Vida útil do encanamento

Vida útil do encanamento

Você sabe qual é a vida útil do encanamento de sua casa e quando trocar para evitar vazamentos? A maioria das pessoas não sabe que o encanamento tem um tempo de vida útil, já que eles ficam escondidos dentro das paredes, abaixo de pisos e forros e acabam sendo esquecidos durante as reformas do estabelecimento.

Quando não é realizada a manutenção periódica dos tubos e encanamentos é natural acontecer problemas emergenciais de vazamentos que pode gerar sérios problemas. As tubulações sofrem desgastes naturais devido ao tempo e em outros casos são deterioradas mais rapidamente devido à falta de alguns cuidados diários que podem ser tomados para preservar a vida útil do encanamento.

Usos de cada material e sua durabilidade

Conheça os tipos principais de materiais usados para encanamentos, a durabilidade aproximada de cada um, e onde eles costumam ser utilizados. Em casos de dúvidas, consulte um profissional da área.

  Canos de aço galvanizado

Tubos metálicos: Normalmente de aço galvanizado, é um material extremamente forte e indicado para uso em tubulações da rede de incêndio ou em edifícios altos, devido a aguentar a alta pressão da água. Dura entre 12 e 18 anos.

Canos de cobre

Tubos de cobre: Ideais para usar na condução de água quente, pois possui alta estabilidade química. Pode durar mais de 80 anos se não entrar em contato com componentes corrosivos.

Canos de PVC

Tubos plásticos: Os canos mais usados em construções, os canos de PVC possuem elevada resistência à corrosão, suporte a ação do tempo e acumula poucos detritos devido a sua flexibilidade. Duram em torno de 25 anos, podendo chegar a 45 anos com manutenção adequada.

Dicas de como aumentar a vida útil do encanamento

Canos: tipos e tamanhos variados Certos materiais são mais indicados para cada função. Por exemplo, tubos de PVC não suportam superaquecimento, enquanto tubos de aço galvanizado podem ser prejudicados pelos sais minerais da água da rede pública. Portanto, durante a troca do encanamento, é interessante planejar qual material será usado em cada local.
Cano enferrujado Se na sua casa tem encanamentos ou tubulações muito antigas, o indicado é a troca completa da rede hidráulica, já que com o passar do tempo as paredes dos canos acabam ficando espessas, atrapalhando a passagem da água.
Encanador suspeito Cuidado com a mão de obra contratada. Seja durante a construção do local ou durante uma inspeção técnica de rotina, não adianta possuir material de primeira qualidade se o serviço for realizado de qualquer jeito. Contrate profissionais especializados no assunto.
Juntas de rosca Proteja os encanamentos. Se o encanamento for em paredes e pisos internos, use juntas apropriadas de cada material, como solda para canos de metal e rosca para os outros, evitando vazamentos. Tubulação de aço com conexão de ferro, por exemplo, gera desgaste muito rápido, causando possíveis vazamentos.
Limpeza de encanamento A limpeza e manutenção nos encanamentos são indispensáveis. Os canos de metal, por exemplo, podem acumular ferrugem e corroer o metal, enquanto os de PVC podem ser danificados caso produtos de limpeza corrosivos sejam despejados na tubulação, ou por equipamentos impróprios que podem perfurar a tubulação.

Possui dúvidas sobre reparos no encanamento?

Dúvidas sobre reparos no encanamentos

Havendo necessidade de realizar reparos no encanamento devido a vazamentos, é recomendável que seja feito uma avaliação técnica de um profissional para identificar a causa do problema para que o problema seja resolvido na raiz, não voltando a ocorrer.

Para a escolha do tipo de material a ser usado deve ser levado em conta, onde será instalada, a temperatura do líquido que será passada pela tubulação, as condições de exposição da instalação, entre outras questões.

A desentupidora Roto-Rooter possui equipe especializada em caça vazamentos, além de equipamentos altamente modernos. Seu problema será resolvido com toda comodidade, segurança e higiene.

2 comentários sobre “Vida útil do encanamento

  1. Q produtos eu posso usar para limpeza hidráulica em aço galvanizado? Quais os danos q o produtos usados p limpar pode causar danos?

    1. Olá, o uso inapropriado de produtos pode gerar corrosões ou perfurações nas tubulações. Para evitar este tipo de problema, é indicado utilizar produtos específicos, observando sempre a indicação de uso nos rótulos dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *