Item adicionado ao orçamento

.


ROTO-ROOTER: Chamou? Desentupiu! Você será atendido pela filial Padrão

Escolha uma localização

Altere a sua Região
Escolha uma localização
Altere a sua Região
Chamou, Desentupiu! - Desentupidora Roto-Rooter

Qual e a situacao da Cantareira?

imagem

No meio de 2014, a situacao da Cantareira, que abastece mais de oito milhoes de pessoas na Grande Sao Paulo, foi muito prejudicado com a falta de chuvas, sendo queo volume util secou. Foi a maior crise desde a decada de 30.

As represas do Sistema Cantareira se localizam nas nascentes do Rio Piracicaba, a aproximadamente 70 km da capital paulista. Os reservatorios, que dependem das chuvas de verao, receberam no primeiro trimestre de 2014 menos da metade do que era esperado e, desde o ano anterior, as chuvas ja estavam abaixo das expectativas. Foi o suficiente para o alarme da crise disparar.

Para controlar a situacao, a Sabesp, empresa de abastecimento de agua de Sao Paulo, passou a utilizar o volume morto da Cantareira, uma reserva com mais de 400 bilhoes de litros de agua que se localiza abaixo das comportas do Sistema.

A medida deu folego ao abastecimento da regiao, porem, por pouco tempo. O Sistema Cantareira, que dependente das chuvas de veraneio para se encher, esta na reserva. Depende tambem de uma boa gestao e de conscientizacao por parte dos orgaos publicos e da populacao.

Como funciona o armazenamento em represas e reservatorios

imagem

Uma represa e um imenso lago artificial formado a partir de uma barragem que desvia o curso da agua e e construida tanto para impedir que rios alaguem a costa quanto para promover o armazenamento de agua. Em epocas normais de chuva, o nivel de um rio sobe muito e, caso nao tenha uma barragem para represar a agua, a mesma se vai, sem ter sido utilizada.

Quando se constroi uma barragem, se cria um imenso reservatorio de agua. O volume de agua pode ser utilizado para muitas finalidades, como sociais, de abastecimento e ate recreativas.A forca da agua tem a utilidade de fazer girar as turbinas, acionando os geradores que produzem eletricidade. Esse sistema de geracao de energia cria uma hidreletrica.

O funcionamento comeca a partir do peso (massa) da agua represada, que cria pressao, e a espessura e o formato da barragem que contem a agua. O material que constitui a barragem deve ser forte para comportar o enorme volume de agua, podendo ser de concreto ou pedra e terra compactada. Algumas ainda sao mais espessas na parte de baixo, devido a pressao que aumenta conforme a profundidade. Suas paredes podem ser curvas, para minimizar a pressao da agua. O vertedouro e uma parte que fica acima ou em volta da barragem e serve para quando a represa chega a um nivel perigoso, e entao parte dela e escoada por essa area.

Ja oscanais de passagem sao aberturas por onde parte da agua pode escoar, para que o rio possa correr do lado de fora da barragem. As comportas, que sao as partes moveis, permitem que se controle o volume de agua que passa.

Historico da crise e atual situacaoda Cantareira

imagem

Apos atingiralarmantes3,6% de sua capacidade total de armazenamento em 2014, estabilizou em 17% durante varios meses de 2015, quando comecoua ter um crescimento constante nos ultimos meses do ano. Na data desta postagem, ela se encontrava com 53% de sua capacidade, pois as chuvas de verao estao bem distribuidas pela regiao da Cantareira, possibilitando que as aguas subterraneas e pequenos corregos possam desaguar na represa para serem utilizadas.

A crise hidrica que vemos no Brasil hoje em dia e cenario comum em todo o mundo, devido a distribuicao deste recurso. A situacao pelo qual passa o pais hoje veio para ficar e para mudar a vida de todos, agora ou a um prazo maior. A responsabilidade e de todos, nao totalmente, mas todos podem tomar atitudes que podem melhorar significativamente a situacao, como evitar o desperdicio.

Apesar de a Terra, o Planeta Agua, ser coberto por ela, mais de 90% da agua existentee agua salgada e impropria para beber diretamente, o que nos deixa com uma porcao muito pequena disponivel para o consumo. O volume de agua nao esta proximo do fim se comparado com o inicio da vida no planeta, mas com uma populacao que e praticamente o triplo do que era nos anos 50, e que nao para de crescer, com as industrias que demandam quase que toda a agua disponivel, a situacao so piora.

A crise no Brasil preocupa nao so pelo que voce acabou de ler. Preocupa tambem pelo fato de que, o nosso sistema de distribuicao hidrica, construido nos anos 40 e 50, promovem um imenso desperdicio de agua em seu transporte. Um sistema ultrapassado e pouco tecnologico para o momento em que estamos vivendo.

Futuro do abastecimento

imagem

A crise hidrica, que atinge o Brasil nos ultimos tempos, nao e fato inedito. Nosso pais, que, sem duvida, e um dos mais privilegiados do mundo no que se refere a distribuicao de agua, agora ve de dentro da situacao da escassez de um dos maispreciosos recursos naturais, e e justamente a situacao da Cantareira que e preocupante, mesmo que nos ultimos tempos a quantidade de agua nela tenha aumentado aos poucos com as chuvas que tem ocorrido desde novembro de 2015.

Pesquisas da UNESCO revelam que a agua existente no planeta e suficiente para o crescente consumo atual, mas que isso exigira uma grande mudanca nos habitos de uso, compartilhamento e gestao. O documento da Organizacao das Nacoes Unidas para a Educacao, a Ciencia e a Cultura mostra que a crise hidrica mundial esta mais relacionada a distribuicao e administracao do que a disponibilidade, propriamente dita. O consumo desenfreado, que cresceu o dobro em relacao a populacao, e as expectativas sao que estes indicadores crescam ainda mais daqui pra frente, devido a atividade humana que envolve urbanizacao, praticas agricolas e os danos ao meio ambiente.

Preocupacaoambiental: tratamento de efluentes e economia de agua

imagem

E preciso praticar a sustentabilidade, ter a consciencia de que devemos tratar a natureza da melhor maneira possivel, assim como seus recursos, que, se bem aproveitados, nao irao faltar. O mundo deve ser um bom lugar para se viver nao so para nos, mas tambem, para as geracoes futuras.

Pequenas atitudes de cada pessoano dia-a-dia fazem muita diferenca. O uso consciente e responsavel da agua e fundamental, pois todo desperdicio e nocivo a natureza e a quem precisa dela, prejudicando a atual situacao da Cantareira. Nao deixar a torneira aberta sem necessidade, tomar banhos mais rapidos, varrer a calcada ao inves de jogar litros de agua fora sao pequenos gestos, porem tao importantes, que, se todos seguirem, o bem para o mundo sera enorme.

Um detalhe importante e verificar o encanamento de casa. Vazamentos nao so deixam a conta de agua mais cara, como tambem desperdicam um bem precioso, que esta cada vez mais em falta. Para testar na sua casa, basta fechar todas as torneiras e checar o hidrometro: se ele continuar girando, e sinal de que algo esta errado. Faca a experiencia, pois nao custa nada e pode fazer toda a diferenca na protecao ao meio ambiente.

ARoto Rooter Ambiental, servico especial da Desentupidora Roto Rooter, promove a remocao, o transporte e o tratamento de efluentes. Esse cuidado com o rejeito dos processos industriais da o destino certo aos efluentes e reutiliza a agua para outras atividades, sempre de acordo com os orgaos regulamentadores, alem de diminuir a poluicao e consequentemente fazer muito pela saude das pessoas, a um otimo custo x beneficio. E tecnologia a favor das pessoas e do meio ambiente.



Selecione a sua Região