Como desentupir cano de esgoto?

Ter um imprevisto com entupimento de esgoto é um grande aborrecimento, principalmente quando isso ocorre de maneira inesperada. E diante de um problema deste, a única coisa que passa na nossa cabeça é como desentupir cano de esgoto?

O que vou ter que fazer para resolver este problema rápido? Será que vou ter que gastar uma fortuna? Será que vou precisar quebrar azulejos?

Estas são algumas das dúvidas mais comuns que as pessoas têm diante de um problema de entupimento e por isso resolvemos preparar este artigo exclusivo para falar sobre como desentupir cano de esgoto do jeito certo e evitar problemas maiores. Confira!

Entupimento do cano de esgoto: e agora?

O entupimento do cano de esgoto provoca a interrupção da passagem de água pelas tubulações do imóvel, provocando retorno da água e consequentemente, tudo o que estava acumulado na tubulação também retornará.

Esse problema ocorre por inúmeros fatores, o que leva a grandes prejuízos quando a situação já não está sob controle.

É um desconforto enorme ter um entupimento no imóvel, já que causa sujeira, mau cheiro, muitas vezes é preciso interditar o local para resolver o problema e aí não tem como não ficar estressado com essa confusão toda.

Para evitar tudo isso, recomendamos que esteja sempre atento aos sinais que antecedem o problema de entupimento de esgoto para evitar algo mais grave.

Fazer as manutenções periódicas na tubulação do imóvel pode evitar que você precise desentupir o cano de esgoto com urgência. Esteja atento.

 

O que você precisa saber sobre desentupir cano esgoto

Geralmente, o entupimento do esgoto ocorre devido ao acúmulo de resíduos nas tubulações, impedindo a passagem de água e fazendo com que ela retorne por todas as saídas de cano da casa.

Os principais locais onde ocorrem entupimento de esgoto são:

Os sinais mais comuns que há algo de errado com o encanamento e provavelmente terá que desentupir o cano de esgoto é:

  • Vaso sanitário: a água do vaso sanitário demora para descer ou borbulha ameaçando cair para fora do vaso sanitário quando você dá descarga;
  • Ralo do banheiro: ao lavar o banheiro a água demora para descer, se acumulando em cima do ralo, fugindo do normal;
  • Ralo da pia da cozinha: ao lavar a louça ou verduras na pia você percebe que a água está demorando para descer e até acumulando, formando uma grande poça dentro da pia;
  • Barulhos na tubulação: você começa a ouvir barulhos que os canos estão fazendo, o que indica que a tubulação pode estar entupida ou danificada;
  • Mau cheiro: se você estiver sentindo mau cheiro vindo de algum ralo da sua casa, provavelmente existe algum entupimento ou a tubulação está quebrada;
  • Retorno de sujeira: caso ocorra retorno de sujeira pelo ralo, pode ser que seu encanamento esteja quebrado ou danificado, prejudicando a passagem do esgoto.

Outra coisa que merece muita atenção são as caixas de inspeção e as caixas de gordura.

As caixas de inspeção fazem o recolhimento de resíduos não gordurosos que vem do banheiro ou outros cômodos da casa, como a lavanderia.

Elas servem para verificar o funcionamento das tubulações e evitar qualquer tipo de imprevisto com entupimento ou retorno de esgoto.

Já as caixas de gordura são responsáveis por fazer a coleta da gordura que vem da cozinha ou, caso você utilize, da máquina de lavar louça. Ela é muito importante pois faz a retenção da gordura, enquanto a água passa livremente e vai para o esgoto, evitando que a gordura fique presa dentro da tubulação.

Tanto para a caixa de inspeção, quanto para a caixa de gordura, as manutenções precisam ocorrer pelo menos a cada 6 meses, seja para analisar o seu funcionamento, seja para fazer a retirada de algum resíduo que esteja obstruindo a passagem.

Quando ocorrer a limpeza dessas duas caixas, não jogue o resíduo em nenhum outro local da casa, para que não seja necessário desentupir o cano de esgoto. Descarte os resíduos longe do esgoto, em alguma lixeira que irá descartar posteriormente como lixo orgânico.

O que fazer para não precisar desentupir cano de esgoto?

Para não precisar desentupir cano de esgoto de emergência, você precisará ficar atento a algumas situações:

  • Vaso sanitário: não jogue papel higiênico, absorventes íntimos, preservativos, cotonetes, algodão, fio dental, embalagens, etc dentro do vaso sanitário. O acúmulo destes objetos vão acabar entupimento o encanamento;
  • Ralo do banheiro: evite deixar fios de cabelo entrarem pelo ralo, pois ao serem acumulados dentro da tubulação, podem prejudicar a descida da água. Então retire sempre os fios de cabelo do chão e jogue no lixo;
  • Ralo da pia da cozinha: não jogue óleo de cozinha nem restos de comida pelo ralo, pois o óleo endurece e fica acumulado nas paredes da tubulação e os restos de comida podem obstruir a tubulação, prejudicando a passagem da água;
  • Saída da máquina de lavar: muitas máquinas de lavar fazem a coleta de fiapos e linhas das roupas durante a lavagem. Não descarte na água, nem nos ralos. Verifique os bolsos de todas as roupas antes de colocá-las para lavar, pois assim também evitará que objetos obstruam o encanamento.

Dicas simples para desentupir cano de esgoto

Algumas dicas caseiras poderão ser úteis para evitar problemas simples em sua tubulação de esgoto ou podem reduzir o risco de isso acontecer:

  • Despeje um pouco de água sanitária no vaso e deixe agir por, pelo menos, três horas e dê a descarga;
  • Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre e despeje no vaso sanitário, deixando agir por alguns minutos;
  • Jogue uma boa quantidade de água fervendo no vaso sanitário. Se na primeira vez não resolver, repita o processo mais duas vezes.

Mas lembre-se, essas técnicas podem ajudar momentaneamente a solucionar o problema de entupimento. Porém, não vai reduzir o risco de ele retornar logo.

Em casos de problemas mais graves, é recomendado solicitar a ajuda de uma desentupidora.

A ajuda de profissionais para solucionar problemas de entupimento é sempre a melhor escolha, pois tudo se resolve rápido, sem sujeira e com segurança.

Chame quem é especialista em desentupir cano de esgoto

Apareceu um entupimento de esgoto na sua casa, você já colocou em prática essas dicas caseiras, mas mesmo assim o problema não foi solucionado? Não se desespere!

Nós temos equipes especializadas em desentupimentos com experiência ampla no mercado, equipamentos próprios e exclusivos de alta tecnologia, garantindo serviços de qualidade.

Com diversas cessionárias espalhadas pelo Brasil, garantimos a máxima eficiência, qualidade e segurança na realização dos serviços em seu imóvel, solucionando o problema de maneira rápida e assertiva.

Trabalhamos com desentupimento de esgoto, vasos sanitário, pias, ralos, tanques e colunas, além de serviços específicos como desentupimento de calhas, colunas e tanques.

Ao identificar qualquer sinal de entupimento, entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *