Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Entenda o que e o chikungunya

imagem

Ultimamente muito tem se falado a respeito dessa doenca e para que voce entenda o que e o chikungunya e como se prevenir, preparamos esse artigo especial para tirar todas as suas duvidas.A febre chikungunya e uma doenca muito parecida com a dengue e existe ha seculos, porem, seu virus so foi descoberto no ano de 1952 e antes disso, todos os casos eram diagnosticados como dengue.

Somente a partir de 1952 e que se notou que havia diferencas entre a dengue e a chikungunya, ja que os sintomas eram diferentes dos associados a dengue.O primeiro caso desse surto foi em dezembro de 2013 na ilha de Saint Martin, atingindo rapidamente outras pessoas nas ilhas do Caribe e na America do Sul.

Em um curto periodo, a Organizacao Mundial da Saude confirmava mais de 500 mil casos nas Americas, comprovando a facilidade que essa doenca tem em se espalhar rapidamente.Esses dados confirmam a importancia da conscientizacao de toda a populacao e orgaos competentes em efetuar acoes a fim de evitar a proliferacao desse virus.

Formas de transmissao do chikungunya

imagem

O nome do virus tem origem da lingua Kimakonde e significa homem que anda arqueado, fazendo uma referencia as fortes dores articulares causadas pela doenca, que influenciam na expressao corporal do doente.

A transmissao se da pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegyptieAedes albopictus e ao contrario da dengue, que muitas vezes o infectado contrai o virus, porem nao desenvolve a doenca, no caso do chikungunya, 72% a 95% das pessoas infectadas desenvolvem os sintomas e ficam debilitados mais rapidamente.

Os sintomas mais comuns do chikungunya sao febre alta e dores fortes nas articulacoes que podem persistir por meses e ate anos.O diagnostico se da atraves de exames laboratoriais e o tratamento e realizado com a ajuda de analgesicos e antitermicos para aliviar as dores.

Diferenca entre a dengue, zika virus e chikungunya

imagem

Para saber todos os detalhes dos sintomas, veja nosso infografico.

Dicas para prevencao

imagem

Infelizmente a medicina ainda nao encontrou uma solucao impeditiva para o virus chikungunya, sendo importante a conscientizacao de toda a populacao a tomar medidas preventivas em suas proprias casas.

Como sabemos, o transmissor da doenca e o mosquito Aedes aegypti, o qual se reproduz facilmente em locais com agua parada. Assim, tome alguns cuidados para evitar que essa doenca entre em seu lar:

  • Elimine o risco evitando deixar agua parada em baldes, vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e outros objetos;
  • Mantenha as calhas do imovel limpas, evitando o acumulo de sujeira e agua parada no local;
  • Fique atento a limpeza e higienizacao da caixa dagua;
  • Nao jogue lixo nas ruas, margens de rios ou valetas, pois possibilita a criacao do mosquito;
  • Se possivel coloque telas em seu imovel;
  • Tenha cuidado com as piscinas plasticas montadas para divertimento das criancas. A agua parada por muito tempo e um convite para a doenca.

Como visto as medidas sao simples e podem ser tomadas por todos nos. Conscientize sua familia, amigos e vizinhos a acabar com todo e qualquer foco de reproducao do mosquito.

Sua saude vale ouro, fique atento!



Selecione a sua Região