Skip to main content

Entenda o que é o Chikungunya 

Ultimamente muito tem se falado a respeito dessa doença e para que você entenda o que é o Chikungunya é como se prevenir, preparamos esse artigo especial para tirar todas as suas dúvidas. A febre Chikungunya é uma doença muito parecida com a dengue e existe há séculos, porém, seu vírus só foi descoberto no ano de 1952 e antes disso, todos os casos eram diagnosticados como dengue. 

Somente a partir de 1952 e que se notou que havia diferenças entre a dengue e a Chikungunya, já que os sintomas eram diferentes dos associados a dengue. O primeiro caso desse surto foi em dezembro de 2013 na ilha de Saint Martin, atingindo rapidamente outras pessoas nas ilhas do Caribe e na América do Sul. 

Em um curto período, a Organização Mundial da Saúde confirmou mais de 500 mil casos nas Américas, comprovando a facilidade que essa doença tem em se espalhar rapidamente. Esses dados confirmam a importância da conscientização de toda a população e órgãos competentes em efetuar ações a fim de evitar a proliferação desse vírus. 

Formas de transmissão do Chikungunya 

O nome do vírus tem origem da língua Kimakonde e significa homem que anda arqueado, fazendo uma referência às fortes dores articulares causadas pela doença, que influenciam na expressão corporal do doente. 

A transmissão se dá pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti Aedes albopictus e ao contrário da dengue, que muitas vezes o infectado contrai o vírus, porém não desenvolve a doença, no caso do Chikungunya, 72% a 95% das pessoas infectadas desenvolvem os sintomas e ficam debilitados mais rapidamente. 

Os sintomas mais comuns do Chikungunya são febre alta e dores fortes nas articulações que podem persistir por meses e até anos. O diagnóstico se dá através de exames laboratoriais e o tratamento é realizado com a ajuda de analgésicos e antitérmicos para aliviar as dores. 

Diferença entre a dengue, Zika vírus e Chikungunya 

Para saber todos os detalhes dos sintomas, veja nosso infográfico. 

Dicas para prevenção 

Infelizmente a medicina ainda não encontrou uma solução impeditiva para o vírus Chikungunya, sendo importante a conscientização de toda a população a tomar medidas preventivas em suas próprias casas. 

Como sabemos, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o qual se reproduz facilmente em locais com água parada. Assim, tome alguns cuidados para evitar que essa doença entre em seu lar: 

  • Elimine o risco evitando deixar água parada em baldes, vasos de plantas, pneus velhos, garrafas e outros objetos; 
  • Mantenha as calhas do imóvel limpas, evitando o acúmulo de sujeira e água parada no local; 
  • Fique atento a limpeza e higienização da caixa d'água; 
  • Não jogue lixo nas ruas, margens de rios ou valetas, pois possibilita a criação do mosquito; 
  • Se possível coloque telas em seu imóvel; 
  • Tenha cuidado com as piscinas plásticas montadas para divertimento das crianças. A água parada por muito tempo é um convite para a doença. 

Como visto as medidas são simples e podem ser tomadas por todos nós. Conscientize sua família, amigos e vizinhos a acabar com todo e qualquer foco de reprodução do mosquito. 

Sua saúde vale ouro, fique atento! 

Rotogreen

Roto-Rooter

Logo

Rotogreen

Roto-Rooter

Logo

Bem-Vindo ao site da Roto-Rooter!
Bem-Vindo ao site da Roto-Rooter!
Selecione a região a qual você deseja contar com o serviço da primeira e maior desentupidora do Brasil.
Selecione a região a qual você deseja contar com o serviço da primeira e maior desentupidora do Brasil.