Desentupimento de fossa

Um dos serviços mais procurados em uma desentupidora é o desentupimento de fossa. Isso porque este tipo de situação exige cuidado adequado na resolução e não pode ser resolvido de qualquer jeito.

O entupimento de fossa pode ocorrer devido a falta de conhecimento sobre seu funcionamento, ou até mesmo por mau uso e você deve ficar atento para prevenir esse problema.

Há mais de 60 anos no mercado, temos vasta experiência como desentupidora e temos algumas dicas para evitar este tipo de entupimento e também orientações de como você deve agir se o problema já existir. Confira!

Mas o que é fossa?

A fossa nada mais é do que uma unidade de tratamento primário para esgoto. Ela é muito utilizada em residências rurais ou que não possuem tratamento de esgoto realizado por alguma companhia de saneamento, mas você também encontrará em residências urbanas, hospitais, condomínios ou grandes indústrias.

Sua função é coletar os resíduos e dejetos vindos das pias e banheiros, para depois fazer a separação da parte sólida e líquida. Utilizar a fossa é uma das soluções mais simples e baratas para coleta de resíduos, mas é preciso cuidado.

Para evitar o entupimento de fossa, você precisará ficar atento e realizar as manutenções preventivas, evitando assim a obstrução do local.

Como funciona uma fossa?

A fossa é uma grande câmara subterrânea em que são despejados e acumulados dejetos. Esse material sólido fica depositado no fundo do tanque, local onde é realizada a decomposição dos resíduos, através de bactérias anaeróbicas.

Essas bactérias ajudam a neutralizar os gases que são gerados durante a transformação do material orgânico.

Durante esse processo, as bactérias ajudam no retorno desses gases para o meio ambiente de uma forma que ele não seja tão agressivo e não o prejudique.

Finalizando esse processo, restará dentro da fossa somente os dejetos líquidos, lodo e escuma.

Após o primeiro tanque encher completamente, o procedimento seguirá para a segunda caixa, onde ocorrerá a filtragem da água por meio de cascalhos e areia. Depois dessa filtragem, o líquido será despejado para o sumidouro.

O sumidouro é um tanque que filtra a água dos dejetos com cascalho e pedras para que esse líquido seja despejado ao solo limpo e sem contaminação.

Esse procedimento devolverá o líquido para a natureza através do solo, por meio de uma conexão segura, sem prejudicar o meio ambiente.

Quais cuidados são necessários para não ter que fazer o desentupimento de fossa?

Fazer o descarte de material orgânico indevidamente e não executar as manutenções periódicas, nem acompanhar o funcionamento da fossa pode trazer grandes problemas para você e se isso acontecer, você precisará realizar o desentupimento de fossa com urgência.

Para evitar tais problemas, é importante ficar atento ao uso inadequado de materiais que podem prejudicar a fossa.

Todos os objetos ou materiais que descem pela tubulação do imóvel vão parar na caixa da fossa, então observe orientações sobre o que não fazer:

  • Não descarte óleo de cozinha na tubulação;
  • Não jogue sacolas e outras embalagens plásticas na tubulação, já que elas podem obstruir a passagem dos dejetos;
  • Não deixe restos de comida que estiverem nas pias descerem pela tubulação;
  • Fique atento aos bolsos das roupas para evitar que moedas, chaves e demais objetos desçam pela saída da máquina de lavar;
  • Não jogue cabelos nos ralos, o acúmulo causa um estrago na tubulação;
  • Não descarte papel higiênico, absorventes íntimos e preservativos, ou outros materiais que possam entupir a fossa.

Precisa fazer o desentupimento de fossa?

Existem algumas maneiras caseiras de desentupir fossa que podem ser mais prejudiciais do que você imagina.

Por isso, o recomendado é solicitar ajuda de uma desentupidora reconhecida no mercado. Tome cuidado com conselhos de vizinhos ou pessoas amadoras que se dizem profissionais no assunto.

Não é recomendado fazer o desentupimento sozinho, pois um procedimento adotado errado pode causar um problema ainda mais grave, porém em casos que o entupimento for simples e você achar que dá para fazer o desentupimento sozinho, evite procedimentos como:

  • Colocar fios ou arames para desobstruir os canos, pois eles podem danificar as paredes, causando vazamentos e infiltrações;
  • Não jogue produtos químicos, eles podem corroer o encanamento e causar contaminação da água nos sistemas de tratamento e no meio ambiente;
  • Não tente desobstruir com cabo de vassoura ou outro objeto mais resistente, para não rachar ou quebrar o cano.

Chame a Roto-Rooter para desentupir sua fossa

Executar a limpeza de maneira amadora poderá prejudicar o funcionamento da sua fossa, danificando a tubulação e isso poderá colocar em risco a saúde da sua casa ou colaboradores.

Contratar uma desentupidora especialista em desentupimento de fossa facilitará a resolução do seu problema, pois nós sabemos exatamente qual procedimento adotar para desentupir sua fossa.

Se você está enfrentando esse problema grave de entupimento de fossa, chame quem entende do assunto!

Trabalhamos com equipamentos de alta tecnologia e temos equipes especializadas para oferecer um atendimento eficiente e rápido.

Estamos preparados para sanar o seu problema, com segurança e sem gerar riscos ao meio ambiente.

Para mais informações, entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso! Nossa equipe irá até o local avaliar o problema, sem custo algum.

E não se preocupe com o horário. Em casos de emergência, temos equipes prontas para lidar com estes casos de imprevistos. Consulte a disponibilidade do atendimento emergencial em sua cidade.

Lembre-se: Contratando nossos serviços, seus problemas de entupimento serão resolvidos rapidamente e com a máxima segurança. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *