Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Como tratar corretamente o lixo industrial

imagem

O lixo produzido pelas empresas possui componentes quimicos perigosos que podem causar graves danos a populacao e ao ambiente, sendo importante tratar corretamente o lixo industrial.

Com o crescimento acelerado de grandes empresas, cresce tambem o numero de lixo produzido, sendo comum presenciar que muitas destas empresas nao sabem como tratar corretamente o lixo industrial por falta de conhecimento e muitas outras nao tomam as medidas adequadas por falta de negligencia mesmo.E fato que todo o lixo produzido e cada vez maior e contribui diretamente para uma serie de problemas de ordem economica e social, sanitaria e ambiental, por isso e importante que toda industria faca a sua parte. Saiba como!

Como funcionaa classificacao dos residuos

imagem

Quanto as caracteristicas fisicas, os residuos podem ser classificados como secos, representados por papeis, tecidos, vidros, madeiras, espumas, plasticos, metais, entre outros, ou molhados, representado por restos de comida, bagacos de frutas, etc.

Para a composicao quimica se classificam em organico (cabelos, restos de comidas, podas de jardim, etc.) e inorganico (plasticos, borrachas, tecidos, lampadas, vidros, etc.).

Ja quanto a origem do lixo sao classificados:

imagem
  • Domiciliar: Todo lixo produzido pelas residencias, constituidos por restos de alimentos, materiais descartaveis, entre outros tantos itens.
  • Industrial: Produzido por empresas metalurgicas, quimicas, papelaria, alimenticia, entre outras.
  • Comercial: Originado dos comercios como, por exemplo, bancos, lojas, restaurantes, etc.
  • Radioativo: Esses residuos sao originados da atividade nuclear e devem ser manuseados com protecao e equipamentos adequados.
  • Entulhos: Lixos originados por projetos de obras e construcoes, o qual pode ser reciclado.
  • Servicos publicos: Produzido nos servicos de limpeza urbana, como por exemplo, galerias, corregos, feiras, etc.
  • Agricola: Residuos produzidos nas atividades agricolas como, por exemplo, adubos, restos de colheitas, entre outros.
  • Hospitalar: Lixo produzido por hospitais, farmacias e clinicas veterinarias, representados por seringas, remedios, luvas, curativos, entre outros, que necessitam de cuidados especiais em seu descarte por possuirem caracteristicas contaminantes.
  • Aeroportos e terminais rodoviarios: Lixos originados de restos de alimentos e higiene pessoal que possuem grande probabilidade de hospedar doencas vindas de outras cidades e paises.

Metodos para odescarte do lixo industrial

imagem

Algumas industrias desobedecem a lei que regulamenta o descarte correto do lixo produzido pelas industrias e eliminam o lixo da pior forma possivel.

Entre as praticas inadequadas cometidas por grandes industrias podemos citar o descarte a ceu aberto, em praias, rios e corregos ou nas beiras de estradas, que alem de colaborar para a proliferacao de pragas urbanas e consequentemente gerar diversas doencas a populacao, causa a contaminacao do solo e acaba com a seguranca dos moradores, alem da beleza da cidade.

Como todo lixo produzido pelas industrias possuem produtos quimicos e toxicos que oferecem serios riscos a saude humana e ambiental, e importante seguir metodos responsaveis para a eliminacao do lixo.Existem diversas formas para tratamento que deve ser utilizado de acordo com as caracteristicas do lixo produzido. Entre elas estao:

Aterros industriais

Este e um metodo muito mais barato e seguro para o descarte do lixo industrial. Os aterros possuem sistemas especificos que garantem o descarte seguro de todo lixo produzido nas industrias, sem prejudicar o ambiente.

imagem

Incineracao

Este processo conduzido atraves da queima controlada e um pouco complexo por exigir algumas particularidades na eliminacao de cada tipo de lixo. Na eliminacao de residuos compostos por hidrogenio, oxigenio e atomos de carbono, por exemplo, exige-se apenas um processo eficiente de remocao de cinzas, ja para materiais toxicos, o sistema ideal deve ser mais complexo e avancado.

Reciclagem

Uma opcao bem comum e interessante visando a sustentabilidade e reducao de custos para as empresas em relacao ao descarte do lixo.Nesta modalidade, as empresas doam ou vendem materiais que iriam para o lixo, mas que podem ser reaproveitados para outros fins.

Beneficios do descarte adequado

Mais do que a correta destinacao aos residuos industriais e quimicos, as industrias que decidem pelaimplantacao decontroles rigorosos para a manipulacao e descarte do lixo industrial tambem sao privilegiadas por uma serie de beneficios. Nao apenas as empresas, mas tambem toda a comunidade ao redor dela, e a sociedadeem geral.

Confiraabaixo alguns dos principais beneficios que o tratamento correto do lixo industrial podetrazer:

  • imagemReducao de riscos de acidentes na manipulacao de residuos perigosos.
  • Disposicao de residuos em sistemas apropriados.
  • Protecao a saude da comunidade.
  • Reaproveitamento de residuos de forma sustentavel e economica.
  • Preservacao do meio ambiente, protegendo o solo, ar, rios e lagos.

Para atender as industrias que precisam da remocao, transporte e tratamento de efluentes liquidos e lixo industrial, a Desentupidora Roto-Rooter Ambiental possui equipe especializada no manuseio correto desse material, que pode prejudicar o meio ambiente se nao for cuidadosamente descartado. Confira nos links abaixo todos os nossos processos de coleta e tratamentodesses efluentes:

  • Tratamento de Efluentes
  • Remocao de Efluentes
  • Transporte de Efluentes


Selecione a sua Região