Sua casa ecologicamente correta

Capa Sua casa ecologicamente corretaSabemos que hoje em dia, mais do que nunca, precisamos nos atentar com as questões ambientais. É essencial contribuir para a preservação da natureza em todas as suas extensões, e a melhor forma para fazer isso é começar revendo nossas próprias ações. E por que não rever nossa própria casa?

Com certeza agindo de forma ecologicamente correta no ambiente em que vivemos, um grande passo já estará sendo dado e resultará em uma grande diferença para o meio ambiente. Se cada vez mais, as pessoas pensarem e agirem dessa forma, o mundo se tornará um lugar muito melhor para se viver. Então veja a seguir algumas dicas práticas para sua casa também ser ecologicamente correta.

Construção

Tijolo de solo cimento

  • Usar tijolo de solo-cimento (ecológico): O processo de secagem desse tipo de tijolo é feito no sol. Em torno de 60 árvores são poupadas em uma construção de casa média pelo simples fato dos tijolos ecológicos não precisarem ir para o forno.
  • Instalar sistema solar de aquecimento de água: Esse tipo de sistema irá possibilitar uma redução de pelo menos 30% no consumo de energia elétrica.
  • Usar madeiras com certificado de origem: Apesar de serem mais caras do que madeiras sem certificado, você estará garantido que o ambiente e o solo do local onde foram extraídos estes materiais não sejam degradados e passem por um reflorestamento regularmente.
  • Usar lâmpadas fluorescentes: Ela consome 80% menos energia do que a lâmpada comum e ainda possui alta durabilidade. Dura cerca de 10 vezes mais do que uma incandescente.

Reuso da água

Sistema de captação de água residencial

  • Instalar sistema de captação de água de chuva: Pode ser feito simplesmente captando a água em baldes, galões, barris, calhas e etc. Além de poder reutilizar a água captada em diversas outras atividades, você estará economizando na conta todo mês.
  • Fechar a torneira na hora de lavar louça, escovar os dentes e tomar banho: Parecem ser atos simples, porém se realizados podem gerar uma grande economia (em média, mais de 20 litros por dia). Instalar arejadores nas torneiras de casa também ajuda a economizar e o investimento nessas peças é baixo.
  • Usar água fora dos horários de pico: Se for possível, utilizar a água fora dos horários entre as 18h e 22h. Algumas empresas reduzem o valor da taxa dependendo do horário de uso.

Reciclagem

Separando o lixo

  • Separar lixo orgânico do reciclável: É essencial fazer essa separação e mesmo após tanta divulgação e campanhas de conscientização apenas 5% do lixo total são separados.

É válido termos um lixo para jogar os restos de comida e orgânicos em geral (materiais que se decompõe) e outro para os recicláveis, que são: papel e papelão (azul), plástico (vermelho), vidro (verde) e metal (amarelo). Lembrando que existe a separação ideal pelas cores, que são os tipos dos materiais.

  • Utilize sacolas retornáveis na hora das compras: Dessa forma você não irá desperdiçar tantas sacolas plásticas de supermercado e estará ajudando a reduzir o consumo da matéria-prima das mesmas.
  • Plantar árvores e plantas: Plante o máximo que puder dentro de seu jardim, nos arredores de sua casa ou em praças e parques. Essa é a maneira mais efetiva de eliminar o gás carbônico e ajudar no combate do aquecimento global.

Seguindo essas dicas práticas, certamente você estará caminhando para ter uma casa ecologicamente correta e contribuindo de forma eficaz para a construção de um novo meio ambiente.

A Roto Rooter também oferece serviços ambientais, focados na preservação do planeta. Assim, pensando nos problemas que efluentes líquidos de indústrias podem causar no meio ambiente, realizamos os seguintes serviços:

Temos equipes especializadas para resolver complicações ambientais com efluentes. Para mais informações, fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *