3 dicas para evitar problemas com sua caixa d’água

As caixas d’água muitas vezes são completamente esquecidas até percebermos que há algo errado na conta mensal ou no gosto / aspecto da água. Para ajudar nestes dilemas que sempre acontecem quando a gente menos espera, escrevemos este artigo onde você verá 3 dicas para evitar problemas com sua caixa d’água.

Sabemos que a caixa d’água é desenvolvida para ter uma durabilidade longa, e associada ao bom uso dela, pode aumentar ainda mais este tempo.

Porém, sem as manutenções devidas, a vida útil da caixa d’água pode ser reduzida. E o pior, a saúde familiar ou dos colaboradores, no caso das empresas, pode ser comprometido.

Por isso, é importante tomar todas as medidas preventivas possíveis. Veja neste artigo 3 dicas para evitar problemas com sua caixa d’água.

Você conhece os tipos de caixa d’água?

Antes de falarmos efetivamente das dicas é importante que você conheça um pouco mais sobre os tipos de caixa d’água.

Hoje em dia, existem diversas opções de caixas d’água que se encaixam em todos os imóveis.

Temos desde as fabricadas com fibra de vidro, a mais comum em praticamente todos os imóveis, que tem durabilidade de mais ou menos 5 anos, a de polietileno, que dura pelo menos 30 anos, até a caixa d’água de aço inoxidável que tem durabilidade de até 50 anos.

Dentre estas, as fabricadas em polietileno são as consideradas mais vantajosas pois evitam a entrada de luz dentro dela, mantendo a temperatura ambiente da água.

Porém, independente do tipo de material, todas elas possui um prazo de durabilidade que deve ser respeitado para evitar problemas, principalmente pela falta de manutenção. Mas atenção: precisando de manutenção e limpeza especializada, fale com profissionais da área, não faça nada sem ter o devido conhecimento no assunto.

Pronto: depois deste breve resumo você já conheceu os diferentes materiais que são usados para fabricar uma caixa d’água. Quando for necessário trocar, saberá exatamente o que procurar e olhar na hora de comprar.

Agora para fugir dos transtornos que o material inadequado, falta de manutenção e limpeza causa, falaremos a seguir sobre 3 dicas para evitar problemas com sua caixa d’água. Confira:

1. Especificações exigidas para a caixa d’água

Primeiramente, você deve contar com o apoio de uma empresa confiável na hora de comprar uma caixa d’água. Empresas idôneas irão recomendar opções que realmente atenda às suas necessidades, evitando problemas.

Você precisará verificar se o produto possui as especificações devidas, de acordo com as normas estabelecidas para a fabricação da caixa d’água.

Caso não atenda a essas especificações, você estará correndo grandes riscos, tanto de rachaduras quanto de contaminação da água e assim, ficará difícil evitar problemas com sua caixa d’água.

Atualmente, existem muitas caixas d’água que não estão regularizadas e, após diversos relatos, foi verificado que houve efeitos colaterais em pessoas que consumiram água alojada em produtos irregular.

Além de problemas de saúde, você poderá ter prejuízos como por exemplo, vazamento em grande escala, rachaduras e até rompimento da caixa d’água, causando grandes infiltrações e aumento na conta de água.

Para que você tenha certeza que está adquirindo um produto de qualidade e confiável, verifique se a caixa d’água possui o selo do Inmetro e se está de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Se possuir essas duas exigências, pode confiar pois a caixa d’água é segura.

2. Cuidados com o uso da caixa d’água

Ter uma caixa d’água velha, é sinal de perigo e contaminação de bactérias prejudiciais à saúde.

Outro cuidado importante que você deve ter é verificar se a sua caixa d’água ainda é de amianto. Atualmente, as caixas d’água de amianto são proibidas no Brasil, pois sua composição é altamente cancerígena, extremamente prejudicial à saúde.

A poeira da fibra de amianto pode causar câncer de pulmão e asbestose, uma doença crônica e incurável que petrifica os pulmões, causando dificuldade para respirar.

A manutenção de uma caixa d’água de amianto é dificultada, porque não é possível esfregá-la durante a limpeza, para que não fique resquício de pó na água. Porém, a limpeza superficial não higieniza corretamente a caixa d’água.

Por não ser fácil a realização da limpeza dessa caixa, a chance de ocorrer alguma contaminação é alta, podendo haver proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos.

Além disso, se houver rachaduras na caixa d’água de amianto, o pó poderá contaminar a água, causando problemas na saúde.

Portanto, caso você ainda tenha caixa d’água de amianto na sua residência ou empresa, é recomendado que seja trocado o quanto antes.

3. Limpeza da caixa d’água: fundamental para conservação

Realizar a limpeza da caixa d’água é muito importante para manter a qualidade da água e da caixa, pois ela armazena toda a água potável que é entregue pela concessionária de abastecimento.

Portanto, é necessário verificar sempre e ter cuidado com o armazenamento para garantir o consumo saudável da água.

A água chega até seu imóvel completamente tratada e é sua responsabilidade mantê-la com a mesma qualidade que lhe é entregue.

Com o armazenamento incorreto, a água poderá ser contaminada, causando problemas sérios e colocando em risco a saúde das pessoas que consomem esta água.

Existem alguns fatores que influenciam na contaminação da água com mais frequência como:

  • Tampa da caixa d’água quebrada, que facilita a entrada de ratos, mosquitos e bactérias, além de aumentar a probabilidade de cair sujeira dentro da água;
  • Má higienização, que pode aumentar o risco de contaminação da água.

Assim, é fundamental estar atento e toda vez que julgar necessário, contratar empresas especializadas para garantir a limpeza da caixa d’água e a sua segurança.

Contrate uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água

Ao contratar uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água você terá a garantia de que a higienização do seu reservatório será realizada corretamente.

Chame quem tem experiência no mercado e evite problemas e acidentes. Atendemos desde casos simples de limpeza de caixa d’água até os mais complexos, atuando sempre com qualidade, segurança e eficiência.

Para a limpeza de reservatórios maiores, utilizamos a técnica de hidrojateamento, que remove toda a sujeira com extrema higiene.

Utilizamos materiais adequados, evitando o desperdício de água, além de equipamentos altamente tecnológicos para solucionar o seu problema com rapidez e comodidade.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas. Realizamos orçamentos sem compromisso!

Com a Roto-Rooter seus problemas serão resolvidos rapidamente e com a máxima segurança. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *