitar de equipamento de escalada para corrigir o problema.

Em se tratando de prédios, sejam eles grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais, qualquer solução equivocada pode prejudicar diretamente todos os outros apartamentos ou escritórios, caso ela seja feita de forma errada ou com soluções temporárias.

Então, evite soluções caseiras para desentupir grandes locais, pois apesar de parecer o problema foi resolvido imediatamente, as tubulações vão se danificando aos poucos, sem que você perceba, causando estragos maiores no futuro.

Os riscos de entupimento em prédios

Risco de ter coluna entupida

Entre os riscos mais comuns de entupimento em prédios estão os alagamentos que podem causar além de um mal-estar, grandes prejuízos financeiros e danos em pisos de madeira, no caso de infiltrações por conta de alagamentos e vazamentos.

Um entupimento de coluna em um apartamento pode afetar todo o sistema de tubulação dos demais apartamentos. O cano entupido pode não suportar a pressão existente na tubulação e rachar causando vazamentos na coluna. Isso pode causar infiltração de água nas paredes, prejudicando a estrutura delas, chegando até mesmo a provocar rachaduras, causando grande transtorno para todos os moradores ou funcionários do prédio. Sendo assim, fica claro a importância de realizar trabalhos preventivos de desentupimento a cada seis meses para evitar complicações e transtornos desnecessários.

Esse hábito traz ainda uma vantagem financeira para o condomínio, já que os trabalhos preventivos são mais simples e menos custosos de se fazer, diferente de trabalhos para realizar desentupimentos já efetivos, que muitas vezes necessita de equipamentos específicos, como caminhões de hidrojateamento que tem um custo mais elevado devido à complexidade do entupimento.

Dicas para evitar entupimento de coluna

Dicas para evitar entupimento

  • Separe as instalações: Evite deixar as instalações de esgoto junto com as instalações de escoamento das águas pluviais. Faça tubulações separadas para não causar nenhum dano à tubulação e nem possibilidade de transbordamento de água por entupimento.
  • Faça manutenções preventivas: Faça a cada seis meses manutenções nos prédios para garantir a segurança e o sossego de todos que convivem no local.
  • Nunca jogue óleo de gordura nas pias: O óleo é um perigo para as tubulações, já que quando é acumulado forma uma grande crosta, bloqueando a passagem da água, causando o entupimento.
  • Cuidado com o que é descartado no vaso sanitário: Apesar de a descarga ter uma pressão forte e levar qualquer objeto jogado no vaso sanitário, não é indicado jogar fios cabelos, cotonetes, fraldas, bitucas de cigarro, entre outros, pois esses objetos ficam parados nas tubulações causando entupimentos futuros.
  • Proteja os ralos: Coloque proteção nos ralos do imóvel para impedir a passagem de materiais como cabelos e restos de comida que possam causar entupimentos futuros.
  • Comunique: Utilize os quadros de aviso para instruir e educar as pessoas que convivem nos prédios, orientando e conscientizado sobre a necessidade das boas práticas.
  • Cuide das calhas: Tenha o hábito de manter limpas as calhas e tubos de queda, já que é comum acumular folhas e sujeiras trazidas pelo vento. Esse trabalho preventivo evita entupimentos que causam alagamentos nas lajes dos prédios.
  • Evite o mau cheiro: Para evitar o mau cheiro use peças adequadas que favorecem a ventilação e bloqueiam o mau odor.

Conte com a desentupidora Roto-Rooter para realizar manutenções preventivas ou corretivas no seu prédio. Nós temos o compromisso de entregar soluções seguras e eficientes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *