Desentupimento caseiro e os cuidados que devem ser tomados

Quando surge uma situação de entupimento no imóvel, bate aquele desespero. Os envolvidos correm para tentar encontrar uma solução rápida, mesmo sem saber como fazer o desentupimento caseiro e os cuidados que devem ser tomados para realizá-lo.

Na maior parte dos casos, agem pela emoção e acabam pegando dicas de vizinho, de parentes, de sites duvidosos da internet, menos de profissionais especializados em desentupimento.

E aí, o barato pode sair caro, porque dependendo da gravidade do entupimento, não é resolvido e surgem novos gastos com a necessidade de buscar ajuda especializada para resolver o problema com equipamentos específicos.

Assim, para ajudar a tirar as dúvidas sobre desentupimento caseiro  e os cuidados que devem ser tomados, preparamos este artigo especial. Confira!

Desentupimento: Os problemas surgem quando você menos espera

Tudo começa um pouco lento, quando a água demora alguns minutos para descer pelo ralo, o vaso sanitário enche um pouco mais do que o ideal, o cheiro de esgoto começa a incomodar…

Esses são indícios de que o problema de esgoto está surgindo gradativamente e se não ficar atento a esses sinais e agir rapidamente, podem surgir um problemão em poucos dias.

Alguns desses sinais acabam passando despercebidos, e você acha que não é nada e acaba deixando para depois.

Mal sabe você que se fosse resolvido de imediato, poderia evitar um gasto maior e desnecessário por falta de atenção.

Mas quando o problema surge efetivamente, mais forte do que nunca, a primeira ideia que as pessoas têm é realizar o desentupimento caseiro, pois é rápido e emergencial, pelo menos para sanar o problema até chamar uma desentupidora (e se chamar, não é mesmo).

Em algumas situações, as pessoas não tem a mínima ideia de como fazer o desentupimento caseiro e acaba pesquisando na internet formas de realizá-lo, mesmo que de forma amadora.

Porém, quando realizam um desentupimento caseiro, a chance de agravar o problema é quase certa. Por isso, saber quais os cuidados que devem ser tomados para não aumentar o entupimento podem ser a salvação da sua tubulação.

Desentupimento caseiro e suas consequências

Antes de colocar a mão na massa, é preciso entender que o desentupimento caseiro feito de modo inadequado pode trazer consequências para o imóvel, algumas delas tão prejudiciais que causarão um prejuízo enorme, principalmente financeiro.

Os canos e tubulações do imóvel foram fabricados para ter uma durabilidade alta, podendo aguentar anos e anos sem dar problemas.

Mas, algumas ações do ser humano podem colocar essa resistência em risco, já que, quando forçados, podem trincar, quebrar ou danificar.

Por isso é importante ressaltar que realizar o desentupimento com ações caseiras é algo pode amenizar o problema por pouco tempo, caso não seja solucionado definitivamente.

Assim, caso você não se sinta seguro, o recomendado é chamar uma empresa especializada em desentupimento de esgoto.

Agora no caso de tomar a frente e tentar resolver, veja alguns cuidados que se deve ter, para não aumentar o problema de entupimento, nem criar um novo: o vazamento.

  • Não tente desentupir com cabos de vassoura ou arames

Quando se tenta desentupir a tubulação com cabos de vassoura e arames, o cano pode quebrar ou rachar, provocando vazamento, antes não existente, aumentando o seu problema e fazendo com que se gaste mais dinheiro para consertar.

Se isso acontecer no imóvel, um simples desentupimento de cano se tornará uma obra grande, onde paredes e pisos deverão ser quebrados até encontrar o vazamento.

Além disso, se o cano estiver trincado, o vazamento poderá demorar meses para aparecer, mas a conta de água estará em constante aumento.

Você não quer ter mais esse problema para resolver, não é mesmo?

  • Não jogue produtos químicos na tubulação

Além de prejudicar o meio ambiente, poluindo a água que vai para as estações de tratamento e prejudicando sua qualidade, alguns produtos químicos também danificam a tubulação.

A soda cáustica, por exemplo, é um produto químico tão forte que pode causar queimaduras na pele e machucar os olhos. Ela também causa o efeito de saponificação na tubulação, aumentando o entupimento.

Como realizar um desentupimento caseiro seguro?

Recomendamos que seja realizado o desentupimento com ações caseiras, somente em casos de entupimentos superficiais. Se este for o caso, você pode seguir essas dicas seguras:

  • Utilize vinagre e bicarbonato de sódio

Essa é uma alternativa que reduz o esforço físico, sem precisar desmontar cano, sifão ou quebrar paredes.

A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio causa uma ação efervescente que é capaz de desgrudar a sujeira acumulada nas paredes do encanamento e desobstrui o cano sem muito problema. Mas lembre-se: isso só vai funcionar em casos simples.

  • Remoção do sifão

Muitas vezes a comida ou objetos ficam parados no sifão causando o entupimento. Se for este o caso, remova o sifão, retire toda a sujeira e coloque o sifão novamente no lugar. Isso só funciona para casos em que o sifão pode ser removido, então é preciso checar o seu imóvel, antes de se animar.

  • Desentupidor tradicional

Tenha sempre um desentupidor tradicional no seu imóvel, pois ele é uma ferramenta essencial para sanar problemas emergenciais de entupimento de esgoto.

Além de serem fáceis de usar, são ecologicamente corretos e não causam dano algum na tubulação.

Essas três dicas não substituem o serviço de uma empresa especializada em desentupimento para casos mais complexos.

Se acontecer algum problema no seu imóvel, entre em contato conosco.

Contrate uma desentupidora e não se preocupe com nada!

Para evitar estresse em buscar entender o problema, depois ir comprar produtos para ajudar no desentupimento e ainda ter que resolver o problema, sem ter a mínima experiência nisso, não pense 2 vezes.

O custo-benefício de contratar uma desentupidora é incomparável.

Atuando no mercado há mais de 60 anos, nossa equipe realiza o serviço de forma higiênica e segura, sem causar desconforto na sua residência, ou atrapalhar o andamento da sua empresa.

Para entupimentos profundos, onde somente um equipamento específico pode realizar o desentupimento, saberemos exatamente como resolver, te poupando de uma dor de cabeça maior e inesperada.

Trabalhamos com equipamentos modernos e de alta qualidade para executar o desentupimento no seu imóvel corretamente, com o mínimo de sujeira, sempre pensando na rapidez da solução do problema.

Nosso compromisso é a sua satisfação e nossa equipe é altamente especializada para realizar os serviços de desentupimento, limpeza de caixas d’água, dedetização, entre outros. Veja aqui a lista de serviços que realizamos e consulte a região de atendimento.

Solicite agora mesmo o seu orçamento e não realize o desentupimento caseiro, caso esteja inseguro, sem antes falar conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *