Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Entenda o que e o Zika Virus

imagem

Nos ultimos meses muito tem se falado sobre o zika virus, uma doenca que tem assustado a populacao apos a descoberta dos primeiros casos no Brasil em 2015.

O mais preocupante e a ligacao do virus com outras doencas, como a microcefalia que ainda esta em investigacao pelo Ministerio da Saude, pois ainda nao ha dados concretos sobre sua manifestacao, alem de uma possivel relacao com a sindrome de Guillain-Barre, doenca que afeta o sistema nervoso, mas que tambem ainda nao ha confirmacao dessa correlacao.

Assim, para sanar suas duvidas sobre esse perigo que assola a saude humana, preparamos esse post para que voce entenda de forma simples e objetiva o que e o zika virus, doenca que vem tirando o sono de muita gente, principalmente das mulheres gravidas!

O que e o Zika virus?

imagem

O zika virus foi detectado pela primeira vez na Nigeria por volta dos anos 50 e posteriormente foi se alastrando para outros locais como Oceania e Franca, chegando muito provavelmente atraves de turistas ao Brasil.

O mosquito Aedes aegypti e o responsavel pela transmissao do zika virus, alem de transmitir tambem outras doencas como a dengue e chikungunya.

Diferencas entre dengue, chikungunya e zika virus

O mesmo mosquito transmite tres doencas diferentes e preocupantes e por isso e importante estar atento as diferencas.

A dengue e uma doenca mais conhecida e seus principais sintomas sao febre alta, dor de cabeca, dores no corpo, fraqueza e coceira na pele. Ja os sintomas dochikungunya sao dores fortes nas articulacoes dos pes e maos, alem da febre alta.

O zika virus por sua vez ainda esta em estudo e diferentemente da dengue e do chikungunya a febre e mais baixa e o alerta e dado pelo aparecimento de manchas no corpo, muita coceira, alem de dores musculares. O quadro com esses sintomas pode durar por ate 10 dias e a doenca nao e contagiosa.

Para saber todos os detalhes dos sintomas, veja nosso infografico.

O diagnostico e rapido?

imagem

Segundo especialistas, no primeiro atendimento nao e possivel identificar com qual das tres doencas (dengue, chikungunya ou zika virus), o paciente esta infectado, pelo fato dos sintomas serem bem parecidos. Somente no decorrer dos dias com a evolucao do quadro e atraves de hemogramas sera possivel identificar com certeza e dar o diagnostico preciso.

Profissionais da saude ressaltam a importancia de ter claro em mente que o vetor Aedes aegypti precisa ser combatido o quanto antes, pois ja tinhamos a dengue que era um problema grave de saude publica no Brasil, somando-se a isso chikungunya e agora zika virus, mostrando que esse vetor esta aberto para outras transmissoes, o que e extremamente preocupante.

Ainda nao ha vacina para prevencao da doenca e segundo informacoes do Ministerio da Saude, os casos de pacientes que tenham contraido o zika virus devem ser tratados com uso de remedios que controlem a dor e febre, evitando apenas a ingestao de aspirinas para excluir riscos de hemorragias.

Dicas de prevencao do zika virus

Os criterios para a prevencao seguem os mesmos cuidados tomados contra a dengue, evitando deixar objetos como pneus, vasos de flores, garrafas, entre outros, com agua parada, que possam permitir a procriacao do mosquito.Alem disso, atente-se as seguintes situacoes:

imagem
  • Mantenha a limpeza das calhas do imovel, evitando deixar agua acumulada.
  • Crie o habito de efetuar a limpeza da caixa dagua e certifique-se que esteja bem fechada, evitando a proliferacao dos mosquitos.
  • Tenha cuidado com piscinas que ficam tampadas com lonas, pois e natural formar pocas de agua em cima da lona.

No caso de mulheres gravidas, o cuidado deve ser redobrado evitando sair em lugares que tenham muitos mosquitos. Alem disso, optar por roupas que cubram a maior parte do corpo e usar constantemente repelentes.

O zika virus pode parecer uma doenca mais nociva, porem nao podemos deixar brechas para que esse virus entre em nossas casas. Para evitar problemas, entre em contato com aDesentupidora Roto-Rooterpara cuidar das pragas urbanas.



Selecione a sua Região