Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Desperdicio de agua: saiba como evitar

imagem

A agua e um dos elementos principais para a sobrevivencia do homem ja que e indispensavel no bom funcionamento do organismo, na higiene pessoal, na preparacao dos alimentos, alem de util nas atividades domesticas. Percebe o quanto ela e importante? Entao, conheca um pouco mais sobre o risco do desperdicio de agua: evite e economize.

Voce deve estar se perguntando, se mesmo com tanta informacao a respeito desse assunto as pessoas ainda continuam desperdicando agua?

E a resposta e sim, apesar de ser um recurso tao precioso e estarmos vivendo diante de um cenario catastrofico com a falta da agua em diversas regioes do Brasil, a populacao nao tem consciencia da importancia em cuidar desse bem. E comum o mau uso e desperdicio todos os dias da agua nas residencias e empresas.

Saiba como nao fazer parte dessa parcela da populacao que ainda contribui para a escassez da agua.

Viloes do desperdicio de agua

E possivel reduzir o consumo da agua, mudando alguns habitos em que e desperdicada muita agua e muitas vezes nao existe essa consciencia. Nas residencias sao muitos os viloes do desperdicio de agua e voce pode mudar essa historia, ajudando o planeta e principalmente seu bolso.

Confira quem sao os principais viloes do desperdicio de agua:

  • Vazamentos: Sabe aquele vazamento da sua torneira que esta te incomodando ha dias, mas que voce ainda nao teve tempo de arrumar? Por dia essas gotinhas que caem da torneira podem acumular ate 40 litros de agua, portanto, priorize o conserto.
  • Banho: Um simples banho de 15 minutos consome em media 243 litros de agua. E muito desperdicio para uma acao que pode durar menos tempo, e so questao de habito.
  • Vaso sanitario: Considerado uma das maiores fontes de desperdicio de agua, fique de olho para evitar vazamentos. No caso de uma valvula desregulada pode haver desperdicio de ate 14 litros de agua por descarga.
  • Louca: Deixando a torneira aberta enquanto ensaboa a louca e consumido em media durante 15 minutos 117 litros de agua, imagine a quantidade de agua que escoa, literalmente, pelo ralo ao lavar muitos utensilios.
  • Escovar os dentes: O habito de deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba, desperdica 12 litros em apenas cinco minutos.

Dicas basicas para evitar o desperdicio

imagem

  • Louca: Deixe a torneira desligada enquanto ensaboa pratos e talheres, so abra na hora de enxaguar a louca.
  • Banho: Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos, a economia pode chegar a ate 162 litros.
  • Reaproveitamento da agua: Use a agua dispensada pela maquina de lavar roupa nas atividades domesticas. Veja nosso post sobre agua de reuso para obter dicas de como reaproveitar a agua.
  • Calcadas: Vire amiga fiel da vassoura e corte relacao de vez utilizar a mangueira.
  • Lavar o carro: Na hora da limpeza do carro, utilize baldes e panos para ajudar na economia da agua.
  • Plantas: Use o regador para molhar as plantas em vez da mangueira.
  • Captacao da agua da chuva: Se possivel aproveite a agua da chuva nas atividades domesticas.

Dicas para industrias, escritorios e comercios

imagem

A crise hidrica tambem afeta diretamente as empresas e por isso e importante tomar algumas medidas como forma de economizar e cortar o desperdicio da agua.

Confira dicas para empresas e comercio reduzirem o consumo da agua:

  • Torneiras: trocar torneiras simples por modelos de pressao ou modelos de sensor economiza bastante no final do mes.
  • Descarga: Ja existem no mercado descargas com duplo acionamento, onde sao usados 3 litros para dejetos liquidos e 6 para solidos, uma economia significativa.
  • Redutores: Essas pecinhas dao um resultado tremendo, diminuindo a quantidade de saida das torneiras, e uma otima saida.
  • Vazamentos: Fique atento para identificar se nao ha nenhum vazamento alocado nas dependencias da empresa. Caso encontre ou suspeite de vazamentos, entre em contato com a Roto-Rooter para solucionar o problema.
  • Reuso da agua: Faca o reaproveitamento da agua nas atividades que nao necessitam da agua potavel. Voce pode usar para lavar patios e banheiros, por exemplo.
  • Programas de conscientizacao: Faca campanhas de reeducacao dos funcionarios quanto a essa questao. Gincanas e competicoes tambem e uma forma de engajar e motivar a equipe nessa missao.

Como visto, sao dicas simples e faceis de aplicar nas residencias e nas empresas, trazendo beneficios enormes, tanto pessoais, ja que a economia reflete no bolso, na hora de pagar a conta no fim do mes, como para o planeta.

E preciso que todos tenham a consciencia que a agua e um recurso que esta cada vez mais escasso e pode trazer serios riscos para a sobrevivencia da humanidade, principalmente para as proximas geracoes. Para evitar problemas, voce pode chamar a desentupidora Roto-Rooter para localizar e corrigirvazamentos de forma pratica e com seguranca.



Selecione a sua Região